Não é exagero dizer que muitos animais de estimação fazem parte da rotina da família, construindo memórias e laços afetivos duradouros. Por isso, a perda de um pet pode ser extremamente dolorosa para todos, deixando muita saudade e tristeza para trás. Nesse caso, buscar como homenagear o pet que morreu pode te ajudar a lidar com o luto.
Tatuagens, cantos da memória em casa e até ações solidárias são alguns exemplos de ações que ajudam a honrar tudo o que vocês viveram. Mais do que se despedir, é uma maneira de manter viva a presença daquele animal, que marcou a sua história. Confira, a seguir, 5 ideias de homenagem para o animal que já se foi.
Gravar na pele um símbolo que represente o pet é uma forma íntima e duradoura de lembrar tudo o que ele significou. Pode ser o nome, uma pata, a silhueta, algo que remeta à personalidade dele ou uma caricatura realista.
Com uma tatuagem para o pet, você consegue eternizar esse sentimento especial que construíram em vida e carrega ele para onde você for.
Reservar um canto especial em casa para homenagear o animal pode trazer conforto. Vale usar fotos, brinquedos, coleiras ou objetos que fizeram parte da rotina. Esse espaço não precisa ser triste, tudo bem? Ele pode servir como um lembrete silencioso do amor compartilhado e da conexão que permanece, mesmo após a partida.
Muitas vezes, as palavras que não conseguimos dizer em vida podem ser colocadas no papel. Escrever uma carta para o pet pode ser um exercício terapêutico, sendo uma ótima forma de agradecer, contar como ele fez diferença e expressar o que ficou guardado.
É especialmente útil para aqueles tutores que, infelizmente, não conseguiram se despedir do seu animal. De toda forma, lembre-se que ele foi amado e sentia todo o seu carinho.
Transformar a saudade em gesto é uma maneira bonita de honrar a memória do pet. Doar ração, brinquedos, cobertores ou contribuir financeiramente com organizações que cuidam de outros animais pode dar novo sentido à dor e abrir espaço para que o amor continue em movimento. Uma outra dica é fazer essa doação em homenagem ao pet que se foi, tornando tudo ainda mais especial.
Separar um tempo para reunir registros, imprimir fotos e montar um álbum pode ser um processo cheio de afeto. Reviver momentos marcantes — desde os mais simples até os mais engraçados — ajuda a fortalecer a lembrança e manter viva a memória, de uma maneira que você poderá revisitar sempre que quiser.
Um colar com pingente é uma homenagem singela, que carrega um grande peso. Seja uma pata ou o nome do animal, não faltam opções para homenageá-lo com jóias e bijuterias. Dessa forma, você também pode tê-lo por perto a todo momento, sentindo o amor que sempre vai carregar no seu coração.
Cada pessoa vive a perda de um pet de um jeito. Não existe forma certa ou errada de sentir, lembrar e homenagear. O importante é respeitar o próprio tempo, acolher os sentimentos e encontrar maneiras de manter por perto aquilo que nunca deixa de ser amor.
Pensando nisso, a Petz TV entrevistou alguns colaboradores do escritório Petz e perguntou o que eles diriam ao animal de estimação que já se foi. Afinal, ao compartilhar a dor, também se cura. Confira o vídeo, a seguir:
Mesmo após a morte, o seu pet e as memórias que vocês construíram juntos continuam com você. Para conferir mais dicas para encarar o luto ou ajudar o animal que está sofrendo com a perda de alguma pessoa ou outro pet, confira mais artigos do blog da Petz.
Todo responsável já se perguntou, em algum momento: “Como saber se meu pet está com…
Um cachorro com olho irritado e remelando, além de vermelho e inchado, não é normal…
O medo é uma resposta fisiológica que faz parte do instinto de sobrevivência. Porém, muitas…
Assim como os humanos, os cães podem apresentar rouquidão e até perder a voz. O…
A esporotricose em cães é causada pelo fungo do gênero Sporothrix, sobretudo o Sporothrix brasiliensis…
Um gato sangrando pelo nariz (epistaxe) pode ter sofrido um trauma leve brincando, mas também…