Categories: Sintomas

Gato sangrando pelo nariz: o que fazer?

Um gato sangrando pelo nariz (epistaxe) pode ter sofrido um trauma leve brincando, mas também pode ser algo mais sério, como um tumor ou uma doença infecciosa, que precisa ser rapidamente investigado pelo veterinário.

Mesmo que pareça algo passageiro, qualquer gato com nariz sangrando deve ser avaliado por um profissional. Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto.

Por que meu gato está com o nariz sangrando?

Ver o gato sangrando pelo nariz já desperta no responsável uma série de dúvidas sobre o que está acontecendo com o animal. Mil perguntas podem surgir em uma fração de segundos, aumentando a ansiedade.

Por isso, resolvemos listar as causas mais comuns para a pergunta: “meu gato está sangrando pelo nariz, o que pode ser?”. Observe que a maioria envolve problemas sérios de saúde, que necessitam de atenção veterinária imediata.

Traumas

Caso o pet seja daqueles que correm animados ou têm acesso sem supervisão à rua, ele pode ter batido de frente com algum objeto, na parede ou ter caído. Se a pancada foi de leve, logo o sangramento vai passar. Mas se foi um pouco mais forte, poderá precisar de uma avaliação mais detalhada de um profissional. Por isso, é fundamental levá-lo à emergência veterinária.

Corpos estranhos

Pode ser que algum pedaço de brinquedo que o gato mordiscou, um pedaço de grama ou mato tenha penetrado na narina dele e machucado a mucosa nasal. Nesse caso, o corpo estranho precisa ser retirado pelo veterinário. Não tente remover em casa, isso poderá machucar ainda mais o animal.

Infecções respiratórias

Algumas doenças do trato respiratório, principalmente as fúngicas – como a criptococose e a esporotricose – machucam a mucosa nasal e podem deixar o gato com nariz inchado e sangrando. O quadro deve ser investigado com rapidez, para a segurança de todos. Nesse caso, vale lembrar da importância do cuidado no manuseio dessa secreção. Para isso, utilize sempre luvas.

Aumento da pressão do sangue

A hipertensão é uma doença silenciosa, que pode deixar o gato sangrando pelo nariz. Como é algo que o responsável não percebe até que os sinais se manifestem, o ideal é ter uma rotina de check-ups para a detecção precoce do problema.

Envenenamento

Alguns venenos, como aqueles usados para exterminar os ratos, são capazes de causar sangramentos. Embora existam antídotos para os raticidas, ainda assim podem levar o pet ao óbito. Então, ao notar o sangramento e tendo a possibilidade de ingestão desse tipo de substância, leve imediatamente o pet ao veterinário. Assim, o profissional pode agir de forma rápida.

Tumores ou pólipos nasais

Os gatos são animais predispostos a terem pequenas formações verrucosas, chamadas de pólipos, nas mucosas nasais e nasofaríngeas. Isso pode deixar o gato sangrando pelo nariz, assim como os tumores.

Doenças de coagulação

É muito comum que os animais tenham algumas doenças que levam aos distúrbios da coagulação. Nesse caso, é possível ver o gato sangrando não só pelo nariz, mas também pela urina, fezes ou vômitos.

Intoxicação

Como os gatos são muito curiosos, o responsável precisa ter cuidado com produtos de limpeza e com plantas tóxicas. Ao menor descuido, o animal pode ter contato com eles e ficar intoxicado, apresentando vômitos, diarreia, incoordenação motora e sangramentos diversos.

Quando o sangramento nasal em gatos é grave?

Se você perceber que o gato sangra sem parar e o sangramento é tão abundante que atrapalha a respiração do animal ou que ele apresenta outros sintomas, é fundamental contar com a avaliação imediata do médico-veterinário.

Mesmo que você tenha visto o gato cair ou bater em alguma coisa e ache que o sangramento vai parar logo, não arrisque. Ele pode ter uma fratura nos ossos da face, causando o sangramento e muita dor no animal. Em qualquer caso, leve-o para um atendimento veterinário de emergência.

O que fazer ao ver seu gato sangrando pelo nariz?

No geral, o que fazemos com as crianças também vale para os animais: pegue um pano limpo e faça uma pequena pressão acima do focinho, inclinando a cabeça do animal para baixo, evitando que o sangue escorra para trás e sufoque o gato.

No entanto, como os felinos não são de fácil manejo, pode ser que ele não deixe o responsável fazer tais manobras. Nesse caso, não insista, isso pode estressar o animal e piorar ainda mais o sangramento e o padrão respiratório. O melhor é levá-lo para o veterinário.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico e o tratamento devem ser feitos somente pelo profissional. Ao receber o animal sangrando pelo nariz, ele irá fazer uma série de perguntas ao responsável para direcionar quais exames serão necessários: raio-x ou tomografia são úteis em caso de tumores, fraturas e pólipos, por exemplo.

Ele também pode realizar a aferição da pressão arterial ou solicitar exames de sangue para descartar doenças sistêmicas. Outra forma de diagnóstico é a rinoscopia para a detecção de pólipos, tumores ou corpos estranhos.

Já o tratamento indicado pelo profissional vai depender do que está causando o sangramento no nariz do gato. Isso inclui o uso de medicamentos ou a retirada do corpo estranho.

Cuidados para evitar problemas com a saúde do gato

Claro que acidentes acontecem, mas alguns podem ser evitados. Mantenha a casa do animal segura, evite tapetes que escorreguem e prateleiras muito altas. Isso previne que o gato se machuque.

É importante que o responsável não tente usar fórmulas milagrosas e nem dê ouvidos a mitos, pois pode prejudicar ainda mais a saúde do gato. Também é importante vacinar o animal anualmente e fazer os check-ups que o veterinário solicitar.

Saiba mais sobre cuidados com felinos no blog da Petz

Agora você já sabe o que fazer com o gato sangrando pelo nariz. Para continuar aprendendo sobre bem-estar e saúde felina, continue navegando no blog da Petz. Já para um acompanhamento profissional, conte com a clínica Seres — temos unidades espalhadas pelo Brasil.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

A focinheira para cachorro é obrigatória? Entenda o que diz a lei

A focinheira para cachorro é frequentemente associada a cães bravos ou situações extremas. Na prática,…

3 dias ago

Hepatite infecciosa canina: o que você precisa saber

A hepatite infecciosa canina é uma doença que pode ser grave. A condição costuma se…

3 dias ago

Perigo silencioso: conheça melhor a diabetes em cães

A detecção precoce da diabetes em cães é um grande desafio para responsáveis e veterinários.…

3 dias ago

Câncer de mama em cadelas: um guia completo

Infelizmente, o câncer de mama em cadelas é um dos tumores mais comuns nas fêmeas…

4 dias ago

Infecção urinária em cães: será que é grave?

Pode começar como uma incontinência urinária ou com a lambedura excessiva das genitais. Ou talvez…

4 dias ago

Dor muscular em cachorro: como identificar esse problema?

A dor muscular em cachorro é mais comum do que parece, mas muitas vezes os…

5 dias ago