Com o passar dos anos, os gatos podem mostrar os sinais da idade. Pulos hesitantes, menos disposição e energia, além de mudanças de hábitos são alguns dos indícios comuns. Nesse caso, a fisioterapia para gatos idosos pode fazer toda a diferença, ajudando os animais a viverem com maior conforto e mobilidade. Continue lendo para conferir tudo o que você precisa saber sobre o tema.
O envelhecimento é um processo natural, e com os avanços da medicina veterinária, os gatos têm vivido cada vez mais. No entanto, longevidade por si só não garante bem-estar. Entre as alterações mais comuns em gatos idosos, estão:
Esses sintomas muitas vezes passam despercebidos, pois os felinos tendem a esconder dor e desconforto. Por isso, a observação atenta dos responsáveis, além de visitas constantes ao médico-veterinário, é essencial.
A fisioterapia veterinária é uma ferramenta eficaz e segura para melhorar a qualidade de vida dos gatos idosos. Ela pode ser indicada para prevenir, tratar ou amenizar diversas condições, como:
A resposta dos gatos à fisioterapia costuma ser muito positiva, especialmente quando o tratamento é personalizado e respeita o temperamento do animal. Em caso de dúvida, consulte o médico-veterinário para que ele possa avaliar o quadro.
“Embora muitos ainda não saibam, os felinos da terceira idade respondem muito bem à fisioterapia. Diversas condições incapacitantes, que diminuem a qualidade de vida do animal, podem ser suavizadas e até mesmo revertidas com o tratamento”, afirma Drª Camila Rugeri, professora de pós-graduação da Fisio Care.
Como é possível observar, existem vários benefícios em investir na fisioterapia quando se é responsável por um gato idoso. Confira, a seguir, algumas das principais vantagens da prática.
Se o seu gato já tem uma idade avançada e apresenta dificuldade para realizar ações que costumava fazer sem problemas, é a hora de procurar um médico-veterinário. Assim, o profissional poderá avaliar o quadro e, se necessário, indicar um fisioterapeuta e recomendar uma rotina de exercícios.
Por sorte, a medicina veterinária já avançou bastante, com diversas técnicas disponíveis para o tratamento e para prevenção de doenças de gatos idosos. Também não faltam alternativas de centros de reabilitação capacitados, prontos para oferecer o cuidado que o seu animal merece.
“Na Fisio Care Pet, entendemos que cada gato tem uma história, um temperamento e um ritmo. Por isso, o plano de reabilitação é sempre adaptado à realidade do paciente. Criamos um ambiente calmo, silencioso e acolhedor, ideal para que o felino se sinta seguro durante o processo”, explica Drª Camila Rugeri.
Manter o cuidado com o pet idoso é fundamental, principalmente porque eles tendem a viver cada vez mais. Entenda esse fenômeno no vídeo da Petz TV sobre longevidade pet:
Agora você já sabe que a fisioterapia para gatos idosos pode ser uma importante aliada no processo de envelhecer com saúde. Confira ainda mais informações e dicas sobre os animais mais velhos no blog da Petz e garanta saúde e bem-estar para o seu pet.
O enriquecimento ambiental envolve a criação de um ambiente estimulante, que atende às necessidades físicas…
Alguns pets “atores” conquistaram o público com talento e atuações que marcaram gerações. Seja em…
Muitos alimentos para cães no mercado afirmam ser bons para alergias, mas até que ponto…
Há tantos tipos de cama para cachorro que, na hora de escolher, fica até difícil…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Os roedores são animais incríveis. Entre eles, há várias…
Assim como nos humanos, os pets podem desenvolver doenças no sistema reprodutor, como o câncer…