Cães Banho e Tosa

Afinal, pet shops podem ou não expor filhotes?

Publicado em 18 de junho de 2015

Tempo de leitura: 2min

O mundo dos pets é cheio de polêmicas e, há alguns meses, um tema ganhou a atenção dos que se preocupam, acima de tudo, com a saúde e o bem-estar dos bichinhos: sobre expor filhotes.

Enquanto parte da imprensa dizia que manter bichinhos expostos em gaiolas ou vitrines seria um ato contra a lei (incentivando a revolta entre os protetores de animais) a legislação é bem diferente do que foi divulgado, e não proíbe a exposição nem a venda destes pets – contanto que algumas regras sejam levadas em consideração.

Para a alegria dos defensores de bichos, as normas que devem ser seguidas para a exposição de pets têm o único objetivo de manter o bem-estar dos filhotes e, justamente por isso, ficaram um pouco mais rígidas e específicas desde janeiro de 2015 (pela nova resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária de nº 1069).

shutterstock_64063903

De forma resumida, as regras são as seguintes:

  • O contato físico dos pets com o público deve ser mínimo ou nenhum, evitando que as pessoas passem alguma doença aos filhotes (que ainda não estão totalmente protegidos por vacinas).
  • O espaço e o ambiente em que o pet fica exposto devem ser confortáveis. O bichinho deve poder se movimentar, ficar em local higienizado e que tenha temperatura e iluminação adequados. Segurança e pouco barulho também são aspectos importantes, pois garantem que o pet não se estresse no ambiente.
  • Os conselhos regionais são os grandes responsáveis pela fiscalização dessas regras nas pet shops, e todos os comércios que vendem animais devem ter profissionais veterinários para garantir que o pet seja mantido nas condições determinadas pela lei.
  • Na hora em que a pessoa se decide pela compra, o filhote deve estar com a carteirinha de vacinação em dia, além de vermifugado.

Vale lembrar que procedimentos ou cirurgias como as de corte do rabinho, retirada de cordas vocais ou levantamento de orelhas são proibidos no Brasil, assim como a exposição de filhotes em condições diferentes das explicadas acima.

Por isso, caso algo diferente da lei seja identificado em uma pet shop, como algo relacionado sobre expor filhotes, você também pode fazer uma denúncia escrevendo para fiscalização@crmvsp.gov.br (em São Paulo) e ajudar a manter a saúde dos bichinhos!

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog