Animais silvestres podem (e devem) ser comprados legalmente: não alimente o tráfico!

Postado por PETZ, em Atualizado em Jan 14, 2021

Notícias
Animais silvestres podem (e devem) ser comprados legalmente: não alimente o tráfico!
Tempo de leitura: 2 minutos

AnimaisSilvestres01

O mundo dos apaixonados por pets têm pessoas das mais variadas preferências, mas quando o assunto envolve os animais silvestres, há algumas informações super importantes para a vida dos bichinhos que poucos sabem. Admirando a beleza exótica e pouco comum desses animais, muitos fecham os olhos para o fato de que viver fora do habitat natural é algo que acaba com o seu bem-estar, e recorrem às feiras ilegais que são realizadas em diferentes partes do País para ter um exemplar como pet.

Retirados da natureza por contrabandistas de um jeito inconsequente, os animais silvestres acabam enjaulados nas casas de pessoas que querem um animal exótico e ignoram que a liberdade na natureza é fundamental para esses bichos e que há meios de ter um deles de forma legal e que não os prejudique.

Ao mesmo tempo, muitos envolvidos em ações de proteção aos animais recriminam que qualquer um tenha um animal silvestre como pet, ignorando que a origem desse bichinho é o que realmente faz a diferença em relação ao tipo de vida adequado para ele.

AnimaisSilvestres02

Pode parecer confuso, mas é bem simples:

Enquanto os animais retirados à força da natureza são prejudicados por não viverem livres no seu habitat natural, há outros que são resgatados pelo Ibama e precisam de um lar para ficar protegidos – já que as agressões sofridas impedem que tenham condições de viverem soltos e por conta própria.

Os silvestres maltratados e contrabandeados que são resgatados pelo IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis são, geralmente, encaminhados para ONGs que se responsabilizam pelo animal ou para criadouros de credibilidade (registrados), que cuidam da saúde e da reprodução desse bichinho.

Estes animais resgatados podem servir como base para a reprodução em criadouros registrados e, junto com outros animais já nascidos nesse tipo de ambiente, se tornam matrizes para a reprodução legal de pets silvestres. Normalmente, a terceira geração de filhotes é a que recebe a licença do IBAMA para a comercialização.

Por serem criados em cativeiro, estes animais são do tipo que não devem viver soltos, já que não têm experiência alguma de vida na natureza e correm muitos riscos nessas condições – sendo, por isso, ideais para a vida dentro de casa com um dono que o ame e cuide bem dele.

AnimaisSilvestres03

Animais silvestres? Só com licença do Ibama!

No Petz acreditamos na venda consciente de animais silvestres e atendemos às exigências dos órgãos reguladores em relação a esta prática. Temos araras, papagaios, cacatuas, tartarugas, e loris somente em lojas que possuem documentação e autorização para comercializar estas espécies: tudo legalizado e com o carinho que eles merecem.

Por isso, antes de levar um pet para casa, pense no bem-estar dele e lembre-se: comprar um pet silvestre legalmente ajuda a manter na natureza os animais que nunca deveriam sair de lá!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *