Beautiful white flowers of Gypsophila repens, the alpine gypsophila, close-up. creeping baby's breath. Mountain wildflowers.
A planta mosquitinho é uma espécie que chama atenção. As flores minúsculas em vários ramalhetes rendem à planta o apelido “véu de noiva”. Por isso, ela é muito desejada em casamentos e batizados.
A flor mais conhecida é a branca, mas também há outras colorações. Quer saber mais sobre a mosquitinho? Então, continue lendo.
A planta mosquitinho tem nome e sobrenome: Gypsophila paniculata, a mais famosa das Gypsophila. Um dos apelidos você já conheceu, mas existem outros: cravo do amor, gipso, gipsofila e branquinha.
Ela é nativa das partes mais quentes da Europa, da África e da Ásia Ocidental. Tem o tamanho de um arbusto pequeno, chegando a 1,2 m de altura. No auge da floração, que ocorre no verão, ela fica carregada de pequenos cachos de flores.
Você já ouviu falar na floriografia? É a linguagem das flores. Com essa forma de comunicação antiga, mas ainda em uso, você pode usar as flores para enviar mensagens. É como enviar um buquê para uma pessoa amada ou para amigos que acabaram de ter um bebê, por exemplo.
Quando falamos da mosquitinho natural, ela é usada para simbolizar a pureza da alma, o amor eterno ou a inocência. Esse é mais um motivo por que as pessoas a escolhem para a decoração de casamentos e batizados.
Para ter a mosquitinho em casa, você precisa saber todos os cuidados que a planta necessita para ficar saudável e florescer. O primeiro ponto importante é a luminosidade.
A planta véu de noiva necessita de muita luminosidade. O indicado é que ela receba entre 12 e 18 horas de luz solar diariamente. Ela também gosta de temperaturas quentes, entre 30 °C e 35 °C.
Para suprir essa grande necessidade solar, deixe a sua planta mosquitinho em varandas, perto de janelas ou em jardins abertos. O solo ideal deve ter um pH um pouco mais alto que o comum, entre 6,5 e 7,5, ou seja, levemente alcalino.
Além de receber os cuidados mencionados, a mosquitinho branca precisa ser regada, mas não gosta de muita água. Sendo assim, molhe a planta duas ou três vezes na semana, ou quando perceber o substrato seco.
A planta também necessita de adubação se você quiser uma floração abundante. Por isso, use um alimento com bastante nitrogênio durante a fase de crescimento. Depois, na floração, use um adubo equilibrado, como o N-P-K 10-10-10 ou os orgânicos, como o húmus de minhoca.
A espécie não precisa ser podada com frequência. Então, apenas retire as flores murchas, amareladas e secas. Para podar a planta e usá-la como presente, espere a máxima floração e corte hastes de 15 cm a 20 cm.
Como a mosquitinho é muito delicada e cresce sob condições especiais, muitas pragas podem atacá-la, como os pulgões. Eles se alimentam da seiva da flor, deixando-a fraca e aumentando a chance de parasitismo para mais invasores. Confira outras pragas igualmente prejudiciais.
O ponto alto dessa planta é servir como arranjo floral em eventos. Ela também costuma aparecer nas mãos de noivas como parte do buquê. A espécie vai muito bem em vasos com outras flores, dando delicadeza à composição.
Nos noivos e padrinhos, ela pode ser colocada na lapela do paletó em pequenos ramos, dando um ar mais elegante. Desidratada, a flor ainda pode fazer parte da decoração de vários ambientes, como escritórios, lojas e banheiros.
Embora as flores brancas sejam as mais famosas, há uma variedade de cores. A flor mosquitinho azul, por exemplo, é bem intensa, chegando à tonalidade azul royal.
Já a mosquitinho vermelha tem uma coloração viva, muito parecida com a cor do sangue. O contraste com o branco do vestido das noivas também faz dela uma opção para buquês.
Já deu para perceber que a planta mosquitinho é muito versátil, podendo ser usada para decorar sua casa de forma elegante e única. Para ler mais conteúdos como esse e ficar por dentro das novidades sobre as plantas, continue explorando o blog da Petz.
O topete é inconfundível. O jeito brincalhão também. Por isso, a calopsita é uma das…
São muitos os tipos de carrapatos que podem atingir os animais. Ainda que algumas pessoas…
A Amazônia é reconhecida globalmente como a floresta com a maior biodiversidade do planeta. Portanto,…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Muita gente gosta de ver pássaros visitando quintais, varandas…
Os animais com chifre chamam a atenção pela imponência e diversidade. Presente em espécies de…
Se você acha que a letra E não tem muitas opções de animais, prepare-se para…