A castração é um dos procedimentos recomendados por veterinários para felinos que costumam fugir. Geralmente, após a cirurgia os pets ficam mais calmos, tranquilos e caseiros, mas será que é sempre assim? Ou gato castrado foge de casa também?

O comportamento dos felinos é peculiar, por isso, a castração nem sempre é o suficiente para manter o pet em casa. Se o animal está escapando com frequência, continue lendo, aprenda de uma vez por todas se gato castrado foge de casa e saiba como evitar possíveis problemas.

A castração muda o comportamento?

Antes de responder se gato castrado foge de casa, é importante conhecer os mitos e as verdades sobre esse processo. Será que a castração altera realmente o comportamento dos felinos?

Para entender mais sobre o gato castrado antes e depois da cirurgia, convidamos a Dra. Louise Veiga da Silva Siqueira, médica-veterinária da Petz. A profissional explica que, de fato, a cirurgia modifica alguns hábitos dos gatos.

“Nos machos, ela tende a reduzir a marcação de território e a diminuir a agressividade, deixando os pets mais tranquilos. Para as fêmeas, a castração ajuda também porque interrompe a frequência de cios, o que contribui para deixá-la mais calma, reduzindo vocalizações, inquietação e tendência de tentar sair para procurar um macho”, comenta.

Sabendo como o gato fica depois de castrado, é possível perceber o porquê de a castração ser tão recomendada para responsáveis que têm gato que foge de casa. Como o animal fica mais sossegado, as fugas tendem a diminuir. Porém, ela não é suficiente para evitar fugas completamente.

Afinal, gato castrado foge?

Como vimos, a castração deixa os gatos mais tranquilos, mas alguns responsáveis relatam fugas mesmo com pets esterilizados. Se você está pensando “meu gato é castrado e foge”, saiba que isso pode acontecer, já que a cirurgia não é a solução para todos os problemas comportamentais.

Se o pet já possui o hábito de acessar a rua com frequência, ele pode continuar com os passeios indesejados. “A única forma segura e eficaz de evitar que o gato saia de casa é a colocação de redes de proteção em todas as janelas e pontos de fuga”, comenta a Dra. Louise.

O responsável deve tomar algumas medidas para prevenir as escapadas de animais que passaram pela cirurgia ou não. Redes e telas de segurança são pré-requisitos em lares com felinos e são a melhor forma de interromper esse hábito do gato castrado que foge. Também evitar o risco de queda, algo infelizmente comum quando se trata de felinos domesticados.

Os perigos do acesso à rua

Muitos responsáveis acreditam que os passeios dos felinos são inofensivos. Afinal, o gato castrado quando foge volta, certo? Na verdade, nem sempre é o caso e as escapadas são mais perigosas do que muitos imaginam.

Veterinários reforçam que o acesso à rua sem supervisão é o principal motivo para a diminuição da expectativa de vida dos pets. Nas caminhadas, os gatos podem sofrer acidentes, arranjar brigas e se infectar com vírus, bactérias e parasitas.

Quando estimulamos a atividade física por meio de brincadeiras e acessórios, os pets podem ter uma rotina saudável até em pequenos apartamentos. Ou seja, nem mesmo os passeios com supervisão do responsável são obrigatórios para os gatos.

Como evitar fugas?

Se você tem um pet fujão em casa, fique atento. Como dito, os passeios sem supervisão dos gatos são muito perigosos. Por sorte, algumas medidas simples podem evitar as fugas. Se seu gato castrado foge, siga as dicas abaixo.

  • Identifique por onde o gato está saindo: o primeiro passo é descobrir o ponto de fuga do pet. Verifique portas, janelas e outros acessos para identificar por onde o felino está saindo de casa. Lembre-se que os gatos são muito atléticos e podem saltar grandes alturas;
  • Coloque redes de proteção: conforme explicou a Dra. Louise, esta é a forma mais segura de evitar as fugas dos pets. Janelas, portas e outros pontos de escape devem sempre ser protegidos com redes de segurança;
  • Invista no enriquecimento ambiental: é uma forma de incentivar a diversão do felino de forma segura. Com alguns brinquedos e acessórios, seu pet se diverte em casa, gastando toda a energia acumulada. Assim, a vontade de passear será bem menor.

As medidas acima não são indicadas apenas para o gato castrado que foge de casa. Essas são formas de proteger e potencializar a saúde física e mental de qualquer pet, independente da idade, do comportamento e se já passou pela castração ou não.

Agora você já sabe se gato castrado foge de casa, mas se ainda tiver dúvidas sobre seu pet, consulte sempre um veterinário. O Centro Veterinário Seres conta com clínicas, hospitais e consultórios, com atendimento especializado em diversas áreas, inclusive em comportamento animal. Procure a unidade mais próxima e agende uma consulta.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

O que é cinomose? Conheça essa doença grave que atinge os cães

Na hora de cuidar dos pets, os tutores devem estar atentos a diversos sinais de…

9 horas ago

Piodermite em cães: o que você precisa saber?

Seu cachorro anda se coçando muito? Está vermelho? Ele tem espinhas ou um cheiro estranho…

1 dia ago

Tipos de bromélias: conheça 7 exemplos

Você sabia que existem mais de 1.500 tipos de bromélias somente no território brasileiro? Como…

2 dias ago

Presente pro seu pet: 5 sugestões para gatos

Mais do que pets exigentes, os gatos já fazem parte da família. Isso fica claro…

2 dias ago

Presente pro seu pet: 5 opções para cachorros

Cachorros são parte da família e, como todo parente, merecem ser lembrados nas festas de…

3 dias ago

Cachorros enxergam no escuro? Entenda como funciona a visão canina

Você já se perguntou se cachorros enxergam no escuro ou como funciona exatamente a visão…

4 dias ago