Saiba mais detalhes sobre a alimentação natural para cães

Postado por PETZ, em Atualizado em Aug 2, 2021

Alimentação
Saiba mais detalhes sobre a alimentação natural para cães
Tempo de leitura: 4 minutos

As rações secas de qualidade são alimentos saudáveis e que ajudam os pets a manterem uma dieta balanceada. Porém, muitos tutores ficam com pena de vê-los comer sempre a mesma coisa. Por isso, a alimentação natural para cães vem se destacando cada vez mais.

cachorro comendo melancia

Com o acompanhamento de um médico-veterinário, a alimentação natural para cachorro pode ser inserida na dieta do bichinho de forma saudável e bastante benéfica. Quer saber mais sobre o assunto? Fique com a gente que vamos te explicar como melhorar a dieta do seu pet.

O que é alimentação natural para cães?

Segundo o médico-veterinário especialista em nutrologia e metabologia animal, Dr. Eduardo Braghirolli, o conceito de alimentação natural para cães ainda é bastante controverso atualmente, principalmente por dois motivos específicos.

Um deles é o fato de não existir um órgão legislador e fiscalizador responsável por determinar o que é um alimento natural: “nos Estados Unidos, temos a AAFCO e, na Europa, a FEDIAF, mas, olhando para as duas normativas, existem várias diferenças na definição do que é tido como natural por cada uma”, explica o especialista.

Já o segundo motivo é mais técnico. O Dr. Eduardo diz que o termo “natural” implica algo que não tem nada de artificial. Segundo ele, é praticamente impossível garantir uma refeição balanceada aos pets sem o uso de nutrientes sintéticos, como vitaminas e minerais.

Cães e gatos necessitam de 58 nutrientes diferentes diariamente, mas não conseguimos atender a essa demanda só com ingredientes comuns, como o arroz, os vegetais e as carnes”, diz o veterinário.

Isso quer dizer que não existe comida natural para cães? O médico-veterinário explica que há opções, mas o nome utilizado para indicar essa alimentação é errado: “os termos mais recomendados seriam ‘dieta caseira’ ou ‘alimentação caseira’, o que seria o oposto da dieta comercial”. 

No que consiste a alimentação caseira para cães?

Somente um médico-veterinário especializado em nutrição conseguirá informar qual é a comida caseira para cachorro liberada para o seu pet. Já em relação ao preparo, é possível encontrar algumas dicas.

  • Cozinhe os alimentos separadamente e sempre os pese após o preparo, seguindo as orientações passadas pelo veterinário;
  • Não é recomendado adicionar óleo aos alimentos para prepará-los. Prefira cozinhá-los em água ou no vapor;
  • Algumas ervas frescas são consideradas benefícios extras, mas nem todos os cachorros aceitam esses ingredientes, por isso, para descobrir quais você pode utilizar, converse com o veterinário;
  • É possível usar sal e óleo na alimentação dos bichinhos, desde que seguindo a orientação do veterinário e adicionando-os somente no final, nunca durante o preparo. 

tutor oference refeição para o cachorro

Afinal, a alimentação natural para cães é recomendada?

Ainda não há consenso em relação à nomenclatura. Porém, independentemente disso, a recomendação permanece a mesma: desde que seu pet esteja saudável e siga uma dieta balanceada, não há problema em oferecer alimentos naturais para cães

O importante é não somente adequar a refeição ao seu peludo, mas receber auxílio profissional para a criação dessa dieta. Assim, você estará sempre tomando as melhores decisões, em vez de escolher cada alimento por conta própria, o que pode ser prejudicial para o bichinho. 

Realizar a consulta com um médico-veterinário especializado em nutrologia é indispensável. O Dr. Eduardo explica que somente um especialista pode garantir uma alimentação natural para cães realmente balanceada. Ele irá montar um cardápio específico e equilibrado, anulando a possibilidade de adquirir somente uma ração especial

Inserção de alimentos crus na dieta

Quando se trata de alimentos crus, há uma certa polêmica envolvida no assunto. Se você já pesquisou sobre o tema, deve saber que eles não são uma comida saudável para cachorro. Segundo o Dr. Eduardo, alguns patógenos presentes nas carnes cruas podem induzir doenças nos cães, evoluindo para tumores. 

Caso queira inserir alimentos crus na dieta do seu bichinho, o recomendado é que eles sejam congelados por, no mínimo, sete dias em um freezer com temperatura abaixo de -8ºC. Se não forem consumidos em 20 minutos, é preciso descartá-los.

Alimentos prontos e congelados

Para quem precisa economizar um tempinho na cozinha e prefere deixar a comida natural para cachorro pronta no congelador, aqui, vai uma boa notícia: você pode contar com a alimentação congelada! Consulte um especialista para conhecer o que é ou não permitido. 

Com ele de acordo, na hora da compra, fique atento ao selo de inspeção (estadual/federal) na embalagem do produto para garantir que o item veio de uma empresa que utiliza boas práticas de fabricação. Deixe sempre os bichinhos fora de risco e proporcione uma alimentação saudável para cães!

Você sente que está mais informado para o assunto e pretende oferecer uma alimentação natural para cães? A clínica veterinária Petz conta com médicos especializados em nutrologia que podem te ajudar a fazer a melhor escolha dos alimentos. 

cachorro comendo cenoura

Além disso, aqui, na Petz, você encontra opções de alimentos congelados, com garantia de procedência e qualidade. Não há nada melhor que oferecer os melhores cuidados para o seu melhor amigo de quatro patas, certo?

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *