Miado de gato: aprenda a se comunicar e a entender seu pet!

Postado por PETZ, em 24/03/2021

Gatos
Miado de gato: aprenda a se comunicar e a entender seu pet!

A comunicação entre tutor e pet é essencial para um bom relacionamento. Porém, o jeito diferente e um tanto engraçado dos bichanos pode dificultar a conversa. Entre ronronados, brincadeiras, carinhos e miado de gato, a linguagem do felino pode ser um verdadeiro mistério a ser desvendado! 

Se você está tentando decifrar a linguagem do seu pet, está no lugar certo. Consultamos uma especialista para ajudar a desvendar o miado de gato! Continue lendo para aprender mais. 

A comunicação dos gatos

Mesmo quem nunca conviveu com um bichano provavelmente sabe como é um miado de gato. Esse meio de expressão dos felinos é tão comum que muitos acreditam ser uma forma que eles utilizam para conversar entre si. 

No entanto, de acordo com a Dra. Suelen Silva, médica-veterinária da Petz, um felino miando não é comum no mundo animal. “Entre gatos, a comunicação é por meio de uma complexa linguagem que envolve expressões faciais e corporais”, explica. Ou seja, miar é um jeito de se comunicar apenas com os humanos. 

Segundo a Dra. Suelen, essa diferença se dá por motivos evolutivos. No decorrer dos anos, os gatos tiveram que inventar um jeito de chamar a atenção dos tutores e se fazer entender. Nasce, assim, o miado de gato. “Com o tempo, eles aperfeiçoaram os miados”, complementa a veterinária. 

No entanto, mesmo que esse meio de comunicação tenha sido exclusivamente para conversar com humanos, ainda pode ser um tanto confuso! Se você está tendo dificuldade para entender seu amigo peludo, continue lendo para aprender a decifrar miado de gato filhote e adulto. 

Miado de gato: o que significa?

Quem nunca desejou ter um tradutor para poder conversar com seu pet? Com algum conhecimento e uma boa dose de atenção, não é tão difícil decifrar seu melhor amigo. A Dra. Suelen explica quais são os significados dos principais tipos de miados.

  • Miado alto: se o bichano está dando miando alto e compridos pela casa, significa que ele deseja atenção imediata. Ou seja, é um miado de gato manhoso. É a forma de o pet dizer: “Ei, olha para mim, estou precisando de você!”. Pode ser que ele deseje sair, esteja com dor ou algum incômodo;
  • Miado baixo: se o miado é baixo, a Dra. Suelen informa que o bichano pode estar com fome ou tem outra necessidade. Muitas vezes, o gato mia baixo quando precisa usar a caixinha de areia e ela está suja ou inacessível. Verifique se está tudo confortável para seu amigo;
  • Gato miando curto: um ou muitos miados curtos geralmente significam que o gato está cumprimentando. É como se ele dissesse: “Oi! Tudo bem?”. Geralmente, esse tipo de miado ocorre quando o tutor volta para casa ou desperta de manhã; 
  • Miado em excesso e longo: se o felino está miando dessa forma, significa que é o miado de um gato bravo ou incomodado. Pode ser uma dor ou uma situação desconfortável para o pet, como um colo em um momento indesejado. 

 

Com este guia, ficará mais fácil entender a língua do seu melhor amigo! Mas vale lembrar: essas indicações funcionam para o dia a dia e não devem ser seguidas caso seu pet esteja passando por um problema. O miado de gato no cio ou se ele está doente terá padrões bem diferentes dos acima. 

Saiba que seu pet pode criar outros tipos de sinais além do miado de gato grande, pequeno, etc. Sua cauda, postura corporal, orelhas e bigode podem indicar alguma coisa para você. Com o passar do tempo e o estreitamento da relação entre tutor e bichano, vocês podem criar formas de comunicação únicas!

Tudo é uma questão de observação. Com o tempo, você ficará expert em decifrar os sinais do seu amigo! Tem alguma curiosidade sobre miado de gato? Pergunte para nós, da Petz, nos comentários!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *