Beautiful white flowers of Gypsophila repens, the alpine gypsophila, close-up. creeping baby's breath. Mountain wildflowers.
A planta mosquitinho é uma espécie que chama atenção. As flores minúsculas em vários ramalhetes rendem à planta o apelido “véu de noiva”. Por isso, ela é muito desejada em casamentos e batizados.
A flor mais conhecida é a branca, mas também há outras colorações. Quer saber mais sobre a mosquitinho? Então, continue lendo.
A planta mosquitinho tem nome e sobrenome: Gypsophila paniculata, a mais famosa das Gypsophila. Um dos apelidos você já conheceu, mas existem outros: cravo do amor, gipso, gipsofila e branquinha.
Ela é nativa das partes mais quentes da Europa, da África e da Ásia Ocidental. Tem o tamanho de um arbusto pequeno, chegando a 1,2 m de altura. No auge da floração, que ocorre no verão, ela fica carregada de pequenos cachos de flores.
Você já ouviu falar na floriografia? É a linguagem das flores. Com essa forma de comunicação antiga, mas ainda em uso, você pode usar as flores para enviar mensagens. É como enviar um buquê para uma pessoa amada ou para amigos que acabaram de ter um bebê, por exemplo.
Quando falamos da mosquitinho natural, ela é usada para simbolizar a pureza da alma, o amor eterno ou a inocência. Esse é mais um motivo por que as pessoas a escolhem para a decoração de casamentos e batizados.
Para ter a mosquitinho em casa, você precisa saber todos os cuidados que a planta necessita para ficar saudável e florescer. O primeiro ponto importante é a luminosidade.
A planta véu de noiva necessita de muita luminosidade. O indicado é que ela receba entre 12 e 18 horas de luz solar diariamente. Ela também gosta de temperaturas quentes, entre 30 °C e 35 °C.
Para suprir essa grande necessidade solar, deixe a sua planta mosquitinho em varandas, perto de janelas ou em jardins abertos. O solo ideal deve ter um pH um pouco mais alto que o comum, entre 6,5 e 7,5, ou seja, levemente alcalino.
Além de receber os cuidados mencionados, a mosquitinho branca precisa ser regada, mas não gosta de muita água. Sendo assim, molhe a planta duas ou três vezes na semana, ou quando perceber o substrato seco.
A planta também necessita de adubação se você quiser uma floração abundante. Por isso, use um alimento com bastante nitrogênio durante a fase de crescimento. Depois, na floração, use um adubo equilibrado, como o N-P-K 10-10-10 ou os orgânicos, como o húmus de minhoca.
A espécie não precisa ser podada com frequência. Então, apenas retire as flores murchas, amareladas e secas. Para podar a planta e usá-la como presente, espere a máxima floração e corte hastes de 15 cm a 20 cm.
Como a mosquitinho é muito delicada e cresce sob condições especiais, muitas pragas podem atacá-la, como os pulgões. Eles se alimentam da seiva da flor, deixando-a fraca e aumentando a chance de parasitismo para mais invasores. Confira outras pragas igualmente prejudiciais.
O ponto alto dessa planta é servir como arranjo floral em eventos. Ela também costuma aparecer nas mãos de noivas como parte do buquê. A espécie vai muito bem em vasos com outras flores, dando delicadeza à composição.
Nos noivos e padrinhos, ela pode ser colocada na lapela do paletó em pequenos ramos, dando um ar mais elegante. Desidratada, a flor ainda pode fazer parte da decoração de vários ambientes, como escritórios, lojas e banheiros.
Embora as flores brancas sejam as mais famosas, há uma variedade de cores. A flor mosquitinho azul, por exemplo, é bem intensa, chegando à tonalidade azul royal.
Já a mosquitinho vermelha tem uma coloração viva, muito parecida com a cor do sangue. O contraste com o branco do vestido das noivas também faz dela uma opção para buquês.
Já deu para perceber que a planta mosquitinho é muito versátil, podendo ser usada para decorar sua casa de forma elegante e única. Para ler mais conteúdos como esse e ficar por dentro das novidades sobre as plantas, continue explorando o blog da Petz.
Qual o melhor hidratante para patas de cachorro? Essa é uma pergunta frequente. As patas…
A castração é um dos procedimentos recomendados por veterinários para felinos que costumam fugir. Geralmente,…
Na hora de cuidar dos pets, os tutores devem estar atentos a diversos sinais de…
Seu cachorro anda se coçando muito? Está vermelho? Ele tem espinhas ou um cheiro estranho…
Você sabia que existem mais de 1.500 tipos de bromélias somente no território brasileiro? Como…
Mais do que pets exigentes, os gatos já fazem parte da família. Isso fica claro…