Cachorro pode comer carambola?

Postado por PETZ, em Atualizado em Aug 14, 2020

Alimentação
Cachorro pode comer carambola?
Tempo de leitura: 3 minutos

Com seu formato em estrela, a carambola é uma fruta deliciosa e cheia de charme. Mas será que cachorro pode comer carambola? Se você está pensando em oferecer esse petisco para o peludo, tome cuidado. 

cachorro pequeno com olhar carente

Como existem algumas frutas que cachorro não pode comer por serem tóxicas, é preciso ficar atento. Portanto, para saber se cachorro pode comer carambola, continue lendo. Preparamos um guia com informações sobre a fruta. 

A alimentação ideal para os pets

Algumas frutas, além de permitidas, são até saudáveis para os cães! Mas antes de falarmos se pode dar carambola para cachorro, é importante conhecer os princípios de uma boa alimentação. 

Os pets precisam de uma nutrição delicada, composta por elementos específicos para o bom funcionamento do seu organismo. E a melhor forma de obter esses nutrientes é  através de uma boa ração. 

Por isso, especialistas afirmam que a base da alimentação dos pets deve ser sempre feita  através de ração, de preferência do tipo premium ou super premium. Se desejar inserir outros alimentos de forma regular na dieta do seu cãozinho, procure o auxílio de um especialista. 

Cachorro pode comer carambola?

Esse é um alimento muito saboroso e muito comum no Brasil. Mas será que cachorro pode comer carambola? Por mais que esse alimento seja muito querido, especialistas afirmam que a carambola é uma das frutas proibidas para cachorro

Isso porque o alimento possui uma substância que pode ser tóxica para os rins. São os sais oxalatos, que se ligam às moléculas de cálcio e, em alguns casos, podem levar até mesmo à falência renal. Assim, sua ingestão é proibida especialmente para pets com os rins debilitados. 

Quando consumida em excesso, a carambola faz mal para cachorro e pode ser um perigo até mesmo para quem tem o rim saudável. Por isso, por mais que o amigo peça, lembre-se que a intoxicação por carambola é uma condição grave. 

Meu cachorro comeu carambola. E agora? 

Sabendo que cachorro não pode comer carambola, o ideal é manter os peludos longe da fruta. Portanto, quem tem um pé do alimento em casa deve ficar atento e, de preferência, colocar uma barreira ao redor da árvore, impedindo que o cão se aproxime. 

No entanto, caso ou amigo tenha roubado uma carambola por engano, o ideal é procurar um veterinário imediatamente. Especialistas explicam que a falência renal é uma condição séria que, caso não seja tratada com cuidado, pode levar à morte. 

husky com a língua de fora

Sinais de intoxicação por carambola 

Quando um pet come carambola, os oxalatos presentes na fruta podem levar a problemas renais. Em alguns casos, o órgão pode ficar seriamente comprometido, o que prejudica todo o organismo. De acordo com especialistas, os sinais de intoxicação por carambola são:

  • Sede em excesso;
  • Urina em excesso;
  • Urina com sangue;
  • Vômitos;
  • Apatia;
  • Problemas de locomoção, 
  • Desmaios. 

Ao notar qualquer um dos sintomas acima, procure um veterinário imediatamente. O especialista poderá realizar um diagnóstico e, caso seja notada intoxicação por carambola, realizar o tratamento adequado. 

Diagnóstico e tratamento 

Para diagnosticar a intoxicação por carambola, o veterinário irá examinar os sinais vitais do pet. Além disso, é importante que o tutor forneça o maior número de informações o possível. Através de dados como o batimento cardíaco, pressão arterial e temperatura, o especialista poderá analisar em que condição o peludo se encontra. 

Isso porque o tratamento depende dos sintomas apresentados. Caso o pet esteja com o rim prejudicado, será necessário estabilizar sua condição através de medicação ou até mesmo internação. 

Em outros casos, o veterinário pode induzir ao vômito através de técnicas especiais. Por esse motivo, é importante é ouvir as recomendações do especialista e seguir o tratamento indicado. 

Os cães podem ser bem insistentes ao pedir um agrado. Entretanto, lembre-se que intoxicação por carambola é uma condição séria e mantenha a fruta longe do seu amigo. Afinal, há diversas opções de petiscos seguros e saudáveis com os quais seu amigo pode fazer a festa!

carambola inteira e outra cortada em fatias

Agora que sabe se cachorro pode comer carambola confira o blog da Petz e tenha acesso a outros conteúdos sobre bem-estar e saúde animal!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *