Cachorros

Lista proibida: frutas que cachorro não pode comer

Os pets adoram ganhar um petisco além da ração. Por isso, muitos responsáveis optam por oferecer guloseimas saudáveis e naturais. Mas você sabia que existem frutas que cachorro não pode comer?

Por mais que o pet deva ser tratado da melhor maneira possível, é importante lembrar que ele é de uma espécie diferente. Por isso, o seu organismo não trabalha da mesma maneira que dos humanos. Então, confira quais são as frutas que cachorro não pode comer!

Cachorro pode comer fruta?

A maioria das pessoas pensa que, se um alimento é bom ou não faz mal para os seres humanos, pode ser oferecido aos animais. Isso não é verdade! Os pets têm organismos diferentes e podem não receber tão bem determinadas comidas.

De modo geral, você pode dar fruta para cachorro. Muitas opções são saudáveis, normalmente com poucas calorias, ricas em vitaminas e sais minerais. Desde que a quantidade seja moderada, não há problemas em oferecer alguns pedaços ao pet, seguindo as recomendações do médico-veterinário.

Porém, existem frutas proibidas para cães. É importante que o responsável saiba quais são os ingredientes que não devem fazer parte da dieta, evitando prejudicar a saúde do animal.

Quais frutas são proibidas para cachorro?

Antes de oferecer qualquer alimento ao pet, o responsável precisa consultar um médico-veterinário de confiança. Afinal, existem comidas que podem provocar reações alérgicas e até intoxicação nos animais. Para te ajudar nessa, preparamos uma lista com frutas que cachorro não pode comer. Confira!

Uva natural e uva-passa

Será que o cachorro ou a cachorra pode comer uva? Tanto a fruta convencional quanto a uva-passa são muito prejudiciais para os cães. Elas contém uma substância chamada salicilato, que é tóxica aos animais e pode causar lesão renal nos pets.

Além disso, a fruta pode ser fatal dependendo da quantidade e da frequência de ingestão. Se o pet tiver uma predisposição genética a ter problemas no rim, a uva pode ser ainda mais perigosa.

Abacate

Usado pelos humanos tanto no preparo salgado quanto no doce, o abacate deve ficar longe do pet. O cão pode comer abacate e passar mal, apresentando vômito, diarreia, além de problemas cardíacos.

Isso porque a fruta contém persina, que é uma substância venenosa para os pets. Vale lembrar que a persina está presente em todo o abacateiro, por isso, também não deixe o cão roer o tronco.

Carambola

A carambola é uma fruta deliciosa para a maioria das pessoas, mas que pode ser prejudicial aos cachorros e gatos. Algumas toxinas naturais da fruta podem causar doenças renais, principalmente em animais com tendência a esses problemas. Portanto, é preciso evitá-la.

Limão

Frutas ácidas, como um todo, também devem ser evitadas. Apesar do limão ser opção saudável para os humanos, rico em vitamina C, ele é perigoso quando oferecido aos animais. O excesso de acidez pode causar gastrite e outras complicações no trato gástrico.

Quais frutas são permitidas para cachorro?

Como você viu acima, existem frutas tóxicas para cachorro. Felizmente, muitas outras podem ser oferecidas aos pets, seguindo a orientação prévia do veterinário que acompanha o quadro de saúde do seu cão..

O importante é atentar-se à quantidade, principalmente para animais acima do peso ou mais seletivos para comer. Isso pode fazer com que alguns deixem a ração de lado, preferindo apenas petiscos. A longo prazo, esse hábito gera desnutrição.

Com o aval do médico-veterinário, confira algumas opções permitidas de frutas para cachorro, que podem ajudar na dieta do seu pet.

  • Maçã;
  • Banana;
  • Melão;
  • Melancia;
  • Pera;
  • Manga;
  • Pêssego;
  • Mamão;
  • Goiaba.

Antes de ofertá-las, higienize as frutas muito bem. Se necessário, retire a casca e corte em pequenos pedaços para evitar engasgos. Também remova as sementes e os caroços, que podem causar engasgos e até obstruções.

Outros alimentos que cachorro não pode comer

Além das frutas que cães não podem comer, diversos outros alimentos comuns no dia a dia podem afetar a saúde desses animais. Confira alguns exemplos de comidas proibidas, a seguir.

  • Chocolate: esse doce contém uma substância chamada teobromina, que pode causar diversos problemas, de vômito e diarreia a doenças no coração;
  • Cebola e alho: os temperos favoritos da cozinha brasileira devem ficar longe do cachorro por conterem alicina, substância que pode causar anemia grave;
  • Nozes: castanhas, macadâmias e outros itens similares não fazem bem para os cachorros, causando diarreia e complicações intestinais.

Qual é o melhor alimento para o cachorro?

Agora que você já conhece as frutas que cachorro não pode comer, além de outros alimentos tóxicos, que tal aprender mais sobre a dieta do do pet? A ração é a alternativa ideal, já que contém todos os ingredientes necessários para cada fase da vida do animal.

Ela pode ser complementada com petiscos adequados, permitidos pelo médico-veterinário. Se você preferir oferecer uma alimentação natural e caseira, é preciso consultar um profissional especializado em nutrição animal. Ele pode elaborar um cardápio nutritivo e balanceado de forma individualizada para cada pet.

Para saber mais sobre frutas e legumes que o cachorro pode comer, confira o vídeo da Petz TV:

A dieta canina é diferente da humana. Sabendo as frutas que cachorro não pode comer, você consegue oferecer petiscos saudáveis e saborosos, sem correr riscos. Se precisar de ajuda, visite as lojas da Petz e confira diversos produtos para a alimentação do seu cão!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Geração P: os diferenciais dos tutores especialistas nos pets

Nos últimos anos, o jeito de cuidar dos animais de estimação passou por muitas mudanças…

12 horas ago

Alimentação de gato diabético: tudo o que você precisa saber

A diabetes é a doença endócrina mais comum entre gatos. No tratamento, é preciso ter…

2 dias ago

Cachorro emagrecendo: entenda possíveis causas e o que fazer

Notar o cachorro emagrecendo, sem causa aparente, pode ser bastante assustador. E não é para…

2 dias ago

Carvão ativado para cachorro: quando usar?

Divulgado como um antídoto em caso de envenenamento, o carvão ativado para cachorro ganha popularidade…

2 dias ago

Confira as doenças comuns de pets no inverno e saiba como proteger cachorros e gatos

O inverno exige mais atenção à saúde de cães e gatos. Com temperaturas mais baixas…

4 dias ago

Por que o cachorro vomita no carro?

Viajar com o pet pode ser uma missão difícil, principalmente quando o seu cachorro vomita…

6 dias ago