Qual a melhor ração para gatos filhotes? Descubra aqui!

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 18, 2020

Dicas
Qual a melhor ração para gatos filhotes? Descubra aqui!
Tempo de leitura: 4 minutos

Cuidar de um bichano recém-chegado traz alegrias e desafios! Entre as tarefas, descobrir qual a melhor ração para gatos filhotes é uma das mais importantes. Afinal, a nutrição é um dos fatores principais em uma tutoria responsável. Por isso, é importante saber qual a melhor ração para gatos filhotes

gato branco filhote

Mas como será que devemos alimentar os pets bebês? Será que existe um produto especial? Ração úmida é uma boa opção? Se você está querendo saber qual a melhor ração para gato filhote, está no lugar certo! Continue lendo e descubra mais sobre a alimentação de pets! 

Saindo do ninho

Se você tem filhotes em casa, deve estar preocupado com seus cuidados! Eles parecem tão pequenos e indefesos que certamente precisam de ajuda, não é mesmo? Mas, caso o bebê ainda esteja ao lado da sua mãe, não há muito com o que se preocupar. 

O estilo de criação adotado pelas gatas pode até parecer um pouco estranho, mas ele funciona muito bem para os bichanos. Durante os primeiros dias, não é preciso se perguntar qual a melhor ração para gatos filhotes. 

A Dra. Cássia Paulon, médica-veterinária da Petz, explica que o gato se alimenta exclusivamente de leite materno por um bom tempo. “O início do desmame acontece por volta dos 50 dias de vida”, comenta. Por isso, se você tiver uma mamãe em casa, deixe que ela cuide da alimentação do gato filhote por, em média, um mês e meio.

Descobrindo a melhor ração

Certo, o bichano já desmamou, está grandinho, mas ainda é um bebê. Como cuidar? Neste caso, chegou a hora de se perguntar qual a melhor ração gato filhote. A Dra. Paulon explica que, hoje, em lojas bem-equipadas, como a Petz, é fácil encontrar itens específicos para pets bebês. 

“Esses produtos possuem a quantidade exata de nutrientes que os filhotes precisam”, comenta. Como nossos amigos peludos estão crescendo, precisam de alguns ingredientes especiais para sua saúde. “O cálcio, por exemplo, está em alta quantidade nestes produtos”, complementa a especialista. 

E a ração úmida?

Para quem está apresentando os alimentos sólidos ao seu filho de quatro patas, a adaptação pode ser um pouco delicada. Afinal, nossos amigos passaram quase dois meses apenas bebendo leite. Como mudar da noite para o dia? Nos primeiros dias, a ração úmida para gatos é uma grande aliada! 

gato laranja filhote

A Dra. Paulon explica como introduzir alimentos sólidos na alimentação de gatos filhotes: “a ração úmida deve ser a primeira a ser oferecida (…), ela vai facilitar o processo de mastigação”. Porém, em alguns casos, o bichano pode ficar muito acostumado à ração úmida e recusar outro tipo de alimento no futuro. 

Para isso não ocorrer, especialistas recomendam mesclar os dois tipos de produtos, formando uma pasta fácil de deglutir, mas ainda mantendo seu filho de quatro patas bem alimentado. 

Ajudando filhotes sozinhos

A amamentação é a melhor maneira de cuidar de recém-nascidos. Entretanto, em alguns casos, isso não é possível. Caso o gato filhote não esteja próximo de sua mãe por algum motivo, ainda é necessário cuidar de sua alimentação e nutrição

Nesse caso, o mais indicado é buscar produtos específicos e desenvolvidos para esse propósito. “Hoje, é possível encontrar leites substitutos para filhotes de gatos”, explica a Dra. Paulon. Esse item, encontrado em lojas especializadas, como a Petz, possui os nutrientes necessários para os pets filhotes. 

Os perigos de alimentos não especializados

Quando vamos responder à pergunta sobre qual a melhor ração para gato filhote, frequentemente encontramos receitas caseiras.  A Dra. Paulon avisa sobre os perigos de oferecer produtos não especializados para seu filho de quatro patas. “O leite de vaca, por exemplo, possui propriedades completamente diferentes”, afirma. 

“A quantidade de carboidratos, gorduras e proteínas pode causar problemas gastrointestinais no gato”, complementa. Por isso, quando o assunto é alimentar gato filhote, não se esqueça: busque a melhor ração e opte por produtos especializados. Saiba também como lidar com a alimentação de gatos que têm intolerâncias.

Não se esqueça da hidratação

Pensar qual é a melhor ração de gato filhote é um passo muito importante na hora de cuidar de seu amigo peludo. Entretanto, para a alimentação de bebês, devemos lembrar de outra parte importante: a hidratação. 

“Gatos não costumam beber água”, afirma a Dra. Paulon. Assim, é importante estimular o bichano a beber água desde cedo. Para isso, nunca deixe de oferecer água para seu filho de quatro patas. Os bebedouros automáticos são uma ótima opção, pois fornecem água sempre limpa e fresca, do jeito que os gatos gostam. 

“Além disso, a ração úmida ajuda a manter o bichano hidratado”, complementa a médica-veterinária. Ou seja, de novo, a ração úmida ajudando os gatos bebês. Já sabe o que não pode faltar na casa de um bichano filhote, não é mesmo?  

gatos filhotes juntos

Precisa de itens para seu filho de quatro patas? A Petz pode ajudar! Aqui, você encontra rações, acessórios, brinquedos e tudo que seu melhor amigo precisa. Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita! 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *