Banho em gato filhote: introduzindo bons hábitos desde cedo!

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 23, 2020

Banho e Tosa
Banho em gato filhote: introduzindo bons hábitos desde cedo!
Tempo de leitura: 5 minutos

Os especialistas concordam: dar banho em gato filhote é a melhor maneira de acostumar o bichano a esse hábito! Mas iniciar seu filho de quatro patas nessa prática pode ser um desafio! 

mamãe gata dando banho em gato filhote

Afinal, todo mundo sabe que os felinos não são muito chegados à água. Será que há uma maneira de higienizar seu pet sem declarar uma verdadeira guerra? Descubra aqui como dar banho em gato filhote! 

Banho de gato: será que é o suficiente? 

Não precisa ser um gateiro de carteirinha para saber que os bichanos têm seus próprios hábitos higiênicos, não é mesmo? O banho de gato, com demoradas linguadas, é muito conhecido! 

Mas será que esse hábito dos felinos é realmente eficaz? O Dr. Igor Hulewicz Nemtzoff, médico-veterinário da Petz, explica que o banho de gato é mais do que suficiente! “Eles se lambem para retirar a sujeira do corpo e usam seus dentes para alcançar lugares mais difíceis. Por sim, utilizam as patas como toalhas”, comenta. 

Ou seja, olhando de fora, pode até parecer que as linguadas do seu pet não são tão eficientes. Mas o banho de gato, na verdade, é um processo complexo e com várias etapas! E especialistas concordam que essa prática realmente deixa os bichanos bem limpinhos!

Quando dar banho em gato

Certo, os bichanos se limpam sozinhos e fazem isso muito bem! Mas será que isso significa que nossos amigos peludos não precisam de um bom banho com água? 

O Dr. Igor explica que, em alguns casos, é, sim, necessário dar banho em gato. “Em algumas situações, o pet pode ficar extremamente sujo. Também há casos em que ele não consegue se limpar sozinho”, comenta o especialista.

E não são só os felinos que caíram na lama que precisam de uma boa ducha! A Dra. Tuany Fialho, médica-veterinária da Petz, explica que um banho ocasional pode ser muito bem-vindo pelos bichanos. “A sujidade do ambiente adere na pele e pelo, podendo gerar coceira e consequentemente problemas dermatológicos”, comenta. 

Assim, dar uma boa higienizada ocasionalmente é uma prática recomendada por especialistas. Então, não tenha receio, o seu gato pode tomar banho.  

Banho em gato filhote: como começar

Se você está se perguntando como dar banho em gato filhote, saiba que está com sorte! Especialistas concordam que esta é a melhor idade para dar o primeiro banho em gato filhote e iniciar a prática de higienização nos bichanos. 

A Dra. Renata Brunetto, médica-veterinária da Petz, explica o porquê: “Quando filhotes, os gatos estão em processo de aprendizagem”. 

Assim, pets bebês têm menos problemas com novas sensações, e não vão se incomodar tanto com a sensação da água. “Dessa forma, ficarão mais tranquilos no banho quando forem adultos”, completa a especialista.

gato filhote no colo

Ou seja, não demore muito para iniciar a higienização do seu pet! Seguindo algumas recomendações, não será difícil dar banho em gato bebê! 

  • Utilize água morna: esquentar um pouco a água é a primeira dica para quem quer dar banho em gato filhote. A sensação de frio é muito desagradável para os bichanos, mesmo em um belo dia de verão! 

Por isso, deixe a água em uma temperatura confortável na hora da ducha. Para não esquentar demais, há uma dica fácil. Mergulhe sua mão e conte dez segundos. Não sentiu seu braço queimar? Está tudo certo para o banho do pet!

 Cuidado com as orelhas: uma recomendação para quem vai dar banho em um filhote é tomar cuidado com as orelhas do pet. “Há riscos de que entre água, causando uma inflamação”, explica a Dra. Renata.

Assim, evite mergulhar o bichano ou colocar sua cabeça embaixo do chuveiro. O melhor é jogar água sobre o pet suavemente, de forma controlada. 

  • Use apenas produtos para pets: essa é uma recomendação muito importante para quem vai dar banho em gato filhote. 

Os produtos para pets são desenvolvidos por especialistas, e são elaborados com substâncias seguras para nossos amigos. Itens desenvolvidos para humanos podem causar problemas dermatológicos e irritações. 

  • Seque muito bem: o banho de gato filhote não acaba quando o bichano sai da água! A Dra. Renata lembra que secar bem seu amigo é um passo muito importante: “A umidade pode causar sérios problemas de pele”. 

Para uma secagem completa, é recomendado utilizar um secador de cabelos. Porém, não utilize vento quente, isso pode queimar a pele do pet. 

Então, você não só pode dar banho em gato filhote, como deve! Para quem está inseguro com o processo, não há problemas: centros de estética especializados, como os da Petz, podem higienizar seu filho de quatro patas de maneira segura e eficaz! 

Quando começar o banho em gato filhote? 

Cuidar da higiene é muito importante, mas a saúde sempre vem em primeiro lugar. O processo de higienização pode estressar alguns pets, e, por isso, muitos tutores se perguntam quando começar a dar banho em gato filhote. 

A Dra. Renata explica que o ideal é esperar até que o bichano esteja com todas suas proteções ativas. “Costumamos recomendar o banho após o protocolo vacinal, que ocorre por volta das 16 semanas de vida”, diz a especialista. 

Com essa idade, o pet já estará mais forte e pronto para receber sua primeira ducha! Quanto à frequência, não há muito com o que se preocupar. Como os felinos cuidam sozinhos da própria higiene, o banho pode acontecer em intervalos de tempo maiores. 

“Uma vez a cada 30 ou 60 dias é o suficiente”, afirma a Dra. Renata. O importante é prezar pela saúde e bem-estar do seu amigo!

gato filhote na toalaj

Se você está procurando um lugar para cuidar da higiene do seu filho de quatro patas, conheça os centros de estética da Petz! Aqui, você encontra uma equipe de profissionais preparada para receber seu pet com toda segurança e carinho! Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita! 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *