Coelho pode comer uva? Descubra se a fruta está liberada para os dentuços!

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 9, 2021

Coelhos
Coelho pode comer uva? Descubra se a fruta está liberada para os dentuços!
Tempo de leitura: 3 minutos

Encontrada em milhares de variedades, a uva é uma fruta muito apreciada para ser ingerida fresca, na forma de suco ou até mesmo de vinho. No entanto, sabemos que para alguns pets, como cachorros e gatos, ela pode ser muito perigosa. E os dentuços? Será que coelho pode comer uva?

coelho sendo alimentado

Associada ao risco de intoxicação e insuficiência renal, a uva não pode ser oferecida para nossos amigos gatos e cachorros. Descubra a seguir se coelho pode comer uva ou se o alimento também não é recomendado para os dentuços!

Entenda melhor a fisiologia digestiva dos coelhos

Por falta de informação, é compreensível que tenhamos a tendência de achar que um alimento saudável para nós também é adequado a outras espécies. No entanto, isso não é verdade, e devemos estar atentos ao que coelho não pode comer ao criar um em casa.

É importante lembrar que as espécies contam com fisiologia adaptada, de acordo com as necessidades evolutivas em cada ambiente ao longo do processo de seleção natural. 

Mamíferos como nós, os coelhos possuem uma fisiologia digestiva completamente distinta. Para começar, eles são herbívoros. Isso significa que, ao contrário dos humanos, os orelhudos possuem um sistema digestivo capaz de digerir com facilidade alimentos ricos em parede celular.

Outra particularidade dos coelhos no que diz respeito à digestão e à absorção de nutrientes é a cecotrofia. Grosso modo, trata-se de um processo no qual a fermentação de certos alimentos gera um bolo alimentar nutritivo (diferente do bolo fecal), rico em nutrientes como vitamina K e vitaminas do complexo B. 

Uma vez expelidos, os cecotrofos são ingeridos pelo coelho, garantindo a absorção dos nutrientes sintetizados na digestão.

Com isso em mente, fica mais fácil entender que nem tudo o que coelho pode comer nós também podemos e vice-versa. Da mesma forma, não se deve dar a eles rações formuladas para outras espécies, como as desenvolvidas para gatos e cachorros. 

coelho com pelagem manchada

 

Faz mal dar uva para coelho?

Coelho pode comer uva! Ao contrário do que acontece com cães e gatos, a fruta não é tóxica para coelhos. No entanto, evite oferecer o alimento de maneira frequente e/ou em grande quantidade. 

Apesar de rica em vitaminas, a uva também possui uma alta concentração de carboidratos. Isso pode causar problemas digestivos nos coelhos, como desconforto abdominal, além de ganho de peso.

De acordo com Amanda Freitas, assistente técnica da área de animais silvestres da Petz, é possível que outras verduras, legumes e frutas para coelhos façam parte da dieta dos dentuços. 

“A alimentação dos coelhos pode ser bem variada, com ração específica para a espécie, feno (que auxilia na digestão), além de frutas, legumes e verduras três vezes na semana”, diz. 

Uma das bases da alimentação dos coelhos, juntamente ao feno, a ração específica é de grande importância para a nutrição dos pets, uma vez que é formulada de acordo com a necessidade deles. 

Já entre as frutas que coelho pode comer mais recomendadas estão: banana, maçã, mamão, morango e manga. Lembrando que essas frutas também devem ser servidas com moderação e muito bem lavadas para evitar contaminações.

Na dúvida em relação à alimentação, procure um veterinário

Uma alimentação balanceada é fundamental para garantir aos coelhos mais saúde, qualidade de vida e longevidade. A falta de nutrientes importantes está associada a diversos problemas. 

Coelho pode comer fruta e outros vegetais. No entanto, excessos na alimentação também são prejudiciais, contribuindo para desencadear quadros como obesidade, problemas cardiovasculares e até intoxicações.

Além de escolher uma ração de qualidade formulada para coelhos, siga corretamente as indicações de quantidade presentes na embalagem. Sempre que possível, o ideal é conversar antes com um médico-veterinário para entender melhor o estado de saúde do seu amigo.

Vale destacar que mudanças de ração devem ser feitas de maneira gradativa para evitar problemas gastrointestinais, como diarreias.

cachos de uva

Agora que você já sabe que coelho pode comer uva, descubra ainda mais sobre a alimentação e estilo de vida desses dentuços em nossos outros conteúdos! No blog da Petz, estamos sempre prezando pelo bem-estar dos bichinhos. Aproveite!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *