Muitas dúvidas rodeiam o gato escaminha: trata-se de uma raça? Por que, quase sempre, o animal é uma fêmea? Ele precisa de cuidados diferentes dos outros felinos? Saiba tudo isso e muito mais acompanhando a leitura.
O gato escaminha tem uma coloração única que mescla tons de laranja e preto. Não existe um padrão para essa cor se manifestar, ou seja, ela parece um mosaico natural, criado de forma diferente em cada animal.
Essa pelagem é carinhosamente chamada de escaminha por se parecer muito com as escamas das tartarugas. Por isso, o nome completo do animal seria gato escama de tartaruga.
Muitas pessoas confundem o gato tricolor com o gato escaminha, afinal as duas pelagens são realmente muito parecidas. É apenas um detalhe que as diferencia: a coloração branca.
Os tricolores têm manchas brancas na pelagem, enquanto os escaminhas até têm tonalidades mais claras de laranja, como um amarelo bem claro, mas nunca o branco.
Existe ainda uma raridade entre as raridades: o gato escaminha cinza ou blue. Nesse caso, o preto fica “desbotado”, mais puxado para o cinza, e o laranja aparece mesclado em tons fortes e claros.
Se você avistar um gato escaminha filhote, pode ter quase certeza que se trata de uma fêmea. A explicação está na genética.
Falar de um gato escaminha fêmea é quase redundante. No campo da genética, as fêmeas são XX e os machos, XY. As colorações preta e laranja estão ligadas ao X e só aparecem juntas se o indivíduo for XX, ou seja, fêmea.
Por isso, a maioria quase absoluta dos escaminhas é fêmea. Porém, como para tudo existe uma exceção, alguns machos com a Síndrome de Klinefelter são XXY e podem apresentar a coloração preta e laranja.
A denominação escama de tartaruga não é uma raça. Inclusive, existem diferentes raças de gatos com esse padrão. Você já pode ter visto, por exemplo, um gato escaminha peludo da raça Persa.
O Persa escaminha possui madeixas longas e a coloração diferenciada. Não à toa, por suas características únicas, essa é uma das variedades mais raras e caras da raça.
A coloração bicolor também existe em gatos da raça Maine Coon. Imagine um felino desse tamanho com a cor escaminha? Além disso, você também pode encontrar o gato Angorá Turco e o Americano de Pelo Curto com essa cor.
No que se refere ao comportamento do gato escaminha, ele tende a ser amoroso, mas , como qualquer felino, se comporta de acordo com a criação. A interação com as pessoas da casa pode revelar um animal carinhoso, que demonstra o amor com ronronados e cabeçadas.
A característica mais marcante desse gato — a pelagem — merece muitos cuidados, mas isso não significa que ela demande muito trabalho. Basta escovar diariamente para retirar os pelos mortos.
No caso da pelagem escaminha longa, essa escovação deve ser mais minuciosa a fim de evitar nós. Você pode usar produtos específicos para felinos, sem enxágue, para a escovação dos pelos dos gatos.
Se você está se perguntando se o gato escaminha solta muito pelo, saiba que a queda dos fios não está relacionada à cor, mas ao tamanho. Os pelos curtos têm um ciclo de vida mais rápido e caem mais, enquanto os longos têm um ciclo mais longo e caem menos.
Mais uma vez, não é a coloração que determina a saúde desse felino. Os fatores genéticos, o tipo de dieta, a constância nos cuidados veterinários, o estilo de vida e o meio ambiente são os grandes influenciadores na saúde dos animais.
Sendo assim, é possível dizer que um gato escaminha Persa tende a ter problemas nos sistemas respiratório e ocular devido às características da raça (nariz achatado e olhos proeminentes). Afinal, essa é uma raça braquicefálica.
Ter um gato escaminha pode ser uma experiência incrível. Para saber mais sobre o mundo dos felinos e de outros animais, continue explorando os conteúdos do blog da Petz e aumente seus conhecimentos sobre o cuidado com pets.
A idade chega para todo mundo e com os animais de estimação, não é diferente.…
Muitos responsáveis sabem o medo e o desespero que é quando seu pet para de…
Com o passar dos anos, os gatos podem mostrar os sinais da idade. Pulos hesitantes,…
As doenças crônicas em cães e gatos são mais frequentes do que se imagina e…
Sim, o carrapato de cachorro pega em humano. Ao picar uma pessoa, o parasita pode…
É muito importante falar sobre a diferença entre pulgas e carrapatos. Afinal, saber identificá-los é…