Cães

Cachorro pode comer chocolate branco? Tire essa dúvida sobre a alimentação

Publicado em 19 de setembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Ao verem a cara de pidão dos peludos, muitos tutores têm dúvidas se cachorro pode comer chocolate branco, mas a resposta é não. Aliás, o chocolate não deve fazer parte da dieta canina, nem como agrado.

cachorro brincando com ovinhos coloridos.

Contudo, não se desespere. Neste artigo vamos abordar porque não é permitido oferecer chocolate branco para cachorro. Além disso, vamos falar mais sobre petiscos saudáveis para ele.

Por que cachorro não pode comer chocolate branco?

Afinal, por que não pode dar chocolate para cachorro? O chocolate é um dos alimentos mais consumidos pelos tutores, mas não deve ser oferecido ao pet. Possivelmente, se você deixar cair um pedacinho, seu cachorro vai se lambuzar, porque o sabor é realmente agradável.

Entretanto, o chocolate para cachorro faz mal. São comuns os casos que precisam de atendimento veterinário. Portanto, quando for comer essa delícia, tenha muito cuidado para não esquecer um pedaço sob a mesa ou no chão.

O motivo pelo qual não pode dar chocolate branco para cachorro é que ele possui ingredientes prejudiciais ao organismo do pet, como a teobromina e a cafeína. Se você ouviu que o chocolate branco é inofensivo ao cachorro, saiba que essa informação está incorreta.

Embora o chocolate branco tenha menos quantidade de teobromina, ainda assim, a substância está lá, sendo tóxica para o cão. Além disso, o chocolate branco possui muito mais gordura em relação ao amargo, outro agravante para o pet.

Agora que você já sabe se cachorro pode comer chocolate branco, veja os sintomas de intoxicação e como agir para salvar seu peludo nessa situação, em seguida.

Saiba se seu cachorro está com intoxicação

Além de saber se o cachorro pode comer chocolate branco, se você desconfia que seu cachorro ingeriu o alimento, é preciso observá-lo. Entretanto, algumas vezes, ele pode não apresentar os sintomas. Na dúvida, não deixe de consultar o veterinário. Confira alguns sinais de que seu peludo possa ter comido chocolate.

Euforia

Principalmente o chocolate preto pode causar uma certa inquietação em seu cachorro. Desse modo, caso perceba algo fora do comum no comportamento e desconfie que possa ser o chocolate, é importante procurar ajuda.

O principal problema nesse caso é que a cafeína presente no chocolate é absorvida pelo organismo do pet rapidamente. Isso causa um pico de ansiedade no cachorro e pode durar até 72 horas. O veterinário saberá como agir.

Vômito e diarreia

Outro sintoma de intoxicação por chocolate é o vômito, que pode ser seguido ou não de diarreia. Caso ele vomite muitas vezes, pode desidratar, mais um motivo para deixar o chocolate bem longe do seu pet.

Respiração rápida e aumento da frequência cardíaca

Assim como a inquietação, o aumento da respiração e da frequência cardíaca podem ser observados, sendo, inclusive, sintomas mais sérios de intoxicação. Conscientize todas as pessoas da família de que cachorro não pode comer chocolate branco, nem preto.

detalhe de cachorro olhando para o horizonte.

Existe chocolate para cachorro?

Você sabia que existe chocolate para cachorro? Entretanto, ele não leva substâncias tóxicas, nem açúcar. Desse modo, é um doce feito especialmente para agradar ao paladar do pet e não prejudicá-lo.

O chocolate para cachorro é feito à base de farelo de soja e outros ingredientes que não fazem mal à saúde do seu peludo. Ele é encontrado nos principais pet shops. Além disso, existem alguns petiscos que podem ser oferecidos ao pet. Veja em seguida!

O que é possível oferecer para o cachorro como petisco?

Apesar de a resposta ser negativa quando o assunto é se o cachorro pode comer chocolate branco, saiba que alguns alimentos alternativos, como as frutas, estão liberados.

Aliás, as frutas são saudáveis e podem ser oferecidas esporadicamente em quantidades controladas, pois são ricas em frutose e calorias, o que pode contribuir para o ganho de peso do seu cachorro.

A ração ainda é o alimento mais completo para o seu cachorro, então, nunca mude a alimentação dele sem o aval do veterinário. Em seguida, veja uma lista de algumas frutas liberadas em pequenas quantidades para o cachorro.

Banana

Uma fruta simples e muito comum de ter em casa é a banana, fonte de vitaminas, cálcio e ferro. Contudo, também é rica em frutose, portanto, deve ser oferecida apenas de vez em quando.

Maçã

Essa é a fruta preferida de muitos cachorros, portanto, já que eles não podem comer chocolate banco, ofereça a maçã. Ela é fonte de vitaminas e rica em fibras, ou seja, ajuda o funcionamento do intestino. Entretanto, jamais ofereça as sementes ao pet, pois elas fazem mal a ele.

Mamão

O mamão pode ser oferecido em pequenas quantidades para o cachorro, pois pode ter efeito laxativo. Entretanto, possui cálcio e potássio. Inclusive, no verão, alguns tutores congelam pequenos pedaços e oferecem ao pet para hidratar e refrescar do calor.

cachorro segurando cesta com ovos de chocolate branco.
Hoje, você soube se cachorro pode comer chocolate branco. Além disso, ficou por dentro de quais cuidados deve seguir em caso de ingestão acidental. Fique sempre atento à saúde do seu peludo. Aproveite para conferir outros conteúdos do blog da Petz e acompanhe as novidades.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog