A higiene é ponto central no cuidado de qualquer animal. Neste sentido, é comum que algumas pessoas se perguntem se furão pode tomar banho. Com origem europeia, o furão (ou ferret) tem conquistado cada vez mais os humanos, tornando-se uma alternativa de pet popular e irresistível.
Portanto, é fundamental manter em mente os principais cuidados que a espécie demanda. Pensando nisso, o blog da Petz te conta se furão toma banho, quais são os passos para manter a higiene do animal e muito mais. Confira!
Furões podem ser higienizados com banho, porém esse não deve ser um hábito frequente. Isso porque a pele deles produz óleos naturais, que mantêm o equilíbrio da derme e ajudam na proteção contra irritações.
Quando o banho é feito em excesso, ocorre a remoção desses óleos, o que pode causar ressecamento e até piorar o cheiro característico da espécie pelo efeito rebote (ou seja, o organismo entende que precisa produzir ainda mais óleo).
Além disso, o animal ficará mais suscetível a infecções e dermatites. E quando não feita corretamente, esse tipo de higienização pode causar mudanças bruscas na temperatura corporal, tornando-se uma experiência muito estressante para o pet.
De acordo com a American Ferret Association, o ideal é que o banho seja realizado no máximo uma vez por mês — e somente quando for necessário, como em casos de sujeira intensa ou quando o animal entra em contato com substâncias que não podem ser removidas apenas com a escovação.
Mesmo assim, antes de dar banho no ferret, é imprescindível que o responsável consulte o médico-veterinário. O profissional poderá avaliar o caso do seu pet especificamente e analisar se o banho é realmente a opção mais indicada.
Se o banho for inevitável e recomendado pelo profissional, ainda assim é preciso tomar muito cuidado. Para realizar a limpeza adequada do furão, siga essas dicas:
A higiene do furão vai muito além do banho. Como mencionado, a frequência ideal de banhos é baixa — por isso, manter uma rotina regular de cuidados é essencial para preservar a saúde da pele e dos pelos.
Confira outras formas de manter seu pet limpo e saudável:
A limpeza da gaiola do furão é essencial para garantir a saúde e o bem-estar do animal. Esse é o lugar em que o animal mais passa o seu tempo e um ambiente sujo favorece a proliferação de bactérias, fungos e parasitas, além de intensificar o mau cheiro.
O ideal é remover fezes, urina e restos de alimento diariamente, além de lavar com água e sabão neutro os acessórios e bandejas higiênicas. Já a limpeza completa da gaiola — incluindo troca de forrações, redes, mantas e brinquedos — deve ser feita pelo menos uma vez por semana.
Manter o ambiente sempre limpo também ajuda na prevenção de doenças respiratórias e dermatológicas, comuns em locais com excesso de umidade ou acúmulo de sujeira. Portanto, um ambiente limpo é parte fundamental dos cuidados com o furão.
Agora que você já sabe se pode dar banho em furão, confira o vídeo da Petz TV com tudo o que você precisa para ter o animal como pet. Assista agora:
Na Petz você encontra gaiola, ração e mais acessórios fundamentais para manter uma rotina saudável e estimulante com o seu furão. Confira em nosso site, app ou lojas físicas.
A castração é um dos procedimentos recomendados por veterinários para felinos que costumam fugir. Geralmente,…
Seu cachorro anda se coçando muito? Está vermelho? Ele tem espinhas ou um cheiro estranho…
Você sabia que existem mais de 1.500 tipos de bromélias somente no território brasileiro? Como…
Mais do que pets exigentes, os gatos já fazem parte da família. Isso fica claro…
Cachorros são parte da família e, como todo parente, merecem ser lembrados nas festas de…
Você já se perguntou se cachorros enxergam no escuro ou como funciona exatamente a visão…