Coelho pode comer repolho?

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 30, 2021

Nutrição
Coelho pode comer repolho?
Tempo de leitura: 2 minutos

Embora sejam geralmente ricos em nutrientes importantes, nem todos os vegetais são benéficos para todas as espécies. Por esse motivo, antes de oferecer qualquer novo alimento a seu amigo, é fundamental certificar-se de que se trata de um alimento seguro. Você sabe se coelho pode comer repolho?

coelho comendo

Originário do Mediterrâneo, o repolho é uma boa fonte das vitaminas A e C, assim como de minerais importantes, como potássio e selênio. Em comparação com outros vegetais, ele também possui boa concentração de proteínas e fibras. Descubra se coelho pode comer repolho e se esses benefícios também valem para eles!

Afinal, coelho pode comer repolho?

De acordo com Amanda Freitas, assistente técnica da área de animais silvestres da Petz, o repolho não é um alimento tóxico. Porém, não é recomendado dar repolho para coelho, uma vez que ele pode provocar reações indesejadas. Além disso, existem outros vegetais mais indicados para lagomorfos que arriscam menos o bem-estar do seu amigo.

O principal problema do repolho no que diz respeito à alimentação dos coelhos está justamente nas proteínas ricas em aminoácidos sulfurosos. Quando o coelho come repolho, elas passam por um processo mais intenso de fermentação, o que leva à formação de gases.

Além do desconforto abdominal, a digestão dificultosa do alimento pode provocar outros problemas, como diarreia. Por isso, nem coelho nem mini coelho pode comer repolho.

Os alimentos mais indicados do que o repolho para coelhos

Não pode dar repolho para coelho, mas é importante complementar a dieta dos coelhos com outros alimentos de origem vegetal liberados. Isso porque, segundo a especialista, para uma nutrição completa, o ideal é que a alimentação desses pets seja bem variada. 

Nesse sentido, além do alimento extrusado específico para a espécie, ela recomenda oferecer frutas, verduras e legumes de maneira intercalada três vezes na semana, além de feno à vontade. 

coelho de frente

Mais que um capricho, o último é indispensável para o desgaste dos dentes do coelho, que crescem continuamente, e também para o trânsito intestinal. A seguir, listamos alguns alimentos seguros para incluir na dieta do seu companheiro dentuço!

Frutas:

  • Banana;
  • Manga;
  • Morango;
  • Mamão;
  • Maçã;
  • Pera;
  • Melão.

Legumes e verduras:

  • Acelga;
  • Agrião;
  • Rúcula;
  • Cenoura (talo e folhas);
  • Espinafre;
  • Couve.

Agora que você sabe se coelho pode comer repolho, algumas regrinhas são importantes para garantir mais segurança na hora da alimentação. Começando pela higiene, lave muito bem os alimentos antes de servi-los, diminuindo o risco de contaminação. 

Alimentos que não tenham sido consumidos em até duas horas devem ser descartados o quanto antes para evitar oxidação e a atração de insetos.

Os alimentos devem estar frescos e as frutas devem ser servidas apenas quando estiverem maduras (mas não passadas) e sem sementes. Algumas sementes, como as da maçã e da pera, contêm pequena quantidade de cianeto que podem intoxicar o pet.

Ao introduzir um novo alimento na dieta dos coelhos, mesmo aqueles que são permitidos para a espécie, Amanda diz que é essencial que isso seja feito aos poucos. 

coelho comendo com feno

Especialmente no caso dos filhotes, a introdução repentina de um alimento diferente pode provocar diarreia e outros problemas gastrointestinais. Em caso de reações adversas, procure um veterinário. 

Aproveite os conteúdos do blog da Petz para mais dicas e informações úteis sobre seus pets! Tratamos de diversos temas para garantir a saúde e bem-estar dos seus peludos. Confira!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *