Fisioterapia para gatos idosos: entenda como funciona a técnica

Com o passar dos anos, os gatos podem mostrar os sinais da idade. Pulos hesitantes, menos disposição e energia, além de mudanças de hábitos são alguns dos indícios comuns. Nesse caso, a fisioterapia para gatos idosos pode fazer toda a diferença, ajudando os animais a viverem com maior conforto e mobilidade. Continue lendo para conferir tudo o que você precisa saber sobre o tema.

Gatos idosos: o que muda com o tempo?

O envelhecimento é um processo natural, e com os avanços da medicina veterinária, os gatos têm vivido cada vez mais. No entanto, longevidade por si só não garante bem-estar. Entre as alterações mais comuns em gatos idosos, estão:

  • diminuição da massa muscular;
  • visão e audição menos aguçadas;
  • dores e lesões articulares;
  • menor disposição para atividades físicas.

Esses sintomas muitas vezes passam despercebidos, pois os felinos tendem a esconder dor e desconforto. Por isso, a observação atenta dos responsáveis, além de visitas constantes ao médico-veterinário, é essencial.

Quando a fisioterapia é indicada para gatos mais velhos?

A fisioterapia veterinária é uma ferramenta eficaz e segura para melhorar a qualidade de vida dos gatos idosos. Ela pode ser indicada para prevenir, tratar ou amenizar diversas condições, como:

  • artrose e doenças articulares degenerativas;
  • atrofia muscular por inatividade ou idade avançada;
  • alterações neurológicas leves ou moderadas;
  • dores crônicas e limitações motoras.

A resposta dos gatos à fisioterapia costuma ser muito positiva, especialmente quando o tratamento é personalizado e respeita o temperamento do animal. Em caso de dúvida, consulte o médico-veterinário para que ele possa avaliar o quadro.

“Embora muitos ainda não saibam, os felinos da terceira idade respondem muito bem à fisioterapia. Diversas condições incapacitantes, que diminuem a qualidade de vida do animal, podem ser suavizadas e até mesmo revertidas com o tratamento”, afirma Drª Camila Rugeri, professora de pós-graduação da Fisio Care.

Benefícios da fisioterapia para gatos idosos

Como é possível observar, existem vários benefícios em investir na fisioterapia quando se é responsável por um gato idoso. Confira, a seguir, algumas das principais vantagens da prática.

  • Alívio da dor e rigidez: combinação de técnicas como eletroterapia, massagens e alongamentos proporciona alívio considerável;
  • Fortalecimento muscular: exercícios específicos ajudam na recuperação da massa muscular, essencial para manter a mobilidade e a independência;
  • Aumento da circulação sanguínea: a fisioterapia também proporciona melhor circulação, trazendo maior oxigenação para os tecidos. Isso, por sua vez, acelera o processo de regeneração;
  • Prevenção de doenças: com sessões de fisioterapias desde cedo, é possível prevenir ou retardar avanços de doenças como artrose e disfunções neurológicas.

Quando procurar um fisioterapeuta veterinário?

Se o seu gato já tem uma idade avançada e apresenta dificuldade para realizar ações que costumava fazer sem problemas, é a hora de procurar um médico-veterinário. Assim, o profissional poderá avaliar o quadro e, se necessário, indicar um fisioterapeuta.

Por sorte, a medicina veterinária já avançou bastante, com diversas técnicas disponíveis para o tratamento e para prevenção de doenças de gatos idosos. Também não faltam alternativas de centros de reabilitação capacitados, prontos para oferecer o cuidado que o seu animal merece.

“Na Fisio Care Pet, entendemos que cada gato tem uma história, um temperamento e um ritmo. Por isso, o plano de reabilitação é sempre adaptado à realidade do paciente. Criamos um ambiente calmo, silencioso e acolhedor, ideal para que o felino se sinta seguro durante o processo”, explica Drª Camila Rugeri.

Agora você já sabe que a fisioterapia para gatos idosos pode ser uma importante aliada no processo de envelhecer com saúde. Confira ainda mais informações e dicas sobre os animais mais velhos no blog da Petz e garanta saúde e bem-estar para o seu pet.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

3 doenças crônicas comuns em cães e gatos — e como a fisiatria pode ajudar

As doenças crônicas em cães e gatos são mais frequentes do que se imagina e…

6 horas ago

Cuidado: carrapato de cachorro pega em humano

Sim, o carrapato de cachorro pega em humano. Ao picar uma pessoa, o parasita pode…

1 dia ago

Estudando o inimigo: qual a diferença entre pulgas e carrapatos?

É muito importante falar sobre a diferença entre pulgas e carrapatos. Afinal, saber identificá-los é…

1 dia ago

Veja como alimentar um gato recém-nascido

A alimentação de filhotes felinos é um processo importante para o seu pleno desenvolvimento. Assim,…

2 dias ago

O que fazer para cachorra não entrar no cio nunca mais?

O cio de animais fêmeas faz parte do ciclo reprodutivo, indicando que ela está pronta…

3 dias ago

Saiba como fazer muda de jabuticaba para ter frutas deliciosas em casa

A jabuticabeira tem frutas famosas, mas a árvore por si só também é muito conhecida.…

3 dias ago