Categories: Gatos

Gato pode usar coleira em casa ou para passear?

Gatos são animais conhecidos por apreciarem a liberdade de ir e vir aonde quiserem e quando quiserem. Por isso, alguns tutores pensam que não devem colocar qualquer acessório no animal, enquanto outros consideram super fofo. O que você acha: gato pode usar coleira?

Por que colocar coleiras em gatos?

Existem muitos motivos para colocar uma coleira em um bichano: segurança, identificação e estética. Então, o gato pode usar coleira sem problema nenhum e é possível que ele até goste!

Acessório para deixar o gato mais charmoso

A coleira é um dos acessórios para gato mais vendidos nos pet shops. Os modelos são variados, sendo mais comuns as versões feitas de tecido um pouco elástico e fecho de plástico do tipo tridente, com ou sem brilhantes. Ela deixa o bichano muito mais estiloso!

Identificação do pet

Então, qual é a função da coleira em gato? A principal é a identificação. Como os gatos são mais sorrateiros que os cães, a chance de fugirem é maior e a coleira auxilia na identificação dos tutores para que voltem para casa.

Sendo assim, se sua casa pode ter rotas de fuga para o bichano, invista em uma coleira com placa de identificação, mande gravar o nome dele e o número de seu telefone nela. Se o gato fugir e alguém achá-lo, basta ligar para o tutor ir buscá-lo. Nesse caso, o gato pode usar coleira e deve!

Segurança em passeios

Não é tão comum vermos gatos passeando na rua. Porém, se você desejar ter esses momentos com seu bichano, a coleira é um item indispensável para ele não fugir e se perder caso se assuste com algo. Então, o gato pode usar coleira para passear.

Assim como nos cães, para passear com gatos, a coleira peitoral é o acessório mais indicado para o bem-estar do bichano. Acostume-o a usá-la desde filhote, se for possível. Se o gatinho já for adulto, tenha paciência e não ache que ele vai gostar do acessório e passear tranquilamente na primeira vez que tentar.

Escolhendo o tamanho certo do peitoral

Pegue uma fita métrica e meça a circunferência torácica do bichano, passando-a por todo o tórax, logo atrás das patinhas da frente. Agora, meça a circunferência do pescoço. Anote as medidas e vá até um pet shop com a fita e escolha o modelo que desejar.

Como ensinar ao gato a colocar a coleira?

Então, como colocar coleira em gato? O primeiro passo é acostumar o bichano ao acessório. Coloque a coleira perto dele e deixe-o cheirar e passar o cheiro para ela, o que pode demorar alguns dias. Quando ele não estranhar mais a peitoral, passe a colocá-la em cima do pet por somente alguns segundos.

Com o tempo, ele vai se acostumar com o peso dela. Depois disso, o próximo passo é realmente colocar a peitoral no gatinho, oferecer um bom petisco e observar como ele se sente com o acessório. Se tudo der certo, ele estará pronto para o primeiro passeio.

Posso colocar uma coleira com guizo?

É bastante comum encontrarmos coleirinhas para gatos com um guizo pendurado nela, então pode-se pensar que se trata de um acessório adequado para o bichano. Porém, na verdade, não é bem assim.

Embora possa parecer bonito e útil, o guizo pode se tornar um fator estressante para o gatinho. Imagine um barulho acompanhando cada passo seu. Meio estranho, não é? Com o animal, ocorre o mesmo.

O gato é silencioso, e isso é necessário para a caçada dele ser bem-sucedida. O barulho constante do guizo o frustra, pois ele sabe que não vai conseguir surpreender ninguém.

Coleira antipulgas

O gato pode usar coleira antipulgas. Essa forma de proteção tem sido cada vez mais utilizada pelos tutores devido à longa duração. Algumas podem durar até oito meses e possuem um dispositivo que as solta do pescoço do pet caso ele se enrosque em algo.

Cuidados com o uso das coleiras em gatos

Embora seja um acessório muito utilizado pelos tutores, usar coleira em gato é perigoso sem a escolha de um bom material e de um tamanho maior que o do pet, além do risco de ela se enroscar em algo durante uma das estripulias do bichano.

Portanto, o ideal é comprar uma coleira de boa qualidade e seguir nossas dicas sobre como escolher o tamanho correto ou retirar o acessório quando não estiver com o animal por perto.

Existem algumas coleiras com o mesmo dispositivo que as coleiras antipulgas para a segurança do bichano. Elas também se abrem sob determinada força. A desvantagem é o preço, mas o custo-benefício é excelente pela segurança do pet.

Uma alternativa para a identificação pela coleira

A coleira não é a única forma de identificar o bichano. O microchip também tem essa função, com a vantagem de que nunca será perdido. No entanto, caso o tutor não tenha o cadastro em algum site para esse fim, seus dados não estarão disponíveis para localizá-lo caso o gato seja encontrado.

Agora, você já sabe: gato pode usar coleira! Nas lojas da Petz, você encontra os acessórios mais lindos para o bichano. Se quiser trazê-lo para experimentar, vamos adorar conhecê-lo!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como dar banho em cachorro com dermatite em casa?

As alterações de pele representam um dos problemas mais comuns nos consultórios veterinários. Geralmente, os…

11 horas ago

Conjuntivite canina? É hora de procurar um veterinário

A conjuntivite canina é uma condição comum que pode causar muito incômodo aos animais de…

1 dia ago

Esporotricose em gatos: uma perigosa doença emergente

A esporotricose em gatos é uma condição grave que pode causar diversas complicações. Causada por…

2 dias ago

Como saber se o papagaio é macho ou fêmea? Descubra

Os psitacídeos são famosos pela monogamia, isto é, uma vez escolhido o parceiro, permanecem juntos…

3 dias ago

40 lições que cachorros e gatos nos ensinam

Os benefícios de conviver com pets no dia a dia são muitos — e você…

6 dias ago

Dia Mundial da Cobra: 10 curiosidades inusitadas da espécie

As serpentes exercem um papel fundamental na natureza e estão presentes em diferentes regiões do…

1 semana ago