gato troca de dente felino
Por mais que, hoje, os felinos se alimentem de ração e não mais a carne crua que caçavam, os dentes continuam sendo muito importantes. Por isso, ao perceber que um dente do gato caiu, é normal ficar preocupado. Mas será que isso é comum? Gato troca de dente?
Chamamos uma especialista no assunto e respondemos essas e outras perguntas sobre o tema. Aprenda!
Sim, gato troca de dente! Na verdade, o ciclo dos dentes dos gatos é muito similar ao dos humanos. Quando nascem, os bichanos não possuem dente nenhum. A partir de sua terceira semana, começam a crescer os primeiros dentes decíduos, os populares dentes de leite.
“À medida que se desenvolvem, esses dentes de leite do gatinho dão espaço à dentição definitiva”, explica a médica-veterinária da Petz, Dra. Thalita Rocha. A troca por dentes permanentes começa com 3 meses de idade, e pode durar até os 7 meses.
Assim como nos humanos, a troca de dente de gato pode causar algum desconforto. Geralmente, pode coçar e até doer. Por isso, o tutor deve ficar atento aos sinais do pet, para aliviar seu mal-estar. É possível que nesta fase o gato apresente os seguintes sintomas:
Já sabemos que trocar de dente pode ser bem difícil para os bichanos. Mas como podemos ajudar os pets nesse momento?
“Muitas vezes, para aliviar esses sintomas, o gato pode morder objetos comuns de sua casa. Para evitar riscos à saúde do pet, cabe ao tutor a aquisição de brinquedos atóxicos próprios para felinos feitos de plástico ou borracha. Também é recomendado o fornecimento de ração úmida neste período”, explica a Dra. Thalita.
O acompanhamento com um médico veterinário também é recomendado, visto que ele poderá identificar possíveis problemas com o bichano.
Todos os gatos domésticos trocam de dentes decíduos para dentes permanentes. Se o gato não perder o dente de leite, isso pode complicar a saúde do pet.
“A persistência dos dentes decíduos após o sétimo mês de vida é muito frequente. Isso pode gerar problemas como mal posicionamento e desgaste dos dentes, além de traumas na gengiva”, comenta a Dra. Thalita.
Em alguns casos, é necessária a extração do dente decíduo, que deve ser sempre feita por um especialista. Assim, levar o bichano em um médico-veterinário para um check-up em sua dentição é sempre recomendado.
Apesar dos dentes de leite caírem em algum momento, especialistas recomendam que a escovação se inicie antes mesmo da troca pela dentição definitiva. Assim, cria-se uma rotina de higiene bucal no pet, que vai estar acostumado com a prática.
“A placa bacteriana e acúmulo de resíduos alimentares são as principais portas para desenvolvimento de doenças dentárias” explica a Dra. Thalita.
“A falta de escovação pode causar dores nas gengiva, mau hálito e, em casos mais graves, infecções e perda de dentes, impactando diretamente na saúde e qualidade de vida do pet” complementa a veterinária.
Vale lembrar que existem escovas e cremes dentais específicos para gatos, que podem ser adquiridos em nosso Pet Shop on-line ou nas nossas lojas especializadas.
Ah, vale lembrar que, em caso de dúvidas ou qualquer sintoma de alteração nos dentes dos gatos, um veterinário deve ser consultado o quanto antes. Só assim é possível garantir que seu pet terá um tratamento adequado e poderá se deliciar com sua ração favorita tranquilamente.
Ter um cachorro é sinônimo de companhia e momentos de alegria. Por isso, cada vez…
De acordo com a OMS, o Brasil tem cerca de 30 milhões de animais abandonados.…
O Betta é muito popular entre os aquaristas, principalmente os iniciantes. Entretanto, ele também possui…
Um cachorro com febre é um sinal de alerta. Assim, é importante saber identificar os…
Plantar laranja em vaso não só proporciona frutas suculentas, mas também enriquece o ambiente com…
Muitas vezes, espera-se que o comportamento do felino fique mais sereno após a castração. De…