Os gatos também podem sofrer com ansiedade — um problema mais comum do que muitos tutores imaginam. Mudanças na rotina, falta de estímulos ou até um ambiente desestimulante em casa podem desencadear o quadro.
Saber reconhecer os sinais e oferecer o suporte certo é essencial para garantir o bem-estar e a saúde emocional do seu felino. Por isso, o blog de Petz te conta tudo sobre a condição e te explica o que fazer caso observe sintomas de ansiedade no seu gato.
Assim como nos humanos, a ansiedade em gatos pode apresentar sinais. Assim, os tutores devem ficar atentos a alguns sintomas de alerta, para conseguirem ajudar o pet da melhor maneira. Confira, a seguir, o que observar no gato.
Se você observou que seu gato apresenta alguns sintomas de ansiedade, não se preocupe: existem várias formas de lidar com a condição e potencializar o bem-estar do seu felino. Com isso em mente, confira alguns passos para tratar a ansiedade em gatos.
Antes de tudo, é essencial levar o gato ao médico-veterinário. Isso porque sinais de ansiedade podem estar relacionados a outras doenças, e só o profissional pode chegar a um diagnóstico preciso.
Mesmo após a confirmação da ansiedade felina, é o veterinário quem indicará o tratamento adequado, considerando os sintomas, o histórico de saúde e o estilo de vida do seu pet.
Os gatos precisam gastar energia e ter locais apropriados para expressarem seus instintos naturais. Nesse caso, alguns produtos podem fazer muita diferença. Confira, a seguir, os principais acessórios para ajudar na gatificação do seu apartamento ou casa.
Para te ajudar nessa missão, o Cansei de Ser Gato tem vários produtos que podem ajudar no dia a dia com seu pet. Para conferir ainda mais sobre os itens da marca, assista ao vídeo da Petz TV:
Gatos são animais de hábitos e se sentem mais seguros quando suas rotinas são previsíveis. Por isso, alimentação, brincadeiras e horários de descanso fixos ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.
Por outro lado, pequenas mudanças na rotina podem gerar insegurança e comportamentos ansiosos, como arranhar móveis ou miados excessivos. Quando houver algum imprevisto, o ideal é manter a rotina o máximo possível, evitando episódios de estresse.
Os feromônios são substâncias naturais produzidas pelo corpo, que auxiliam no controle da ansiedade e do estresse.
Existem feromônios sintéticos, desenvolvidos para uso com pets, que podem ser encontrados na forma de difusores, em spray e em coleiras impregnadas, que liberam os feromônios de forma contínua.
Já os florais estão disponíveis em versões em gotas e em spray. Em todos os casos, devem ser usados sob a orientação de um médico veterinário, que poderá avaliar o quadro individual e indicar a fórmula mais adequada.
E vale lembrar: a indicação costuma ser utilizar os feromônios e florais combinados com outras abordagens para combater a ansiedade felina.
Quer saber ainda mais sobre ansiedade em felinos? A MOL Impacto tem um livro inteiro sobre o tema, com dicas e práticas que auxiliam no controle da condição em diversos pets — incluindo gatos e pássaros. Você já pode comprar o material e se beneficiar de todo conteúdo, produzido e revisado por especialistas na área.
Existem diferentes tipos de plantas e cada uma delas exige cuidados específicos. Por exemplo, as…
Receber um diagnóstico de câncer em um pet pode ser assustador e devastador. Seu veterinário…
Uma queixa relativamente comum entre tutores de pets mais velhos é que seu cão idoso…
Você sabe como cuidar de antúrios? Essas plantas são muito populares e podem ser encontradas…
Você já se deparou com um gato de pelagem macia e cinza-azulada, com olhos verdes…
O enriquecimento ambiental para aves é a chave para a felicidade e a saúde delas.…