Alimentação dos mamíferos – Cuidados com pequenos pets

Postado por PETZ, em Atualizado em Jun 28, 2017

Nutrição
Alimentação dos mamíferos – Cuidados com pequenos pets
Tempo de leitura: 3 minutos

A alimentação dos mamíferos de pequeno porte – neste caso, especificamente, os pequenos roedores – não é muito complicada a partir do momento em que você sabe o que eles precisam para se manter saudáveis.

Assim como para cachorros ou gatos, as principais chaves de uma boa alimentação dos mamíferos roedores são a variedade de alimentos e o entendimento de que nem tudo o que faz bem a nós, humanos, também fará bem a eles. Nossos organismos são muito diferentes e, consequentemente, possuem necessidades distintas, por isso fique atento e sempre alimente o seu pet com o que for recomendado por um profissional de confiança.

Alimentação dos mamíferos em meios a folhagens

 

Alimentação dos mamíferos pequenos: principais opções

 

Feno

O feno é essencial para os animais que demandam uma dieta rica em fibra, e a alimentação de coelhos, porquinhos-da-Índia e chinchilas deve incluir este item para ser completa. Sem a quantidade necessária de feno, o sistema digestivo destes bichinhos não é capaz de funcionar corretamente.

O feno e outras folhas secas devem compor aproximadamente 50% da dieta destes pets, portanto se certifique de realizar a alimentação do seu bichinho com uma grande variedade de opções, proporcionando a ele uma nutrição mais completa e impedindo que ele perca o interesse nas refeições.

Diversos tipos de feno são comumente utilizados na alimentação dos mamíferos de pequeno porte, como o feno de capim, por exemplo, que proporciona altos níveis de fibra e é vital para a saúde digestiva de coelhos; prevenindo obesidade, doenças dentárias e diarreia.

Coelhos e a alimentação dos mamíferos

 

Ração em grãos

 

Existe no mercado um vasto cardápio de opções de ração para roedores, que agregam os melhores nutrientes para os seus bichinhos – garantindo que a nutrição dos mamíferos pequeninos ou roedores seja a mais completa e balanceada possível. A ração extrusada super premium para roedores garante uma dieta balanceada, rica em nutrientes e com a quantidade necessária de calorias.

Vale ressaltar a importância de evitar rações genéricas para os pequenos mamíferos, buscando alternativas mais específicas e adequadas ao pet. No caso dos coelhos, a atenção deve ser redobrada para evitar rações voltadas para os animais criados em granja – que têm a engorda do animal como principal objetivo.

Para ratinhos, hamsters e gerbils a ração extrusada pode atender à grande parte das suas necessidades de nutrição. Já para coelhos, chinchilas e porquinhos-da-Índia, é importante, sim, incluir a ração para a finalidade de uma dieta balanceada, mas a alimentação destes pets não deve ser feita somente com isso.

 

Verduras e frutas frescas

A maioria dos mamíferos pequenos deve comer verduras diariamente. Vegetais devem compor cerca de 20% da dieta de um pequeno roedor, enquanto frutas como mamão, banana e melão podem ser utilizadas como petiscos uma vez por semana, representando cerca de 5% de uma dieta saudável.

Certifique-se de não servir ao seu pequeno pet mais frutas e vegetais do que ele é capaz de comer em quatro horas. Tudo o que não for consumido após quatro horas deve ser retirado da gaiola ou da área onde o pet se alimenta, evitando problemas de saúde e, especialmente, obesidade – além de garantir que tudo o que ele ingerir está fresco e apropriado para consumo.

Rações para a alimentação dos mamíferos

 

Petiscos

Todos os pequenos mamíferos podem fazer bom uso de petiscos em suas dietas, e sempre ficam contentes com agrados desse tipo. Além disso, a maior parte destes pets possui dentes que crescem durante toda a vida, e muitos dos petiscos comercializados atualmente são ideais para, justamente, manter essa dentição sempre saudável.

Aqui a palavra de ordem é controle e cuidado para não exagerar na dose, certo? Na dúvida, consulte seu veterinário de confiança e pergunte quanto de petiscos e aperitivos você pode dar ao seu bichinho.

Para ter acesso às melhores rações e petiscos para roedores, encontre a unidade Petz mais próxima a você e nos faça uma visita!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentários

fabiane - 17/07/2018

muito bom