Cães

Cachorro pode comer tangerina?

Publicado em 21 de agosto de 2020

Tempo de leitura: 4min

Quem tem um peludo comilão em casa sabe que frequentemente ele pede um pouco da nossa comida. No entanto, sabemos que alguns alimentos são tóxicos para pets, enquanto outros estão liberados como petiscos. Pensando nisso, será que cachorro pode comer tangerina

pé de tangerina

Essa fruta doce e muito aromática costuma ser uma das favoritas dos brasileiros, mas será que os amigos de quatro patas também podem aproveitá-la? Continue lendo para saber se pode dar tangerina para cachorro.

Tangerina para cachorro: pode ou não pode?

Tangerina, bergamota, mexerica… Não importa o nome, a fruta é sempre uma delícia. Mas será que cachorro pode comer tangerina? A resposta para a pergunta não é tão simples assim. Isso porque a fruta em si não é ruim para os cachorros. Dessa forma, podemos dizer que cães podem comer tangerina, desde que em pouca quantidade. 

Entretanto, tangerina faz mal para cachorro se oferecida com casca, já que contém substâncias tóxicas para os cães, e como eles não conseguem descascá-la, alguns pets mais comilões podem comê-la por engano. 

Por isso, pode dar tangerina pro cachorro, mas lembre-se de sempre remover a casca.. O mesmo vale para as folhas e galhos do pé de tangerina. Por isso, se você tem uma árvore em casa, mantenha o amigo afastado para evitar complicações

Cuidados ao oferecer tangerina

Se o cachorro come tangerina e outras frutas, tudo bem dar um ou dois gomos como petisco. Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados para garantir que o amigo se alimente com segurança. Quando for oferecer um agrado para pets, siga os passos abaixo: 

  • Retire toda a casca: lembre-se que os peludos são esfomeados e podem comer um pouco de casca por engano; 
  • Retire as sementes: se possível, tire também as sementes. Mesmo pequenas, elas podem conter componentes tóxicos para os cães; 
  • Ofereça quantidades pequenas: petiscos não devem representar mais que 10% da alimentação dos peludos. Porém, no caso das tangerinas, essa quantia deve ser ainda menor, já que a fruta possui muito açúcar. Dois ou três gomos devem ser suficientes, 
  • Considere picolés caseiros: picolés caseiros são uma boa ideia ao oferecer frutas para os pets. Assim, seu amigo poderá se deliciar com o petisco e ainda se refrescar! Para fazer um picolé de tangerina, utilize somente a polpa da fruta. Coloque cerca de três gomos em um molde para picolés e complete com água filtrada. Após algumas horas no freezer, o quitute gelado estará ponto. 

Com os cuidados acima, cachorro pode comer tangerina sem problemas. Entretanto, lembre-se de fornecer uma dieta balanceada, sempre com a recomendação de um veterinário. 

cachorro pedindo petisco

Benefícios da tangerina

A tangerina é uma fruta muito admirada por seu sabor doce e refrescante. Além disso, possui algumas vitaminas que são benéficas para o organismo. Conheça abaixo os principais nutrientes do alimento e como ela pode auxiliar os pets. 

  • Vitamina A: a tangerina é uma boa fonte de vitamina A, importante composto para a síntese de hormônios;
  • Vitaminas do complexo B: são essenciais para a replicação celular, além de possuírem antioxidantes, 
  • Minerais: a tangerina possui magnésio e potássio, componentes importantes para o funcionamento do organismo.
  • Fibras: como toda fruta, a tangerina é fonte de fibras, que auxiliam a regular o intestino. 

A fruta também contém vitamina C, um nutriente importante para os humanos. Os cachorros, porém, fabricam sua própria vitamina C a partir da glicose. Por isso, não precisam ingeri-la através de alimentos. 

E o suco de tangerina, posso oferecer ao pet?

O suco da tangerina também é muito apreciado graças ao seu sabor doce e refrescante. O cãozinho, no entanto, não pode aproveitar o prazer de um copo de suco gelado. 

Como vimos, o açúcar não é recomendado para cachorros. E mesmo para fazer um copo pequeno de suco, é necessária uma quantidade grande de fruta. Lembre-se que o recomendado é, no máximo, três gomos por refeição. 

A alimentação saudável é a base para a saúde dos pets. Portanto, não se esqueça de fornecer uma boa ração para seu amigo, de preferência do tipo premium ou super premium. 

cachorro em cenário laranja

Agora que sabe se cachorro pode comer tangerina, confira o blog da Petz para outros conteúdos sobre alimentação e bem-estar animal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog