pelagem de gatinhos
Mais do que companheiros, os animais de estimação desempenham um papel significativo na saúde mental e no equilíbrio emocional de seus tutores. Eles oferecem apoio emocional, alívio do estresse e uma sensação de propósito, especialmente em momentos de desafio, como a pandemia de Covid-19, por exemplo.
Durante esse período, muitas pessoas recorreram aos pets para ajudar a aliviar o estresse e a solidão. Uma pesquisa realizada pela Petz, em parceria com o instituto IMO Insights, comprovou a importância dos animais de estimação para a saúde mental dos seus tutores. Acompanhe para saber mais.
Os pets e a pandemia
A pandemia de COVID-19 trouxe uma série de desafios emocionais, incluindo isolamento social, preocupações com a saúde e incertezas econômicas. Para enfrentar as dificuldades desse período, muitas pessoas decidiram se beneficiar da companhia de um pet.
Para se ter uma ideia, combater a solidão e ter um amigo fiel em casa, entre outros benefícios, motivaram 41% dos tutores a comprarem ou adotarem um pet durante a pandemia, de acordo com a pesquisa realizada.
Benefícios para a saúde mental
O aumento na procura por um animal de estimação, num período desafiador, revela que eles podem ser uma fonte valiosa de suporte emocional, oferecendo carinho, conforto e uma sensação de segurança. Isso é ainda mais significativo quando as interações sociais se tornam limitadas.
A necessidade de toque e interação física é inerente à natureza humana e os pets satisfazem isso, de uma maneira segura e recompensadora. É uma forma de demonstração de amor, carinho e conexão emocional.
Além de terapêutico, isso pode aumentar os sentimentos de tranquilidade, felicidade e satisfação, melhorando o bem-estar emocional dos tutores. Mais da metade dos entrevistados afirmaram que a troca de carinho com seus pets realmente traz calma.
Isso é comprovado cientificamente. A ciência explica que brincar com um cachorro ou acariciar um gato, por exemplo, faz o corpo a liberar endorfinas, o que diminui o cortisol, o hormônio do estresse. Daí essa sensação.
Perguntados sobre esse tema, 47% dos tutores revelaram que seus pets são ótimos aliados no combate ao estresse. Outros 36% afirmaram que seus animais são benéficos também no controle de ansiedade e depressão e 27% disse que ajudam também na autoconfiança.
De forma geral, a pesquisa mostrou a força dos pets como um elemento relevante na busca pelo equilíbrio e saúde mental para os tutores atuais. Essa importância se tornou ainda mais evidente no pós-pandemia. Além dos já mencionados, listamos outros benefícios:
Responsabilidade e comprometimento
Ou seja, ter a companhia de um pet é, comprovadamente, tudo de bom. Mas é importante ressaltar que é preciso ter muita responsabilidade e comprometimento antes de levar um animal de estimação para casa.
Cuidar do bem-estar do seu animal de estimação, fornecendo-lhe o amor, a atenção, os cuidados médicos e o ambiente adequado para garantir que ele também tenha uma vida saudável e feliz é fundamental.
A relação entre os tutores e animais de estimação é mutuamente benéfica, e com o cuidado adequado, pode ser uma fonte valiosa de apoio emocional e melhoria da saúde mental. Todos saem ganhando.
Quem já sabe desses benefícios é a Geração P, o grupo de tutores que elevaram os cuidados com os pets no Brasil. Saiba mais dessa tendência com a Petz TV:
Agora que você conheceu alguns dos benefícios que os pets trazem para os seus tutores, que tal conferir outros conteúdos? No blog da Petz você aprende a cuidar da saúde e do bem-estar do seu animal de estimação, garantindo a companhia dele por muitos anos. Acompanhe as novidades.
A focinheira para cachorro é frequentemente associada a cães bravos ou situações extremas. Na prática,…
A hepatite infecciosa canina é uma doença que pode ser grave. A condição costuma se…
A detecção precoce da diabetes em cães é um grande desafio para responsáveis e veterinários.…
Infelizmente, o câncer de mama em cadelas é um dos tumores mais comuns nas fêmeas…
Pode começar como uma incontinência urinária ou com a lambedura excessiva das genitais. Ou talvez…
A dor muscular em cachorro é mais comum do que parece, mas muitas vezes os…