Alimentos que gatos não podem comer: confira 10 pratos que devem ficar fora do cardápio

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 30, 2020

Dicas
Alimentos que gatos não podem comer: confira 10 pratos que devem ficar fora do cardápio
Tempo de leitura: 5 minutos

A hora da refeição é um dos momentos favoritos dos pets! Eles adoram receber sua nutrição diária e chegam correndo só de ouvir o som do seu almoço. Porém, muitos tutores acreditam que seu filho de quatro patas não fica satisfeito só com a ração, e acabam oferecendo um ou outro prato para além do cardápio oficial.  Será que isso faz bem? Quais alimentos que gatos não podem comer?

gato olhando para foto

Especialistas reforçam que oferecer produtos não destinados a pets é um grande risco de intoxicação! Para proteger seu amigo, fique de olho nesta lista de 10 comidas que gatos não podem ingerir!

1. Chocolate

Todos sabem que cachorros não podem comer chocolate. Será que o mesmo se aplica aos felinos? O Dr. Bruno Saito, médico-veterinário da Petz, explica que sim. E, entre os alimentos proibidos para gatos, o chocolate é um dos mais perigosos! “Pode causar vômitos, problemas cardíacos, convulsão e até morte”, comenta o veterinário. Assim, mantenha a sobremesa longe do seu peludinho! 

2. Uva

Certo, chocolate é um produto industrializado e cheio de açúcar. Dá para entender porque está proibido para pets. Mas e uma simples uvinha? Que mal pode fazer? O Dr. Bruno explica que ela está entre as frutas que gatos não podem comer. Elas atacam o rim e podem causar até mesmo falha renal, levando à morte! Ah, não se esqueça de que o mesmo vale para uvas passas!

3. Alho e cebola

Os temperos favoritos da cozinha brasileira estão proibidos para os bichanos. No caso do alho e da cebola, o perigo é que eles ataquem as hemácias — células vermelhas do sangue. Isso pode levar a um quadro de anemia. Além disso, ainda podem agredir o estômago, resultando em gastrite. Vale lembrar que qualquer produto que tenha cebola ou alho na preparação, como carnes ou arroz, também estão proibidos. 

4. Leite e derivados

O leite é tão associado aos bichanos que parece impossível imaginar que ele, na verdade, faz mal para os peludos. Porém, o Dr. Bruno ressalta que tanto o leite como queijos, iogurtes e outros derivados não podem ser consumidos. 

Conforme o veterinário explica, os felinos adultos são intolerantes à lactose. Dessa forma, a ingestão de leite pode causar diarreia, vômitos e dores de barriga. Pode parecer estranho, mas coloque o leite e seus derivados entre as coisas que gatos não podem comer.

5. Ovo cru

Comer um ovo cru pode não parecer muito atraente para nós. Entretanto, alguns pets adoram quando têm a chance de lamber uma casca de ovo encontrada na lixeira! O Dr. Bruno lembra que esse item também é um dos alimentos que gatos não podem comer. O ovo diminui a capacidade dos felinos absorverem vitamina B, muito importante para o organismo. 

6. Café

Você pode até adorar um cafezinho no final da tarde, mas deixe seus pets fora desse ritual! O café é outro dos alimentos que gatos não podem comer. E, neste caso, não estamos falando só da bebida. 

gato olhando para frente

Mesmo o pó de café pode ser prejudicial a um bichano. A substância pode causar hiperatividade, aumento da atividade cardíaca e até mesmo convulsões. Por isso, coloque o café na lista de alimentos que os gatos não podem comer

7. Álcool

Claro, ninguém pensa em convidar seu pet para tomar um drink. Entretanto, os bichanos podem beber álcool ao fuçar a lixeira, ou mesmo se esgueirando embaixo da mesa quando a bebida cair. O contato com o álcool é extremamente perigoso para os gatos, uma vez que pode causar problemas no fígado e até mesmo danos cerebrais. 

8. Atum, sardinha e peixes enlatados

Se quando você abre uma lata de atum seu bichano logo aparece na cozinha, saiba que os peixes enlatados também estão entre os alimentos que gatos não podem comer! 

Apesar de os felinos serem grandes fãs dos pescados, o Dr. Bruno explica que qualquer produto processado pode fazer mal aos pets. “Eles possuem uma quantidade de sódio muito alta. Além disso, muitos possuem temperos, o que é péssimo para o organismo dos gatos”, comenta. 

9. Açúcar

Quem não gosta de um docinho após o almoço? Pois saiba que os gatos estão na lista dos que não gostam dessa sobremesa. Estudos mostram que os bichanos não reconhecem o sabor doce e, por isso, esse ingrediente está entre os alimentos que gatos não podem comer. 

Lembre-se que os felinos são carnívoros, assim, gostar de sobremesa não faz muito sentido para sua dieta. Como o açúcar não possui valor nutricional, oferecê-lo para seu gato é correr um risco desnecessário e acaba sendo uma das comidas que gatos não podem comer

10. Carne crua

Certo, mas se os gatos são carnívoros, podemos oferecer carne crua, não é mesmo? O Dr. Bruno explica que não é tão simples assim. “Da mesma forma que nós, os pets podem ter intoxicação alimentar e se contaminar com alimentos crus”, explica. Como não temos controle sobre como a carne é armazenada e conservada, o melhor é deixá-la longe do seu amigo. Entre os riscos, podemos citar a salmonella e os parasitas.

Como variar o cardápio?

Especialistas de todo o mundo concordam: o melhor alimento para pets é a ração! Esse produto pode até parecer sem graça para nós, mas é muito atrativo para os peludinhos! Além disso, é preparado por pesquisadores, que o elaboram com tudo que nossos amigos precisam. 

gato deitado na janela

Assim, se você deseja variar na alimentação do seu filho de quatro patas, a dica é investir em petiscos! Hoje, em lojas bem equipadas, como a Petz, encontramos diversas opções de itens especialmente feitos para os bichanos. Dessa forma, você pode variar um pouco sem apresentar nenhum risco para seu bigodudo! 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *