Bem-Estar

Floral para cães: descubra se ele realmente funciona

Seguindo os passos de outros países, o senado brasileiro aprovou uma lei que reconhece animais de estimação como seres sencientes. Isso significa que esses pets têm consciência de suas emoções. Ou seja: mais um motivo para se preocupar com a saúde emocional deles, o que pode ser feito com a ajuda do floral para cães.

cão olhando para a fotocão olhando para a foto

Mas, afinal, o que é o floral para cães?

A natureza está cheia de riquezas, entre elas as plantas medicinais, que há muito tempo são conhecidas por povos e comunidades que vivem da terra. Elas têm tido sua eficiência cada vez mais comprovada pela ciência. Não à toa, diversos remédios já foram e continuam sendo desenvolvidos a partir delas. 

No caso do floral para cães agitados, utiliza-se a essência de flores e de plantas diluída em água e conservante. Embora não sejam considerados remédios propriamente ditos, diversos estudos apontam que esses florais podem ser muito úteis, principalmente como auxiliares no tratamento de problemas emocionais, como ansiedade e depressão. 

Alguns tipos de florais para cães também podem ser aplicados diretamente na boca do animal ou diluídos na água do bebedouro.

Como funciona o floral para cães?

O floral para cães é uma variação da versão para humanos, sendo que ambos têm o mesmo princípio. Desenvolvidos por um médico chamado Edward Bach, os florais surgiram com a proposta de promover o equilíbrio de sete grupos de emoções. São eles:

  • medo;
  • incerteza;
  • solidão;
  • desinteresse;
  • desânimo;
  • hiperatividade,
  • falta de determinação.

É normal que tanto nós quanto os cachorros já tenhamos apresentado desequilíbrio em cada uma dessas emoções. 

No entanto, dependendo do momento, geralmente tem uma que se destaca. O problema é que, no caso dos pets, eles não conseguem se expressar por meio da fala. 

Portanto, nem sempre é fácil para os tutores identificar se o cachorro está se sentindo desanimado ou solitário. Por isso mesmo, antes de usar um floral de Bach para cães, vale a pena conversar com um médico-veterinário especialista em comportamento canino.

Em que situações o floral para cães é recomendado?

O uso de floral para cachorro hiperativo é recomendado exclusivamente para tratar problemas emocionais. No entanto, ele também pode auxiliar no tratamento de doenças ou no pós-operatório. 

Mas, em geral, o floral para cães é indicado para uso em situações pontuais. Entre elas, podemos citar:

  • chegada de um novo pet em casa;
  • mudança de ambiente;
  • perda de um membro da família;
  • mudanças no núcleo familiar (divórcio, chegada de um bebê etc.);
  • adestramento,
  • situações estressantes para os pets, como festas de fim de ano.

Sobre a indicação do uso de floral para cães estressados, é interessante pontuar que eles não substituem outras medidas fundamentais no tratamento de problemas contínuos. Por exemplo, se seu amigo de quatro patas se automutila quando fica sozinho, não é o suficiente dar a ele um floral. 

Também é preciso atuar na causa do problema, dessensibilizando o pet em relação à sua ausência e garantindo que o enriquecimento ambiental para que o pet tenha o que fazer enquanto você estiver fora.

Existe contraindicação para o uso de florais?

Ainda que seu uso deva ser preferencialmente recomendado por um médico-veterinário, uma das principais vantagens do floral é que, por se tratar de um produto natural, ele não tem efeitos colaterais ou contraindicações. É possível administrá-los a pets de todas as idades!

Acesse nossa loja online e confira todas as opções de florais disponíveis para o seu amigo. Em caso de dúvidas, agende uma consulta na clínica Petz mais próxima a você e converse com um de nossos especialistas!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Fisioterapia para gatos idosos: entenda como funciona a técnica

Com o passar dos anos, os gatos podem mostrar os sinais da idade. Pulos hesitantes,…

14 horas ago

3 doenças crônicas comuns em cães e gatos — e como a fisiatria pode ajudar

As doenças crônicas em cães e gatos são mais frequentes do que se imagina e…

15 horas ago

Cuidado: carrapato de cachorro pega em humano

Sim, o carrapato de cachorro pega em humano. Ao picar uma pessoa, o parasita pode…

2 dias ago

Estudando o inimigo: qual a diferença entre pulgas e carrapatos?

É muito importante falar sobre a diferença entre pulgas e carrapatos. Afinal, saber identificá-los é…

2 dias ago

Veja como alimentar um gato recém-nascido

A alimentação de filhotes felinos é um processo importante para o seu pleno desenvolvimento. Assim,…

2 dias ago

O que fazer para cachorra não entrar no cio nunca mais?

O cio de animais fêmeas faz parte do ciclo reprodutivo, indicando que ela está pronta…

3 dias ago