Cães Nutrição

Alimentação natural para cachorro: como fazer da melhor forma

Publicado em 15 de julho de 2020

Tempo de leitura: 4min

As rações secas de qualidade são uma das melhores opções para garantir uma dieta balanceada para nossos pets. No entanto, muitos tutores têm dó de vê-los comer sempre o mesmo alimento. Uma alternativa para mudar isso e que está se destacando cada vez mais é a alimentação natural para cães.

cachorro com língua de fora

Ficou curioso? Saiba mais sobre o assunto e descubra se essa alimentação saudável para cães é recomendada para o seu amigo.

O que é a alimentação natural para cães?

De acordo com o médico-veterinário especialista em nutrologia e metabologia animal, Dr. Eduardo Braghirolli, o conceito de alimentação saudável para cachorro ainda é bastante controverso. Isso por conta de dois motivos, principalmente.

Um deles, explica o especialista, é o fato de não existir um órgão legislador e fiscalizador responsável por dizer o que é um alimento natural. “Nos Estados Unidos e Europa, temos algumas organizações que fazem esse papel. Mas, olhando o que elas dizem, existem várias diferenças para o que é tido como natural por cada uma”.

Já o segundo motivo é mais técnico. O Dr. Eduardo diz que o termo “natural” implica em algo que não tem nada de artificial. Segundo ele, é praticamente impossível garantir uma refeição balanceada aos pets sem o uso de nutrientes sintéticos, como vitaminas e minerais. 

“Cães e gatos necessitam de 58 nutrientes diferentes diariamente, e não conseguimos atender a essa demanda só com ingredientes comuns, como arroz, vegetais e carnes”, diz o veterinário.

Então não existe comida natural para cães e gatos? Segundo o especialista, existe, mas o nome que utilizamos para indicar essa alimentação é errado. “Os termos mais indicados seriam dieta caseira ou alimentação caseira, o que seria o oposto da dieta comercial”.

Alimentação caseira: ela é recomendada?

O fato de ainda não haver um consenso em relação à sua nomenclatura não anula a recomendação de uma alimentação caseira. Na verdade, desde que o pet esteja saudável e sua dieta seja balanceada, não há problema algum em oferecer comida natural para cachorro.

O que realmente importa nesse momento não é apenas qual o tipo mais adequado de refeição, e sim o auxílio profissional que você buscará para decidir. Porém, infelizmente, essa é uma prática que poucos tutores têm. 

No caso da alimentação caseira, realizar a consulta é imprescindível, visto que será necessário montar um cardápio próprio e não somente adquirir uma ração em especial. Como explica o veterinário: “Somente um médico-veterinário com experiência em nutrição poderá garantir que essa dieta seja balanceada”.

cachorrinho com língua de fora

A polêmica dos alimentos crus

Se você se interessa pelo tema e já buscou algo relacionado à comida saudável para cachorro e gatos, já deve saber que alimentos crus não são recomendados. Isso porque, de acordo com o Dr. Eduardo, alguns patógenos presentes nas carnes cruas são capazes de induzir doenças, podendo até mesmo passar para tutores.

Para que isso não ocorra, o veterinário explica que alimentos crus podem ser dados aos pets desde que sejam congelados por, no mínimo, sete dias. Isso dentro de um freezer em temperaturas abaixo de -8ºC. Além disso, os alimentos não consumidos por eles em até 20 minutos devem ser descartados.

Alimentação caseira pronta e congelada

Para a alegria de tutores que andam sem tempo, a boa notícia é: hoje em dia, já é possível contar com opções de alimentação caseira congelada. Isso mesmo! 

Mas lembre-se: assim como a comida caseira de cachorro, para oferecer essa outra alternativa de alimentação saudável para cães, o primeiro passo é conversar com um veterinário. 

Está pensando em mudar o cardápio do seu pet para uma alimentação natural para cachorro? A clínica veterinária da Petz conta com médicos-veterinários especializados que poderão orientá-lo nessa transição. 

cão comendo ração natural

Além disso, aqui você também encontra opções de alimentos congelados, com garantia de procedência e qualidade. Assim, a alimentação natural para cães será ainda melhor. 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog