Alimentação

Cachorro pode comer couve? Descubra se está liberado!

Publicado em 19 de agosto de 2021

Tempo de leitura: 4min

Rico nas vitaminas A, C e K, assim como em antioxidantes, o vegetal é altamente recomendado para nós. Pouco calórico e bastante fibroso, ele aumenta a sensação de saciedade, auxiliando nos processos de perda de peso e equilíbrio do trânsito intestinal. No entanto, será que cachorro pode comer couve

cachorro-pode-comer-couve

É sabido que nem tudo que é saudável para nós pode ser consumido também pelos cães. Mesmo quando o consumo é permitido, é preciso atenção para não errar no preparo e nas quantidades. Confira se a couve para cachorro está liberada.

Afinal, faz mal dar couve-manteiga para cachorro?

Ao contrário de alho e cebola, a couve-manteiga não é tóxica para cachorro, o que não quer dizer que você possa oferecê-la sem riscos. “A couve-manteiga é muito fibrosa e, quando não bem processada, pode dificultar a defecção animal e ficar presa no ânus, causando desconforto”, alerta a Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária da Petz. 

Sendo assim, o cachorro pode comer couve-manteiga. Mas se quiser incluí-la na dieta de seu amigo de quatro patas, o ideal é picá-la em pedaços bem curtos e pequenos. 

Quanto aos benefícios da couve para a saúde, ela é rica nas vitaminas A e K. A primeira está relacionada a uma boa visão, participando também da síntese de hormônios e da regulação de funções da pele, já a segunda é essencial para a coagulação do sangue e a metabolização de proteínas. 

Dito isso, a nutróloga lembra que as rações de qualidade já fornecem todos os nutrientes de que o pet necessita em sua composição. A menos que recomendada por um veterinário, não há necessidade de suplementação. 

Já para aqueles que optam pela alimentação caseira, é fundamental que o cardápio seja planejado por um nutrólogo após avaliação individual do pet. E aí, vale perguntar “posso dar couve-flor para meu cachorro ou qualquer outro tipo do vegetal?”.

cachorro-pode-comer-couve

Como usar couve e outros vegetais como petisco

Desde que oferecidos com moderação, alimentos como frutas, verduras e legumes são bons substitutos para petiscos mais calóricos e gordurosos, como biscoitinhos e bifinhos. Mas será que o cachorro pode comer couve crua? Veja abaixo. 

“Os legumes, de forma geral, apresentam pouco incremento calórico e podem ser uma boa opção para saciar cães que têm muito apetite”, diz a especialista. Nesse sentido, a Dra. Mariana diz ser possível inclusive misturá-los à porção de ração. Assim, o cachorro pode comer couve com moderação.

Tanto por seu sabor — não necessariamente atraente para o pet — quanto por suas propriedades, a couve-manteiga nem sempre é a melhor opção para ser usada como petisco. “Chuchu, abobrinha italiana e couve-flor são ótimas opções. Além de serem ricos em água e ajudarem na ingestão hídrica dos pets”, completa. 

Em tempo, bastante indicada como petisco, o cachorro pode comer couve-flor cozida ou crua, depende do que é melhor aceito pelo pet. No caso da preferência pelo vegetal cozido, lembre-se de cozinhar apenas em água e pelo tempo médio de 15 minutos, a fim de preservar os nutrientes do alimento.

Por fim, a quantidade é outro fator que ajuda a determinar a segurança dos alimentos para o organismo dos cachorros. De acordo com a Dra. Mariana, o oferecimento de petiscos nunca deve ultrapassar 10% da quantidade de calorias que o pet necessita diariamente. Isso varia de acordo com porte, idade e alimentos ingeridos ao longo do dia. 

“Como ocorre com qualquer alimento, existe um incremento calórico que pode fazer com que os cães ganhem peso”, alerta a nutróloga. Em caso de dúvidas, consulte um médico-veterinário. Lembrando que a introdução de um novo alimento na dieta, mesmo como petisco, deve ser sempre feita com cuidado.

cachorro-pode-comer-couve

Gostou de saber se o cachorro pode comer couve? Conteúdos semelhantes a este, relacionados à alimentação dos bichinhos, estão aqui, no blog da Petz. Acompanhe e fique por dentro de tudo!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog