1 kg de ração dura quanto tempo? Veja a estimativa para cães e gatos

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 16, 2021

Cães
1 kg de ração dura quanto tempo? Veja a estimativa para cães e gatos
Tempo de leitura: 4 minutos

1 kg de ração dura quanto tempo? Essa dúvida é comum até entre os tutores mais experientes de cães e gatos. Afinal, ninguém quer deixar os peludinhos sem comida ou ser obrigado a sair apressado para buscá-lo, não é mesmo? Porém, nem sempre é fácil encontrar uma resposta para essa questão.

ração

Cada animal possui características próprias. Então, 1 kg de ração pode durar muito ou pouco tempo, dependendo da rotina e do tamanho do animalzinho, como verá neste conteúdo. Pronto para sanar esta dúvida conosco? Continue lendo e veja as nossas dicas abaixo.

Você sabe quanto tempo dura um saco de 1 kg de ração?

Para responder à dúvida “1 kg de ração dura quanto tempo?”, pense nos companheiros quatro patas como tão únicos para nós quanto os comportamentos deles.

Abaixo como fazer um cálculo para acertar na quantidade de ração para cachorro e diminuir as chances de não ter mais comida para o seu companheiro no meio do mês.

Tamanho do seu cachorro

Tanto o peso quanto o porte do seu cãozinho são essenciais para você descobrir quantos quilos de alimentos ele consome em um mês. Isso porque cachorros de pequeno porte tendem a comer menos, enquanto os maiores costumam encher os potes.

Trouxemos algumas medidas para ajudar você a entender 1 kg de ração dura quanto tempo. Veja como preparar-se antes de comprar um saco.

  • Cães miniaturas (1 a 4 kg): 55 a 95 g por dia ou entre 1 e 1,5 xícara de ração;
  • Cães pequenos (4 a 8 kg): 95 a 155 g por dia ou entre 1,5 e 2,5 xícaras;
  • Cães médios (8 a 20 kg): 160 a 320 g por dia ou entre 2,5 e 5 xícaras;
  • Cães grandes (20 a 40 kg): 320 a 530 g por dia ou entre 5 e 8 xícaras;
  • Cães gigantes (+ 40 kg): 530 a 810 g por dia ou entre 8 e 12 xícaras.

Para ficar mais fácil de entender qual porção dar para o seu companheiro diariamente, usamos como referência a uma xícara de 200 ml, o que equivale a 70 g de ração.

Idade

Assim como os humanos, o apetite dos cachorros também é afetado com a idade. Isso quer dizer que 1 kg de ração tende a durar menos quando o seu companheiro é mais novinho.

pessoa colocando ração no prato

Dessa forma, se um cão adulto come 2,4 kg de ração por mês, a ração para filhote deve ser oferecida em dobro, já que os pequeninos tendem a comer mais vezes ao dia. Porém, é importante lembrar que isso depende da personalidade de cada animalzinho.

Como funciona com o gato?

Para responder à pergunta “1 kg de ração para gato dura quanto tempo?”, siga a mesma lógica aplicada aos cães, considerando o tamanho e a idade do bichano.

A quantidade de ração para gato pequeno, com 3 a 4 kg, por exemplo, é de 40 a 55 g por dia, enquanto os grandes, com 5 a 6 kg, comem de 55 a 75 g diariamente. Porém, esse cálculo muda quando eles são filhotes:

  • 2 a 3 meses: 40 a 50 g;
  • 3 a 4 meses: 50 a 60 g;
  • 4 a 6 meses: 60 a 70 g;
  • 6 a 12 meses: 70 a 80 g.

Agora, se o seu bichano tem mais de sete anos, ele já um idoso, o que afeta os cálculos. Assim, se ele for pequeno, o ideal é dar de 45 a 60 g de ração, mas se for de porte grande, as medidas mudam: 60 a 75 g diariamente.

Os petiscos também influenciam a duração da ração

Se você gosta de mimar os seus companheiros de quatro patas com petiscos, saiba que isso também interfere em 1 kg de ração dura quanto tempo, já que o seu pet pode já estar com a barriga cheia quando for alimentar-se.

Isso quer dizer que um saco de ração com 3 kg, por exemplo, pode durar mais de um mês. Por isso, lembre-se de levar essa informação em conta quando for fazer a próxima compra para o seu animalzinho.

A lógica pode mudar em algumas situações

Sabia que existem outras situações e condições que podem afetar quanto o seu animal come? Como citamos acima, tanto a idade como o porte são fatores essenciais, mas a saúde e o bem-estar do seu bichano ou do seu cãozinho também interferem.

Assim, se o seu companheiro de quatro patas estiver acima ou abaixo do peso, ou até doente, essas quantidades podem ser maiores ou menores. A gravidez também é um fator essencial, principalmente quando a mascote é lactante ou está no cio. Portanto, conte com o auxílio de um médico-veterinário.

cachorro com prato de água e ração
Pronto para fazer a sua lista de compras e pegar tudo o que o seu companheiro precisa? Acesse o site da Petz e confira várias ofertas interessantes para deixar o seu animal saudável com produtos de qualidade.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *