Cachorro pode comer kiwi?

Postado por PETZ, em Atualizado em Aug 14, 2020

Cães
Cachorro pode comer kiwi?
Tempo de leitura: 3 minutos

Com pelinhos por fora e suculenta por dentro, o kiwi é uma fruta irresistível. Mas será que cachorro pode comer kiwi? Apesar de frutas serem consideradas alimentos saudáveis, nem todas são indicadas para pets. 

vários kiwis um ao lado do outro

Devemos lembrar que os nutrientes que os cães precisam são bem distintos dos nossos. Continue lendo para descobrir se cães podem comer kiwi e como preparar a alimentação do amigo de quatro patas. 

Alimentação ideal dos pets

Antes de falar se cachorro pode comer kiwi, é importante relembrar alguns pontos importantes sobre a alimentação dos pets. Os cães são considerados onívoros e sua alimentação depende de um delicado equilíbrio de nutrientes obtidos em carnes e vegetais. E a melhor maneira de conseguir isso é por meio de uma ração de qualidade. 

Esse produto é preparado por especialistas e contém tudo que o cãozinho precisa. Por isso, lembre-se: petiscos e frutas devem corresponder a apenas 10% da nutrição total dos cachorros

Afinal, cachorro pode comer kiwi? 

Algumas frutas, além de deliciosas, são excelentes para os pets. Mas será que cachorro pode comer kiwi? De acordo com especialistas, não há problemas em oferecer o petisco para o amigo de quatro patas. Entretanto, é necessário manter alguns cuidados. 

A casca, por exemplo, deve ser removida. Além de grossa, oferecendo risco de engasgo, ela contém elementos que podem ser tóxicos para os peludos. Portanto, se oferecida com casca, o kiwi faz mal para cachorro.

Outro ponto importante é oferecer apenas uma porção pequena. A quantidade pode variar de acordo com o tamanho do cão, mas o ideal é fornecer, no máximo, um kiwi por dia. 

cachorro pedindo petisco com a língua de fora

Benefícios do kiwi

Quando oferecido de forma correta, o kiwi pode oferecer benefícios para o pet. Afinal, essa deliciosa fruta está repleta de nutrientes importantes para os cães. Conheça abaixo os pontos positivos de oferecer o kiwi para cachorro:

  • Vitamina A: importante para uma boa visão, a vitamina A auxilia a síntese de hormônios e regula funções da pele; 
  • Fibras: importantes para o bom funcionamento do intestino, o kiwi é rico em fibras; 
  • Potássio: elemento necessário para o bom funcionamento do sistema nervoso e das funções celulares,
  • Cálcio: o cálcio é importante para o crescimento e a manutenção dos ossos. 

Viu como o kiwi para cães pode ser saudável? Além dos nutrientes acima, a fruta também possui grandes quantidades de vitamina C. Entretanto, os cachorros não precisam ingerir esse elemento, já que conseguem produzir a vitamina C necessária a partir de outras substâncias. 

Maneiras de servir kiwi para os cães

Agora que já sabemos que cachorro pode comer kiwi, é interessante conhecer algumas formas de servir a fruta. Afinal, é possível incluir um petisco na dieta de forma diferente, divertida e saborosa. 

Picolé de kiwi 

Uma boa dica para servir frutas para os cães é fazer picolés caseiros. Especialmente no verão, os peludos adoram se deliciar com esse quitute. Para isso, descasque um kiwi, corte em pedaços de 3 cm em média e coloque em um molde para picolés. 

Complete o restante com água e leve para a geladeira por algumas horas. Está pronto o picolé de kiwi! É possível também pode fazer porções pequenas em formas de gelo, se preferir. 

Kiwi como sobremesa 

Os pets não têm o hábito de comer sobremesa. No entanto, em uma ocasião especial, você pode oferecer o kiwi como um agrado após um bom pote de ração. A prática é recomendada caso a frequência não ultrapasse uma vez por semana.

Kiwi para reforço positivo

O reforço positivo é de grande ajuda quando vamos adestrar nossos amigos. Se o amigo de quatro patas é fã de frutas, inclua o kiwi nessa prática. Quando o peludo fizer algo positivo, ofereça o kiwi como recompensa! Cuidado, porém, para não exagerar. No dia a dia, prefira petiscos convencionais, deixando o kiwi para ocasiões especiais. 

Com as dicas acima, pode dar kiwi para cachorro de forma segura e saudável. E não se esqueça que para o bem-estar animal, os cães precisam de atividades diárias e visitas regulares ao veterinário. 

kiwi aberto

Agora que você sabe se cachorro pode comer kiwi, confira o blog da Petz e tenha acesso a outros conteúdos sobre alimentação e bem-estar pet!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *