Uva para cachorro faz mal? Descubra!

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 5, 2020

Bem-Estar
Uva para cachorro faz mal? Descubra!
Tempo de leitura: 3 minutos

Por não resistir à carinha de pidão, muita gente tem o costume de oferecer frutas para os cães, e não há nada de errado nisso! Até porque maçã, pera, melão e melancia são alguns dos exemplos liberados. Mas e a uva para cachorro, será que faz mal?

cachorro deitado

Convidamos uma especialista para responder essa dúvida. Continue lendo para saber se realmente o cachorro pode comer uva ou não!

Afinal, pode ou não pode dar uva para cachorro?

A ciência não sabe qual é exatamente a substância responsável, mas não há dúvidas de que a uva faz mal para cachorro e nunca deve ser oferecida. De acordo com a Dra. Valéria Correa, médica-veterinária da Petz, apesar de a origem do problema não ser completamente conhecida, as reações são bem claras! 

Dentre os problemas causados quando o cachorro come uva, tanto a fresca quanto a passa, estão:

  • Vômitos;
  • Diarreias;
  • Anorexia;
  • Dor abdominal à palpação;
  • Fraqueza;
  • Desidratação;
  • Letargia;
  • Tremores,
  • Insuficiência renal.

As reações citadas podem surgir em conjunto ou separadas, independentemente da raça, porte e idade do animal. Além disso, a gravidade é variável, sendo que a insuficiência renal pode, inclusive, causar a morte do cachorro.

Existe uma quantidade máxima de uva que o pet pode ingerir?

Não existe uma quantidade segura de consumo de uva para cachorro. Ou seja, se possível, o ideal é que seu melhor amigo de quatro patas nunca entre em contato com o alimento.

Segundo a Dra. Valéria, alguns estudos sugerem que os riscos de intoxicação fatal começam a partir da ingestão de 10g a 57g de fruta por quilo de peso corporal. Porém, mesmo quantidades mínimas de consumo podem levar a outros sintomas, como vômito e diarreia.

pug deitado

Após o consumo, quando as reações costumam aparecer?

Da mesma maneira que a gravidade dos sintomas não são os mesmos em todos os cachorros, o tempo de reação também é incerto. Nesse sentido, quando o cachorro come fruta como a uva, os efeitos podem variar também de acordo com a quantidade ingerida. 

“Geralmente os sintomas se iniciam em cerca de seis horas após a ingestão”, diz a especialista. Mas, se você  percebeu que o cãozinho comeu uva, não espere os primeiros sinais para buscar ajuda, vá em uma clínica veterinária o quanto antes.

O que fazer se o pet comer uva acidentalmente?

Agora que você  já sabe quais são os riscos do consumo de dar uva para cachorro, com certeza não irá oferecê-las a seu amigo. Entretanto, e se por descuido o pet acabar consumindo o alimento proibido de maneira acidental?

Como dito acima, mesmo que o cão não apresente nenhum sintoma, se souber que ele andou comendo a fruta, é importante buscar ajuda. “Procure assistência veterinária imediatamente para indução do vômito, lavagem gástrica e, em alguns casos, fluidoterapia de suporte”, orienta a especialista.

Além das uvas, há uma série de guloseimas, vegetais e frutas que cachorro não pode comer por ser tóxico, como chocolate, abacate, alho e cebola. Na dúvida, não ofereça alimentos de humanos para seu amigo! É melhor deixar que ele passe um pouco de vontade do que correr algum risco de saúde, não é mesmo?

olhos do cachorro

Agora que você sabe que não deve oferecer uva para cachorro, continue acompanhando o blog da Petz para mais informações e dicas de como cuidar do seu melhor amigo!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *