Dicas

Confira 10 alimentos que gatos não podem comer!

Publicado em 20 de janeiro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Muitos tutores acreditam que os bichanos não ficam satisfeitos só com a ração, por isso, oferecem certos petiscos adicionais. Será que isso faz bem? Afinal, quais são os alimentos que gatos não podem comer?

Gato deitado

Especialistas reforçam que oferecer produtos não destinados aos pets aumenta os riscos de intoxicação. Para proteger seu amigo, fique de olho nesta lista com dez alimentos proibidos para gatos!

1. Chocolate

Todos sabem que cachorros não podem comer chocolate. Será que isso também se aplica aos felinos? O Dr. Bruno Saito, médico-veterinário da Petz, afirma que sim, este petisco está entre os alimentos que gatos não podem comer. 

Mais que isso, o chocolate é uma das guloseimas mais perigosas para os bichanos! “Pode causar vômitos, problemas cardíacos, convulsão e até morte”, comenta o veterinário. Assim, mantenha a sobremesa longe do seu peludinho. 

2. Uva

Por ser um produto industrializado e cheio de açúcar, dá para entender porque o chocolate está proibido para os pets, mas e uma simples uva? Que mal este alimento natural pode fazer ao gatinho? 

O Dr. Bruno explica que a uva está entre os alimentos perigosos para gatos. Elas atacam o rim e podem causar a falha renal, levando o pet à morte. Isso também vale para as uvas-passas. 

3. Alho e cebola

Os temperos favoritos da cozinha brasileira estão proibidos para os bichanos. No caso do alho e da cebola, o perigo é que eles ataquem as hemácias, células vermelhas do sangue, levando a um quadro de anemia. 

Além disso, ainda podem agredir o estômago, resultando em gastrite. Vale lembrar que qualquer produto que tenha cebola ou alho na preparação, como carnes ou arroz, também estão proibidos. 

4. Leite e derivados

O leite é tão associado aos bichanos que parece impossível imaginar que ele, na verdade, faz mal para os peludos. O Dr. Bruno ressalta que tanto o leite quanto queijos, iogurtes e outros derivados estão na lista de alimentos que gatos não podem comer. 

Conforme o veterinário explica, os felinos adultos são intolerantes à lactose. Dessa forma, a ingestão de leite pode causar diarreia, vômitos e dores de barriga. Pode parecer estranho, mas o ideal é manter o ingrediente fora da alimentação de gatos.

5. Ovo cru

Comer um ovo cru pode não parecer muito atraente para nós. Entretanto, alguns pets adoram a chance de lamber uma casca de ovo encontrada na lixeira. 

Gato se alimentando com pote de ração

O Dr. Bruno lembra que esse item também é um dos alimentos que gatos não podem comer. O ovo diminui a capacidade dos felinos de absorverem vitamina B, muito importante para o organismo dos pets.  

6. Café

Você até pode tomar aquele cafezinho no final da tarde, mas deixe esse ingrediente fora da alimentação felina. Nesse caso, não estamos falando só da bebida: mesmo o pó de café pode ser prejudicial ao seu bichano. 

A substância pode causar hiperatividade, aumento da atividade cardíaca e até convulsões. Por isso, deixe-a bem longe do seu bigodudo. 

7. Álcool

Claro, ninguém pensa em convidar pets para tomar alguns drinks. Entretanto, os bichanos podem se deparar com garrafas de bebidas alcoólicas jogadas na lixeira ou deixadas em outros lugares, sem supervisão, e esse contato deve ser evitado ao máximo. 

Afinal, o consumo de álcool é extremamente perigoso para os gatos, causando problemas no fígado e até danos cerebrais. Por isso, acrescente esse item na lista de comidas que gatos não podem comer

8. Atum, sardinha e peixes enlatados

Apesar de os felinos serem grandes fãs dos pescados, o Dr. Bruno explica que qualquer produto processado pode fazer mal aos pets. “Eles possuem uma quantidade muito alta de sódio. Além disso, muitos são temperados, o que é péssimo para o organismo dos gatos”, comenta. 

9. Açúcar

Quem não gosta de um docinho após o almoço? Pois saiba que os petiscos açucarados não estão liberados para os felinos. Como o açúcar não possui valor nutricional, oferecê-lo para seu gato é sinônimo de colocá-lo em um risco desnecessário, pois o produto pode causar problemas como diabetes e sobrepeso. 

Lembre-se que os felinos são carnívoros. Assim, as sobremesas não fazem muito sentido para a dieta deles. Além disso, estudos mostram que os bichanos não reconhecem o sabor doce, por isso, esse ingrediente está entre os alimentos que os gatos não podem comer. 

10. Carne crua

Se os gatos são carnívoros, podemos oferecer carne crua, não é mesmo? O Dr. Bruno explica que não é tão simples assim. “Semelhante a nós, os pets podem ter intoxicação alimentar e contaminarem-se com alimentos crus”, explica. 

Como não temos controle sobre como a carne crua é armazenada e conservada, o melhor é deixá-la longe do seu amigo. Entre os riscos, podemos citar a salmonela e os parasitas.

Como variar o cardápio?

Especialistas de todo o mundo concordam: o melhor alimento para pets é a ração! Esse produto pode até parecer sem graça para nós, mas é muito atrativo para os peludinhos. Além disso, é preparado por pesquisadores, que o elaboram com tudo que nossos amigos precisam. 

Gato com pote de ração

Assim, se você deseja variar a alimentação do seu filho de quatro patas, a dica é investir em petiscos apropriados. Hoje, em lojas como a Petz, você encontra diversas opções especiais e seguras para os bichanos. Dessa forma, você pode agradar o peludo sem oferecer alimentos que gatos não podem comer!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog