Dicas

Instrumentos de jardinagem: 6 itens que não podem faltar em sua casa!

Um jardim bonito e saudável é sempre um cenário de encher os olhos, e não é de se estranhar que tantas pessoas queiram ter flores em sua casa. Se você está buscando cuidar bem de suas plantas, saiba que para ter sucesso nessa empreitada é preciso dedicação e bons instrumentos de jardinagem.

Seja um pequeno vaso ou um grande quintal, flores precisam de cuidados. E para ajudar nesta função, um boa caixa de ferramentas para jardinagem é essencial.

A seguir, veja as recomendações do Dr. Planta da Petz Márcio Alexandre, sobre quais são os principais itens para fazer a manutenção correta do seu jardim.

1. Escardilho ou ancinho

Este é um dos instrumentos mais clássicos da jardinagem. Se você é um apaixonado pelas plantas, ter um escardilho é essencial! Quando compramos um vaso ou vamos cuidar do jardim, muitas vezes a terra está compacta e um tanto dura. É quando o ancinho entra em ação!

Ele serve para afofar a terra, tornando o solo mais aerado e fofinho. Esse é o primeiro passo para a planta crescer saudável e bonita! O escardilho também é utilizado para misturar ou adicionar adubos, substratos e fertilizantes à terra.

Ele mexe no solo de maneira equilibrada, distribuindo os nutrientes por igual e tornando o solo perfeito para qualquer vegetal.

2. Luvas de jardinagem

As luvas são necessárias para qualquer jardineiro. Mexer com a terra pode fazer uma grande bagunça, e as luvas de jardinagem permitem que você “meta a mão na massa” sem se sujar. Mas não só isso: elas não só previnem a sujeira como protegem suas mãos.

Plantas como amoreiras, cactos e roseiras possuem espinhos que devem ser evitados. Outras espécies podem causar reações alérgicas. Por isso, se for mexer na terra, já sabe: coloque suas luvas de jardinagem!

3. Pá

A pá é um das ferramentas de jardinagem essenciais para se cuidar da terra! Ela é tão importante que, provavelmente, é o primeiro que vem à sua mente quando você pensa em instrumentos de jardinagem, não é mesmo?

A pá possui uma série de funções. A primeira delas, é claro, é mover a terra ao transportar uma planta ou começar um vaso novo. A pá também auxilia a soltar a muda dos vasos para, na hora do transporte, não afetar as raízes. Há dois tipos principais de pás:

  • Pá larga: uma pá mais ampla e grossa. Ela é ideal para vasos grandes e para transportar grandes quantidades de terra,
  • Pá estreita: menor e mais delicada, a pá estreita é utilizada para vasos menores. Com ela, é possível soltar a planta do vaso sem problemas.

4. Arrancador de inço

Este instrumento curioso é outro ótimo item para quem busca boas ferramentas para jardinagem e paisagismo. Sua forma, à primeira vista, parece uma chave de fenda. Porém, seu desenho particular possui um desenho em “V” na ponta.

Este é o segredo: o arrancador de inço é utilizado para tirar ervas daninhas e outros vegetais que não são bem-vindos.

Com seu formato único, o arrancador de inço retira somente o indesejado, e não interfere na raiz de sua planta! Portanto, saiba como cuidar de plantas para que a sua amiguinha cresça forte e saudável.

5. Tesoura de poda

Que a poda é essencial para a jardinagem, todo mundo sabe. Ela retira os galhos velhos e dá força para a planta. Mas você sabia que há uma tesoura especial para realizar a poda? Isso mesmo! Essa tesoura foi pensada especialmente para a jardinagem.

Seu desenho parece um pouco com um alicate. Isso permite que você corte o que for necessário de maneira fácil e prática: desde pequenos ramos até galhos mais grossos.

Além disso, a lâmina encurvada da tesoura de poda faz um corte especial. Com ele, os galhos não se tornam uma porta de entrada para fungos e bactérias!

6. Borrifador ou pulverizador

Para se ter uma planta saudável, regar é muito importante. Mas, você sabia que a água deve cair de forma específica na planta? Para isso existem os borrifadores e pulverizadores!

Portanto, se espalham a água de forma similar à chuva, distribuindo-a igualmente por todo o solo. Essa é a melhor maneira de regar sua planta!

O borrifador é mais simples. Com ele, é necessário apertar a alavanca toda vez que desejar um jato de água. O pulverizador é um item mais completo. Ele trabalha com pressão prévia.

Você dá alguns empurrões na alavanca de cima e basta apertar por quanto tempo quiser.

Além disso, os pulverizadores permitem maior controle na intensidade do jato d’água. Especialistas recomendam que os jardineiros tenham dois pulverizadores em casa: um para água e fertilizantes e outro para pesticidas e inseticidas.

Bom, agora que você já sabe quais os principais instrumentos de jardinagem, é hora de botar a mão na massa, ou melhor, na terra!

Está buscando alguns itens para seu jardim? Na Petz, você encontra tudo para plantas, desde mudas e sementes até instrumentos especiais! Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Dicas de como plantar framboesa em casa

Se você é movido pela curiosidade e tem certa habilidade no jardim, aproveite para aprender…

24 horas ago

Como cuidar de manjericão da forma correta?

Se você gosta de ter uma horta em casa, aprender como cuidar de manjericão pode…

1 dia ago

Como acabar com formigas nas plantas: solução definitiva

É comum alguns insetos parecerem na sua casa, mesmo que você cuide da limpeza do…

2 dias ago

Guia prático de como cuidar de samambaia

Se você quer saber como cuidar de samambaia, ficará feliz em saber que essa não…

2 dias ago

15 dicas práticas para diminuir a ansiedade em cachorro

Ansiedade em cachorro é um problema real e cada vez mais comum. Estudos encomendados pela…

4 dias ago

Saúde e sabor: como plantar alecrim em casa

Se tem algo que facilita o cotidiano é ter tudo sempre à mão, principalmente quando…

5 dias ago