Dicas

Descubra 5 frutas que gatos podem comer!

Por precaução, geralmente deixamos que o felino só coma ração, petiscos e produtos fabricados exclusivamente para ele. Porém, existem comidas humanas que podem ser indicadas e fazem bem para o pet. Por exemplo, você sabia que existem frutas que gatos podem comer?

Separamos alguns exemplos de frutas que não causam dano para o bichano e frutas que podem causar sérios problemas de saúde. Então, fique atento às nossas dicas. Assim, seu filho de quatro patas se mantém seguro e você complementa a alimentação dele. 

Quais frutas meu gato não pode comer?

Se você não sabe se gato pode comer fruta, saiba que a grande maioria das frutas não são indicados para felinos, pois além de conterem cianeto na semente, elas podem ser tóxicas e causar danos irreversíveis ao bichano. Por esse motivo, listamos algumas frutas que gatos não podem comer. 

Entre elas, temos o exemplo da uva, que não deve ser ingerida em nenhuma hipótese por pets no geral, pois são tóxicas e podem levar a óbito. Portanto, se você ofereceu uva para seu amigo de quatro patas, leve-o imediatamente ao médico-veterinário para diagnóstico. 

Além da uva, qualquer fruta cítrica, como limão, laranja e kiwi também fazem mal. Outro exemplo de alimento tóxico para gatinhos é o abacate. Todas essas frutas causam sérios danos aos bichinhos. 

Caso o peludo tenha comido sem querer e ainda não tenha passado mal, é muito possível que ele passe depois de pouco tempo, mas, claro, dependendo da quantidade ingerida. De qualquer maneira, o ideal é que ele não coloque na boca nenhuma dessas amostras.

Existe alguma fruta que gato pode comer?

Gatos podem comer fruta, mas é necessário que eles adquiram esse hábito desde filhotes. Isso porque o organismo felino, depois de desenvolvido e habituado, tolera alguns alimentos humanos, ao contrário dos gatos mais velhos que não foram apresentados desde cedo a esses alimentos. 

Se você não tem o hábito de oferecer frutas, pode começar a fazer aos poucos. Mas como elas são ricas em açúcar e tendem a engordar o bichano, se ele comer sempre a saúde pode ficar em perigo. Então, fique atento.

Um exemplo de fruta que não pode ser dada para o bichano sempre, pois tem muito açúcar e carboidrato, é a banana. Caso ofereça em pequena quantidade e de vez em quando, não causa nenhum malefício ao gato que come fruta

Além dela, a água de coco também pode ser oferecida. Por sua baixa quantidade de açúcar e gordura, a água de coco tende a ser saudável em bichanos. Aliás, gato pode comer melancia e melão, também. 

Esses alimentos possuem muita água e, além de hidratarem o pet, têm vitaminas essenciais. Maçã também apresenta tais propriedades e, por não conter muita sacarose e não ser muito gordurosa, também pode ser oferecida ao gato

Alguns cuidados antes de oferecer frutas que gatos podem comer

Devido a alguns riscos, é necessário saber algumas precauções antes de oferecer frutas que gato pode comer. Entre elas, o mais importante é não dar em excesso, por motivos que vão desde obesidade em felinos até eles quererem substituir a ração pela fruta, por causa do novo paladar. 

Portanto, é fundamental somente a ingestão esporádica das frutas que gatos podem comer, ou seja, continue dando a ração nos horários normais da refeição dele. Elas são produzidas exclusivamente para bichanos e contêm os nutrientes que eles precisam, o que não é o caso de frutas.

Agora que você sabe frutas no qual gatos podem comer e frutas que gatos devem se manter longe, confira o blog da Petz para outras dicas de saúde e bem-estar animal.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Por que meu cachorro está constipado? E com diarreia? Entenda as condições gastrointestinais

Quem convive com pets sabe como é comum surgir aquela dúvida: “por que meu cachorro…

2 dias ago

Saiba como plantar cravo-da-índia de maneira fácil e prática

Para quem deseja cultivar suas próprias especiarias em casa, aprender como plantar cravo-da-índia é um…

3 dias ago

Checklist da saúde pet: 5 passos para começar o ano do jeito certo

Começar o ano com a saúde do seu pet organizada é uma das melhores decisões…

4 dias ago

Gatos e bebês: como manter uma convivência harmoniosa?

Os gatos e bebês podem compartilhar o mesmo espaço de forma harmoniosa, enriquecendo a vida…

5 dias ago

Calor e pets: sinais de alerta e como evitar que evolua para insolação

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Nos dias quentes, os pets têm muito mais dificuldade…

6 dias ago

Gato com respiração ofegante: quando se preocupar?

Dependendo do momento, um cachorro arfando e com a língua de fora é normal e…

1 semana ago