Alimentação

Ração para filhotes: tem bebê novo na casa!

Publicado em 14 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 5min

Sempre pensamos em oferecer o melhor para nossos filhos de quatro patas. Pensando em um filhote, então, quantos cuidados nós queremos dar! Nessa fase de desenvolvimento, saiba que escolher a melhor ração para filhotes é um passo muito importante!

muitos cachorros da raça golden comendo em um mesmo comedouro

Por isso, preparamos um conteúdo com algumas dicas sobre como escolher a ração de cachorro ou gato, como fazer o desmame e a transição para a ração de adultos para que seu bebê cresça saudável e seja um adulto forte e feliz. Confira!

A rotina do bebê na ninhada

Enquanto o filhote está com sua mãe, ele e seus irmãos mamam sob livre demanda, ou seja, ele come sempre que sente fome. Isso acontece a cada duas horas, em média, sem folga para a mamãe! Conforme ele cresce, passa a mamar menos e a explorar mais.

Quando o filhote chega em nossas casas, ele ainda tem o hábito de comer várias vezes ao dia e tem a sensação de disputa pela comida com os irmãos. Por isso, cabe a nós ensiná-lo a rotina de alimentação e a comer somente o necessário.

Caso algo impeça a mamãe de amamentar, use um suplemento que substitua o leite materno. Ele pode ser administrado em mamadeiras ou seringas, mas tenha cuidado! Não tente dar o alimento com o filhote deitado de barriga para cima, pois isso pode fazê-lo engasgar com a comida.

Como ocorre o desmame?

A própria mamãe se encarrega disso, fugindo dos filhotes e controlando o tempo das mamadas. Além disso, quem está cuidando dos bebês sabe da importância de deixar a ração da cachorrinha perto dos filhotes. Ao verem a mãe comendo, eles se sentem estimulados a comer a mesma comida.

O desmame normalmente acontece a partir do primeiro mês de vida do filhote. É importante não retirar o leite materno imediatamente, mantendo-o na dieta junto à alimentação com a ração de filhotes de cachorro ou gato. É uma transição que ocorre lentamente.

Dentinhos

Não se engane! Os dentinhos dos filhotes são totalmente capazes de quebrar os grãos de ração, desde que sejam do tamanho ideal para ele. Por isso, quando falamos dos cãezinhos, escolha a ração para filhotes de acordo com seu porte. Para gatos, essa diferença não existe nas rações.

cachorro filhote dando a patinha para o tutor

Os primeiros meses da vida do filhote

Esses meses são de muita importância para o desenvolvimento do filhote e seu correto crescimento ósseo, muscular e de todos os sistemas, principalmente o sistema nervoso. Sendo assim, a escolha da melhor ração para filhote é essencial para esse crescimento saudável.

Como escolher a ração

A escolha da ração deve ser baseada na quantidade dos nutrientes presentes na formulação, sendo o mais importante a proteína de origem animal, principalmente para os gatinhos, que são carnívoros estritos, ou seja, cujo nutriente principal é esse tipo de proteína.

A gordura é outro nutriente importante e deve ser de fontes saudáveis. Elas fornecem os ácidos graxos essenciais, que fazem parte da membrana celular e participam em diversas funções, como produção de hormônios. Também atuam junto às vitaminas lipossolúveis.

Por falar em vitaminas, elas devem estar presentes em quantidades ideais, assim como os minerais. Todos são essenciais para o bom funcionamento de todas as funções orgânicas do filhote.

Como fornecer a ração

Caso você vá fornecer uma ração para filhotes diferente daquela que ele já está comendo, faça a transição de forma gradual, respeitando o que é indicado na embalagem da nova ração quanto à transição e quantidade diária recomendada.

Essa quantidade é quanto o tutor deve fornecer de ração para cachorro filhote ou gato filhote por dia. Divida essa dose em pelo menos quatro porções que você irá fornecer ao longo do dia, até pelo menos os quatro a seis meses de vida dele.

Outras dicas para a alimentação dos filhotes

É importante estabelecer horários para a alimentação. Isso ajuda na transição, pois, como dissemos, filhotes costumam mamar várias vezes durante os primeiros dias de vida. Isso também treina o pet a reconhecer o momento para comer e o potinho que ele utiliza para isso.

Falando em potinhos, é importante colocar a ração em um comedouro próprio para o filhote. Parece uma atitude simples, mas pode evitar traumas, futuras compulsões alimentares e problemas como obesidade.

A transição para a ração de adultos

Após tomar todos esses cuidados e o pet se acostumar com os tipos de ração para filhotes, como fazer a transição para os alimentos feitos para adultos? Essa troca também deve ser gradual, pois a mudança repentina pode gerar rejeição por parte dos filhotes e atrapalhar toda a rotina de alimentação.

A idade ideal para essa mudança depende principalmente do porte da raça do filhote. Cães de pequeno porte já são considerados adultos por volta dos 10 a 12 meses de idade. Já os gigantes só vão atingir a maturidade entre 24 e 36 meses. Para gatos, a regra é trocar aos 12 meses.

Conte sempre com a ajuda de um veterinário!

Como sempre, é extremamente importante buscar a ajuda de um veterinário. Ele vai te orientar sobre as quantidades certas, qual é a melhor ração para filhote de cachorro ou gato e a dieta adequada nessa fase da vida do peludo ou bigodudo.

cachorro preto carregando um pote de comida

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre ração para filhotes e como é importante ter uma transição sutil para esse alimento. Nas lojas da Petz, você encontra as melhores marcas, além de outros produtos para mimar e cuidar do seu bebê. Visite-nos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Mais no blog