Groomer expert da Petz dá dicas de tosa na Pet South America

Postado por PETZ, em Atualizado em Jan 20, 2021

Bem-Estar
Groomer expert da Petz dá dicas de tosa na Pet South America
Tempo de leitura: 4 minutos

PalestraWill02

Realizada entre 27 e 29 de outubro no pavilhão vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo, a 14ª edição da Pet South America reuniu especialistas nas mais variadas áreas do segmento pet; que puderam adquirir e compartilhar conhecimento, contatos e informações.

Destacando eventos paralelos, a maior feira pet da América do Sul contou com a participação de muitos tosadores aspirantes, que tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho, a técnica e as dicas de profissionais renomados no mundo do grooming durante o Congresso Brasileiro de Estética Animal.

O gerente técnico do Petz Estética, William Galharde, foi um dos mais aguardados experts a palestrar no congresso e, ao lado do também renomado groomer Clayton Muniz, apresentou dicas especiais do mundo da tosa aos participantes que desejam aperfeiçoar suas técnicas e evoluir no universo da tosa.

PalestraWill04   PalestraWill05

“Trocar informações e fazer cursos com diferentes profissionais é a melhor forma de aprender diferentes técnicas que levam ao mesmo resultado. Dessa forma, é possível escolher a forma de execução mais apropriada para você e ainda atingir bons resultados sem dificuldade”, comentou Galharde durante a apresentação.

Tendo o trimming dos cães Golden Retriever como tema, a apresentação dos experts destacou aspectos importantes para quem deseja entender e seguir os padrões das diferentes raças caninas na hora da tosa. Confira, a seguir, alguns dos principais pontos abordados durante a palestra – e não deixe de acompanhar o Blog Petz para ainda mais dicas dos nossos experts!

PalestraWill01   PalestraWill03

 

  • O pelo do Golden deve ser tosado para ficar no lugar, colado ao dorso do cão.
  • A rasqueadeira deve ser passada no sentido do crescimento dos fios para retirar os pelos soltos, e esse processo fica mais fácil se o cão ainda não tiver tomado banho.
  • A sub pelagem deve ser retirada, mas não completamente. O ideal é que sobre uma fina camada após a escovação.
  • A região do pescoço e a parte de trás das orelhas do Golden podem ser bastante escovadas, já que o padrão de tosa da raça coincide com uma pelagem mais batida nestes pontos.
  • Por ser um retriever (um cão de caça que adora a água), o objetivo do trimming do Golden é ajudar para que ele possa exercer a sua “função” de acordo com a raça. Por isso, todo o corte da pelagem será feito para deixa-lo com mais facilidade ao caçar ou buscar itens na água, por exemplo. É por isso que a pelagem da cauda do cão é aparada de forma que se assemelhe ao leme de um barco ou a cauda de um Tamanduá-Bandeira, permitindo que os movimentos da cauda do Golden dentro d’água possam ajuda-lo a mudar de direção com rapidez.
  • O comprimento da cauda deve ir até o jarrete do cão, e é importante prender um pente no fim da cauda do cão na hora de aparar a pelagem, evitando que um acidente faça o tosador cortar a causa ao invés do pelo.
  • A tosa do Golden deve destacar a musculatura dos ombros do cão, dando uma impressão de força.
  • Ao aparar os pelos próximos da boca do cão, é indicado manter o dedo colado à boca, já que ele tende a colocar a língua para fora muitas vezes e essa precaução pode ajudar a evitar acidentes com a tesoura.
  • É mais seguro tosar a parte da boca e do focinho do pet na máquina, pois ela pode causar falhas, mas evita acidentes que possam machucar o cão de verdade.
  • Sempre dar preferência para um visual mais natural.
  • O formato da pata d Golden deve ser como a de um gato: cheia e redonda, sem divisões muito aparentes.
  • A tosa não deve ser muito próxima à pele na região das pernas, pois isso deixa o aspecto muito fino e fraco na área.
  • A região da garupa deve ser arredondada e seguir até que dê de encontro com o jarrete.
  • A região central do corpo do cão é mais trabalhada, deixando as extremidades mais naturais.
  • O corte da pelagem das patas dianteiras nunca deve seguir a linha da estrutura óssea, mas sim o desenho de uma espécie de meia lua.
  • A região da cabeça engloba da ponta de uma orelha até a ponta da outra. O ideal é que a tosa de toda essa porção seja uma espécie de continuação, e que não se possa enxergar divisões óbvias.
  • É preciso prestar atenção a gosto do ciente em relação à cor dos pelos na hora de planejar a tosa. Considerando que a pelagem do Golden é quase branca na raiz e mais dourada nas pontas, fica claro que tosas muito curtas tiram boa parte da cor natural da pelagem. Isso pode ser resolvido com cortes menos rentes ou com a ajuda de um tonalizante apropriado.
  • Se a tosa for feita com máquina, ela deve ser passada em linhas grandes e contínuas, seguindo o sentido do pelos. Ao contrario de outras raças, a pelagem do Golden cresce em direções variadas, e isso deve ser levado em conta para não provocar um aspecto estranho.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *