Nutrição

Alimentação da cabra: é verdade que comem de tudo?

Publicado em 14 de janeiro de 2022

Tempo de leitura: 5min

A alimentação da cabra é um assunto controverso, não é mesmo? Isso porque há quem diga que os caprinos comem de tudo e não é preciso ter cuidado na elaboração da dieta deles, mas não é bem assim!

alimentação da cabra

Então, o que cabra come? Se você está curioso e quer saber mais informações sobre a alimentação dos caprinos, continue lendo o conteúdo abaixo, porque vamos ajudar você a entender essa dieta. Veja.

Vamos entender como é a alimentação da cabra

Para entender o que as cabras comem, separamos uma lista com cinco curiosidades e especificidades sobre a dieta dos caprinos. Assim, ao terminar de ler este conteúdo, não vão restar dúvidas sobre os cuidados que se deve ter para manter a saúde e bem-estar desses lindos chifrudos. Confira.

1. Dieta rica em grãos

A primeira informação que você deve ter em mente sobre a alimentação da cabra é que ela deve ser rica em grãos. Isso porque esse é um animal que possui algumas exigências nutricionais bem específicas.

Um exemplo é o alimento para cabra em lactação que, neste período, precisa ter uma dieta com muitos grãos e minerais essenciais para estimular a produção do leite. Lá vai uma dica importante! Milho e trigo são opções comuns na dieta desses animais.

Porém, não basta colocar os grãos na dieta de maneira automática. Para as cabras não estranharem, é recomendado introduzir de maneira progressiva, ou seja, em pequenas quantidades.

2. Pastagem é essencial

A comida para cabras jovens também é diferente, principalmente se tiverem com 14 meses de vida. Isso porque, além dos grãos mistos, a pastagem tem um papel importante na dieta dos caprinos.

Em alguns casos, quando a dieta das cabras não está suprindo as necessidades delas, o suplemento alimentar é muito importante para garantir o bem-estar desses animais.

3. Cabras grávidas e jovens têm alimentação diferenciada

O feno também é um elemento importante para a alimentação das cabras, principalmente as maduras, lactantes ou que não estão prenhas. Porém, só essa comida não é suficiente para uma dieta completa.

alimentação da cabra

Isso quer dizer que, além do feno, deve-se incluir a pastagem nas atividades diárias, independentemente do porte ou da categoria do animal. A comida de cabra lactante ou prenha também precisa de um mix de grãos (5 xícaras por dia).

4. Água fresca sempre à disposição

Além da comida, a alimentação da cabra deve incluir água fresca e limpa a todo momento. As frutas e verduras frescas ainda precisam estar à disposição dos “pequenos grandes” chifrudos. Na verdade, a combinação desses elementos é o segredo para deixá-los com mais vigor.

Já se você estiver procurando por o que a cabra come quando precisa de suplementação alimentar, fique com essa dica: os cubos de sal são uma alternativa interessante para a nutrição caprina.

5. Reeducação alimentar

Agora, se você tem um capril e está buscando por dicas para mudar a alimentação da cabra, saiba que esse processo deve ocorrer de maneira contínua dando poucas quantidades dia após dia. Isso porque problemas digestivos podem ocorrer, impactando a saúde dos chifrudos.

Uma dica importante para quem está querendo otimizar os custos da manutenção da alimentação das cabras é ter um cuidado todo especial no manejo dos pastos. Isso aumenta os valores nutricionais que esses animais ingerem.

Por que dizem que as cabras comem de tudo?

Na verdade, essa é uma “meia verdade”. Isso porque as cabras são animais muito curiosos e gostam de morder todo tipo de alimento ou objeto para entender se são comestíveis ou não. Inclusive, esse é um hábito que os tubarões também compartilham.

Se você teve qualquer tipo de contato com esses animais, já deve ter percebido que eles adoram morder qualquer coisa. Em alguns casos, os chifrudos podem engolir esses objetos no processo de “investigação”.

Porém, isso não quer dizer que eles “comem” tudo porque gostam ou até mesmo sentem vontade. Por conta desse comportamento, esse pequeno boato começou a surgir e se espalhar entre todos que conhecem esses animais.

Como é possível criar caprinos?

Ficou apaixonado por esses chifrudos e quer criá-los? Então, saiba que existem diversas vantagens de começar a fazer parte da comunidade da caprinocultura. Veja quais são elas a seguir.

  • Como este é um animal de pequeno porte, o espaço exigido é menor que outros;
  • O processo reprodutivo das cabras é relativamente curto, por isso você pode ter um capril com dez animais, por exemplo, em pouco tempo, afinal são dois cabritos a cada gestação;
  • Em comparação com as vacas, a produção de leite é mais simples e fácil;
  • O cuidado com a alimentação da cabra também é mais econômico, já que a estimativa é que oito cabras alimentem uma única vaca.

Outro fato interessante é o retorno financeiro. Isso porque o retorno que a produção de leite de cabra pode dar é maior que outras criações de animais. Interessante, não é mesmo?

alimentação da cabra
Gostou desse conteúdo? Em nosso blog, você tem acesso a vários artigos como esse para se instruir no cuidado dos seus pets, independentemente do tamanho. Além disso, no site da Petz, é possível encontrar vários produtos feitos para os seus companheiros de pelo. Venha conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog