Cães

Qual a melhor coleira para cachorro grande

Publicado em 09 de abril de 2020

Tempo de leitura: 4min

Como todo mundo sabe, o uso de coleira é muito importante para identificação do pet, mas muito mais que isso, é importante também para a segurança e conforto na hora de passear. Com tantas opções no mercado, às vezes fica difícil saber qual a melhor coleira para cachorro grande

cachorro marrom com coleira

Pois, além de haver dificuldade em encontrar tipos específicos que se adequem ao tamanho do cachorro, existem também as inúmeras opções com distintas funções. Por esse motivo, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo a conhecer os melhores tipos de coleira e a finalidade de cada uma delas. 

Principais tipos de coleira para cachorro de porte grande

Pensando exclusivamente em pets de porte grande, coleiras que oferecem maior resistência, conforto, segurança e ergonomia são as mais indicadas. Assim, ao caminhar com o cão pelas ruas, é garantido um passeio seguro e sem surpresas. 

E, para isso, antes de inaugurar a nova coleira no passeio com seu filho de quatro patas, deixe que ele se adapte ao novo objeto. Portanto, apresente o item ao pet e deixe que ele circule pela casa com a nova coleira. 

Também observe se está desconfortável, ou seja, se não está muito apertado, largo, ou até mesmo enforcando seu filho de quatro patas. Confira o fabricante — produtos certificados e vendidos em lojas mais populares são mais confiáveis.

Agora que demos algumas dicas de melhor adaptação, a seguir, as melhores opções para você saber qual a melhor coleira para cachorro grande:

Coleira tradicional

A coleira de cachorro tradicional é a mais popular entre todas. Fácil de encontrar, com diversas opções de cores, tamanhos, formatos e material, essa coleira tem como principal objetivo usar com plaquinha para identificação do pet. 

Além disso, não é necessário tirar e colocar o tempo todo, como é o caso dos outros tipos de coleira para cachorro grande. Por ser mais básica do que as outras e não possuir tanta segurança, essa coleira é usada principalmente para pets que já são acostumados a passeios e se comportam de modo tranquilo nas caminhadas.

cachorro pitbull olhando para a câmera

Coleira peitoral

Indicada para todos os tipos e tamanhos de pet, a coleira peitoral não possui grandes restrições. Usada normalmente para treinar o pet, já que ela possui maior controle na hora dos puxões e controle de adestramento, essa coleira é ótima para pets mais desatentos e desobedientes.

Cães idosos e com mais dificuldade de locomoção também se adaptam super bem a essa coleira, justamente pelo maior controle na hora de se locomover com o pet.

Enforcador

Muito usada por adestradores, é uma coleira não recomendada por diversos motivos, entre eles o fato de machucar o animal. Além desse motivo, quando punidos e puxados pelo enforcador, o pet não sabe a razão de estar sendo puxado, pois esse método é usado exclusivamente como punição, e não como orientação. 

Se o seu filho de quatro patas tem o hábito de puxar a coleira e ele tem muita força, priorize coleiras arnês anti-puxões e de adestramento. Com ela, você tem maior controle sobre o peludo e não o machuca. 

Guia retrátil

Apesar de ser super confortável e dar maior liberdade para o cão ,ela serve exclusivamente para cachorros de porte pequeno, pois eles não possuem muita força e, portanto, não existe o risco de arrebentar o guia. 

Então, se você tem dúvidas de qual a melhor coleira para cachorro grande, dê preferência para as que trazem maior segurança e não correm o risco de arrebentar, como o caso do guia retrátil.

Focinheira

Se o seu pet é de porte grande e tem força suficiente para machucar alguém, é obrigado por lei que ele use focinheira. Raças como Rottweiler e Pittbul, por exemplo, são alguns dos tipos de pet com porte grande obrigados a usar. 

Pastor alemão e American Stafforshire Terrier são outros exemplos. Confira a legislação do estado onde você mora, assim, você evita multas e garante a segurança de pessoas na rua. 

E para saber qual é a melhor coleira para cachorro grande, confira os materiais disponíveis, assim, você garante o conforto do pet mesmo usando focinheira e coleira.

labrador com coleira

Depois de conferir essas dicas e saber qual é a melhor opção para o peludo, confira no blog da Petz outras dicas de bem-estar e saúde animal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog