Filhotes de hamster: saiba quais são os principais cuidados!

Postado por PETZ, em Atualizado em Jun 11, 2021

Filhotes
Filhotes de hamster: saiba quais são os principais cuidados!
Tempo de leitura: 4 minutos

Fofinhos, pequenos e peludos, os filhotes de hamster são excelentes companheiros para alegrar a sua rotina. Porém, é muito importante entender alguns pontos antes de adotar o seu!

filhotes de hamster na mão

Primeiramente, é necessário saber com quantos dias pode pegar no filhote de hamster. Isso porque, assim como a maioria dos mamíferos, os filhotinhos de roedores são extremamente delicados ao nascer e precisam do máximo de cautela para se desenvolverem. 

Em relação à adoção, os bichinhos só estão prontos para irem para casa quando adolescentes. Em termos técnicos, somente quando estão prestes a atingir sua maturidade sexual. Esse hábito garante maior segurança para a saúde e qualidade de vida dos bichinhos.

Com isso, se você está à espera da chegada de um dentuço em sua casa, aproveite para absorver nossas dicas sobre como cuidar de um hamster filhote, assim como outros roedores!

Principais cuidados para seu hamster

Ainda que sejam bem novinhos, já sabemos que os roedores não são exatamente filhotes de hamster recém-nascido quando adotamos. Por isso, diferentemente do que ocorre com outros bichinhos, eles exigem bem menos cuidados específicos.

Se você se tornou tutor de filhotes de hamster e tem algumas dúvidas sobre quais são os principais cuidados nos primeiros dias, não se preocupe! Separamos essas dicas para te ajudar a deixar seu bichinho super confortável na sua casa. Confira: 

Prepare o ambiente para seu bichinho

Apesar de pequenos, os hamsters precisam de espaço para que não fiquem estressados. Existem diversas opções de gaiolas, com tamanhos e formatos específicos para cada espécie do animal.

O lar do bichinho deve ser devidamente equipado com todos os recipientes apropriados para água e alimentação, além de apetrechos que garantem muita diversão, segurança e conforto. Também é importante que a gaiola fique posicionada em local fresco, seco, livre de correntes de ar e da incidência direta do sol.

Escolha a ração adequada para o pet

Saber como alimentar um filhote de hamster é essencial para garantir mais saúde e bem-estar ao bichinho. Por isso, a dica é oferecer rações voltadas especificamente para a espécie e optar por alimentos de qualidade.

Outra sugestão é fazer com que o animalzinho tenha uma dieta balanceada recomendada pelo médico-veterinário. O profissional pode indicar a melhor opção de ração e ingredientes complementares a serem oferecidos fora ou durante as refeições.

hamster na mão de pessoa

Um ponto positivo é que muitos roedores, como os hamsters e porquinhos-da-índia, não possuem rações divididas por faixa etária. Isso significa que mesmo quando pequeno, o bichinho já pode comer a ração comum. O ideal é acostumá-lo com a nova alimentação aos poucos, formulando assim, refeições balanceadas e saudáveis.

Atente-se ao substrato para gaiola

Para garantir um ambiente apropriado para seu pet, a escolha do substrato é muito importante. Opções com mais qualidade, além de terem uma maior capacidade de absorção e granulados higiênicos, também são ótimas para garantir o conforto do bichinho. 

Dica: caso opte pelo uso da serragem, fique atento à procedência do material. Algumas madeiras tratadas ou com poeira podem causar problemas respiratórios ao animal.

Estimule a saúde do seu hamster

Além de entreterem o hamster, os brinquedos são ferramentas essenciais para a saúde física e mental do pet. Muitos desses acessórios contribuem para combater o estresse e o sedentarismo, por isso, são sempre uma ótima pedida.

Na hora de comprar os brinquedos, considere o tamanho de um roedor adulto: do contrário, as tocas e demais artigos ficarão obsoletos muito rápido e poderão causar problemas, como o entalamento do animal.

Fique de olho na temperatura

Não só durante o primeiro contato do seu hamster com o novo ambiente, mas durante toda sua vida, é importante garantir que ele esteja sempre fresco. Isso porque os roedores são extremamente sensíveis a mudanças bruscas de temperatura. Por isso, fique sempre de olho no clima ao qual o bichinho está exposto.

Reprodução caseira: porque não estimular?

Assim como tratamos no início do texto, sabendo quanto tempo demora para um filhote de hamster crescer e se desenvolver para se adaptar à vida doméstica, é necessário ter calma e cautela na hora de levá-lo para casa. 

Entretanto, em algumas situações, como em uma reprodução caseira, o bichinho pode chegar mais cedo do que o ideal. Isso não é bom nem para os reprodutores, nem para os próprios recém-nascidos, tendo em vista que a técnica dificulta saber quantos filhotes de hamster nascem por vez.

Por isso, apesar da reprodução fazer parte do ciclo natural da vida, é muito perigoso estimulá-la em ambientes domésticos. O procedimento pode fazer muito mal à mamãe, que passará por desequilíbrios em relação à saúde reprodutiva, e até mesmo para o filhote, que é muito delicado para o ambiente. 

Nesses casos, é muito importante buscar meios para evitar essa procriação. Por incrível que pareça, isso  pode ser feito facilmente. Como esses bichinhos são muito territorialistas e solitários, eles ficam muito bem sem a companhia de outro pet. Além disso, caso sejam mais amigaveís, uma boa ideia é separá-los por sexo.

filhotes de hamster na mão de pessoa

Vale lembrar que, em casos de um convívio entre dois ou mais bichinhos, é importante que os roedores sejam acostumados um com o outro desde cedo, para que não haja brigas e agressões.

Sabendo de tudo o que é preciso para garantir uma vida longa, saudável e confortável para seu filhote de hamster, que tal passar na Petz e escolher os melhores produtos para ele? Aqui, você pode encontrar peças incríveis e recebê-lo com um belíssimo enxoval. Aproveite!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *