Filhotes

Filhote de gato: como se preparar para a chegada dele

Publicado em 12 de julho de 2017

Tempo de leitura: 4min

Parabéns! Você é o mais novo tutor de um lindo filhote de gato. A chegada de gatinhos filhotes em casa é cercada de expectativa e ansiedade, mas, apesar disso, também não podemos deixar as responsabilidades de lado.

Desde a compra da ração e dos acessórios até o preparo de todo o lar, trazer um filhote de gato para casa acarretará em uma série de deveres que você precisará cumprir, e foi pensando nisso que nós preparamos uma lista de dicas para proporcionar uma adaptação confortável e tranquila tanto para você, quanto para o seu novo bichano.

Filhote de gato

Como se preparar para receber seu novo filhote de gato

1- Prepare um ou vários cantinhos confortáveis para o seu gatinho chamar de dele

Se gatos adultos dormem muito, você pode imaginar que gatinhos filhotes dormem muito mais, certo? Gatos tendem a dormir cerca de 15 horas por dia, portanto é importante providenciar uma ou mais tocas para ele poder cochilar confortavelmente.

Gatos filhotes estão acostumados a se acomodarem próximos às suas mães e irmãos, portanto, depois da separação da família, é interessante providenciar um espaço onde ele possa se sentir aconchegado e seguro. Tocas com bordas almofadadas e cobertores ou toalhas quentinhas podem fazer muito bem ao seu filhote.

2- Providencie uma caixa de areia para cada gato

É importante que cada gato da casa tenha sua própria caixa de areia, portanto, caso você esteja trazendo dois filhotes de gato ou planeje ter mais um gatinho no futuro para fazer companhia ao seu bichano, certifique-se que cada um tenha a sua própria caixa de areia.

Especialistas recomendam, inclusive, que uma casa com dois gatos possua três caixas de areia, uma casa com três gatos possua quatro caixas de areia e assim por diante.

As caixas de areia para gatos devem ser localizadas em pontos de fácil acesso aos gatos, mas nunca próximas à comida e à bebida (que também devem ficar afastadas uma da outra), já que os felinos não gostam de qualquer tipo de cheiro próximo à ração ou à água deles.

Filhotes de gato

3- Cuidado com substâncias químicas

Gatos são curiosos exploradores, portanto, a fim de evitar que ele se envenene acidentalmente com substâncias químicas que nós possuímos em casa, se certifique de manter fora do alcance do seu gato filhote produtos como velas de citronela, produtos antipulgas, vitaminas, veneno e armadilhas para ratos, naftalina e, claro, produtos de limpeza.

4- Faça um estoque de brinquedos

Assim como acontece com bebês e crianças, gatos gostam de diversão. De acordo com especialistas, um filhote de gato com apenas duas semanas de vida já demonstra um desejo natural de brincar. Providencie diferentes tipos de brinquedos e aposte principalmente naqueles que levam a erva do gato em sua composição, pois são os favoritos dos nossos felinos.

5- Atenção ao seu sofá e toda a mobília da casa

As unhas dos gatos precisam ser afiadas constantemente e isso faz parte do instinto felino que incentiva a demarcação de território, portanto, a não ser que você queira que sua mobília se torne um enorme e atrativo arranhador para o seu gato, providencie um arranhador apropriado.

6- Segurança em primeiro lugar

É fundamental a instalação de telas nas janelas de toda a casa ou apartamento, evitando acidentes em função do temperamento curioso pelo qual este pet já é conhecido. Na hora de tirar o pet do lar, a caixa de transporte é igualmente importante – tanto para a segurança como para a socialização do felino.

Para ter acesso a tudo o que você precisa para o seu filhote de gato, visite a unidade Petz mais próxima a você!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Um comentário em "Filhote de gato: como se preparar para a chegada dele"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog