Meu pet morreu, o que fazer? Além do luto, surge a questão prática. Perder um animal de estimação é uma experiência dolorosa, comparável à perda de um membro da família. Neste guia, abordaremos as opções disponíveis, desde as mais tradicionais até as mais modernas, para te ajudar a tomar a melhor decisão nesse momento difícil.
1. Cremação: Uma escolha popular e repleta de significado
A cremação é uma das opções mais escolhidas pelos tutores que desejam prestar uma homenagem digna ao seu pet. O processo consiste em transformar o corpo do animal em cinzas através de altas temperaturas.
Vantagens da cremação:
Onde encontrar: Crematórios especializados em animais de estimação estão cada vez mais comuns nas grandes cidades. Consulte clínicas veterinárias e pet shops para obter indicações.
2. Enterro: Uma forma tradicional de honrar a memória do seu pet
O enterro é uma opção tradicional e carregada de simbolismo. Permite que você escolha um local especial para sepultar o seu pet, seja no quintal de casa, em um cemitério de animais ou em um sítio.
Vantagens do enterro:
Onde encontrar: Cemitérios de animais estão disponíveis em algumas cidades, oferecendo serviços de sepultamento e manutenção dos túmulos. Consulte o mais próximo a você.
3. Doação para fins científicos: Uma forma de contribuir para a ciência e ajudar outros animais
A doação do corpo do seu pet para fins científicos é uma opção altruísta que pode contribuir para o avanço da medicina veterinária e ajudar outros animais.
Vantagens da doação:
Onde encontrar: Universidades e instituições de pesquisa que possuem cursos de medicina veterinária costumam aceitar doações de corpos de animais para fins científicos. Entre em contato com essas instituições para obter informações sobre o processo de doação.
4. Outras opções: Centro de controle de zoonoses
Além das opções mencionadas acima, muitas prefeituras oferecem o serviço de retirada e destinação correta dos corpos de animais falecidos. Neste caso, contate os órgãos locais para conferir como proceder com o corpo e agendar a retirada.
A escolha do que fazer com o corpo do seu pet é uma decisão pessoal e deve ser tomada com calma e reflexão. Leve em consideração seus valores, crenças e o que você acredita que seria a melhor forma de honrar a memória do seu companheiro.
A perda de um pet pode ser bem difícil. No canal da Petz TV, os colaboradores do escritório da Petz responderam à pergunta: “o que você diria ao seu pet se tivesse mais um minuto com ele?”. Confira e se emocione:
Independentemente da sua escolha, lembre-se de que o mais importante é celebrar a vida do seu pet e guardar as lembranças felizes que vocês compartilharam. O amor e a amizade que vocês construíram juntos são eternos e jamais serão esquecidos.
Assim como nos humanos, os pets podem desenvolver doenças no sistema reprodutor, como o câncer…
As plantas aéreas chamam atenção justamente por dispensarem o uso de solo, algo incomum no…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet As brigas entre gatos preocupam qualquer tutor. Às vezes,…
O Buldogue Campeiro é uma das poucas raças de cachorro genuinamente brasileiras. Surgiu no Sul…
Ter um cachorro é sinônimo de companhia e momentos de alegria. Por isso, cada vez…
De acordo com a OMS, o Brasil tem cerca de 30 milhões de animais abandonados.…