Gatos Raças

Miado de gato: entenda o que seu bichano quer dizer

Publicado em 25 de novembro de 2022

Tempo de leitura: 4min

A comunicação entre tutor e pet é essencial para um bom relacionamento. Porém, o jeito diferente e um tanto engraçado do bichano “falar” pode dificultar a conversa. Entre ronronados, brincadeiras, carinhos e miado de gato, a linguagem do felino pode ser um verdadeiro mistério.

miado de gatos

Você já pensou no significado do miado de gato? Pode ser que ele esteja querendo um pouco de atenção ou até esteja indicando que algo está o incomodando. 

Se você está tentando decifrar a linguagem do seu pet, veio ao lugar certo. Consultamos uma especialista para ajudar a desvendar o mistério por trás do miado de gato. Continue lendo para aprender mais. 

A comunicação do gato

Mesmo quem nunca conviveu com um bichano provavelmente sabe como é um miado de gato. Esse meio de expressão do felino é tão comum que muitos acreditam ser uma forma de conversar entre si. 

No entanto, de acordo com a Dra. Suelen Silva, médica-veterinária da Petz, um gato miando não é comum no mundo animal. “Entre gatos, a comunicação ocorre por meio de uma complexa linguagem, que envolve expressões faciais e corporais”, explica. Ou seja, miar é um jeito de se comunicar apenas com os humanos. 

Segundo a Dra. Suelen, essa diferença se dá por motivos evolutivos. No decorrer dos anos, o gato teve que inventar um jeito de chamar a atenção dos tutores e se fazer entender. Assim, foi desenvolvido o miado de gato. “Com o tempo, ele aperfeiçoou o miado”, complementa a veterinária. 

No entanto, mesmo que esse meio de comunicação seja exclusivamente para conversar com humanos, ainda pode ser um tanto confuso. Isso porque, dependendo do jeito com que ele é entonado ou do momento em que é emitido, pode ter significados diferentes.

Um pouco confuso, não é mesmo? Se você está tendo dificuldade para entender seu amigo peludo, continue lendo para aprender a decifrar miado de gato filhote e adulto. 

Miado de gato: o que significa?

Quem nunca desejou ter um tradutor para poder conversar com o pet? Com algum conhecimento e boa dose de atenção, não é tão difícil decifrar seu melhor amigo. A Dra. Suelen explica quais são os significados dos principais tipos de miado de gato. Dê uma olhadinha a seguir.

Miado alto

Se o seu gatinho está miando durante muito tempo pela casa, saiba que isso pode significar que ele deseja a sua atenção. Em outras palavras, é um tipo de miado de gato manhoso.

miado de gato pet 

É a forma que o seu bichano encontrou de dizer: “ei, olha para mim! Estou precisando de você!”. Pode ser que ele deseje sair, esteja com dor ou algum incômodo.

Miado baixo

Agora, se o miado é baixo, a Dra. Suelen informa que o bichano pode estar com fome ou tem outra necessidade. Isso porque, grande parte das vezes, o gato mia baixo para mostrar que precisa usar a caixa de areia, mas ela está muito suja ou inacessível.

Se você perceber esse tipo de miado, dê uma olhadinho e descubra onde o seu gatinho está. Caso esteja perto da caixa de areia suja, essa é a sua deixa para deixar tudo do jeitinho que ele gosta.

Gato miando curto

Sabia que, quando os miados são muito curtos, geralmente, o gato está se cumprimentando? É como se ele dissesse: “oi! Tudo bem?”. Esse tipo de miado ocorre quando o tutor volta para casa ou desperta de manhã.

Inclusive, se você receber visitas em casa, essa é a forma do seu gatinho os recepcionar. É uma maneira educada dele mostrar de quem é casa, não é mesmo?

Miado em excesso e longo

Percebeu que o seu felino está miando em excesso, com a entonação bem longa? Cuidado! Essa é a forma do bichano mostrar que está incomodado ou bravo com alguma coisa.

Pode ser uma dor ou uma situação desconfortável para o pet, como um colo em um momento indesejado. Por isso, nessa hora, o melhor é manter distância e respeitar o desejo do amiguinho.

Com este guia, fica mais fácil entender a língua do seu melhor amigo! Porém, vale lembrar: essas indicações funcionam para o dia a dia e não devem ser seguidas caso seu pet esteja passando por um problema. O miado de gato no cio ou doente tem padrões bem diferentes dos que já citamos

Saiba que seu pet pode criar outros tipos de sinais além do miado de gato grande, pequeno, etc. A cauda, a postura corporal, as orelhas e o bigode podem indicar alguma coisa. Com o passar do tempo e o estreitamento da relação entre tutor e bichano, vocês podem criar formas únicas de comunicação.

Tudo é uma questão de observação. Com o tempo, você ficará expert em decifrar os sinais do seu amigo. Tem alguma curiosidade sobre miado de gato? Acesse o nosso blog e tire várias dúvidas.

miado de gato

Agora, se precisar de um lugar para encontrar tudo o que precisa para mimar o seu gatinho, não procure mais! O site da Petz é o paraíso de qualquer tutor. Venha conferir.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog