Vermifugação de filhotes: saiba porque é tão importante

Postado por PETZ, em Atualizado em Jun 19, 2019

Filhotes
Vermifugação de filhotes: saiba porque é tão importante
Tempo de leitura: 3 minutos

Se quiser garantir que seu bichinho de quatro patas cresça com saúde, é preciso ficar atento também a alguns perigos. Por isso, além da vacinação, é fundamental dar início à vermifugação de filhotes o quanto antes.

Lembre-se de que logo no começo da vida, os pets ainda não estão com o organismo e com o sistema imunológico completamente desenvolvidos. Saiba mais sobre esse quando vermifugar filhotes!

Por que vermifugar cães e gatos desde cedo?

De maneira geral, a infestação por vermes depende do contato com o parasita. Por isso, quando o assunto são filhotes, é natural pensar que eles estão livres do problema.

Afinal, se eles mal saem de casa, é improvável que haja contaminação. Mas é aí que você se engana!

Muitas vezes, os filhotes são contaminados na própria gestação ou durante a fase de amamentação. Além disso, o sistema imunológico pouco desenvolvido faz com que eles fiquem ainda mais propensos aos parasitas, o que pode colocar em risco o crescimento deles.

“A vermifugação é primordial para um bom desenvolvimento nessa fase. Se uma verminose atrapalhar, por exemplo, a absorção de nutrientes, o pet pode ter algumas dificuldades de desenvolvimento a longo prazo”, explica o médico-veterinário da Petz, Dr. Felipe Gabriel.

Vermifugação de filhotes recém-nascidos

Mesmo que se siga a tabela de vermifugação de filhotes, administrar a primeira dose de vermífugo é uma dúvida bastante comum entre os tutores.

Mas saiba que, muitas vezes, ela é dada antes mesmo de o filhote ir para a sua casa, já que o ideal é administrá-la quando o pet tem por volta de 15 dias de vida.

“Ao adotar um pet devemos procurar saber a data de nascimento dele com a maior precisão possível, para que possamos realizar a vermifugação no período correto”, diz o Dr. Felipe.

Nesse sentido, completa o veterinário, após a primeira dose aos 15 dias de vida, um reforço deve ser feito quando o pet completar um mês.

Passado esse período, o especialista recomenda que uma nova dose do medicamento para vermifugar cachorro e gato seja feita mensalmente, até que o pet complete seis meses.

Depois disso, o intervalo entre uma vermifugação e outra vai depender do estilo de vida do cachorro, variando de 3 a 6 meses, de acordo com fatores como acesso à rua, contato com outros cães, etc.

Entenda melhor a ação dos vermífugos

Outra dúvida bastante frequente a respeito do uso de vermifugação de gatos e cachorros filhotes, é se eles previnem ou se servem apenas como tratamento.

De acordo com o Dr. Felipe, as duas opções estão corretas. “Os vermífugos são uma medida utilizada no tratamento, eliminando os vermes já presentes, e também de prevenção”, esclarece.

O veterinário lembra também que “tratamentos precoces reduzem a gravidade das doenças e podem salvar a vida do seu cão”. Não descuide!

Tudo sobre os tipos de vermifugação de filhotes

Sobre os tipos de remédio de verme para cachorro filhote, os mais comuns são em forma de comprimido. Porém, é possível encontrar vermífugos do tipo suspensão oral (administrados com a ajuda de uma seringa) e até em pasta.

Seja como for, é fundamental seguir as indicações de espécie, de porte e, principalmente, as orientações do veterinário.

“Somente ele, após avaliar o pet, levando em conta exame físico, idade, peso, espécie e estilo de vida, poderá decidir o melhor protocolo para proteger completamente o seu cachorro de problemas com vermes”, diz o Dr. Felipe.

Segundo o veterinário, algumas raças podem ter restrições a certos tipos de antiparasitário.

Agora que você já sabe a importância da vermifugação de filhotes e de pets adultos, não tem mais desculpa. Procure a clínica da Petz mais próxima de você e agende já uma consulta!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *