Cães Nutrição

Comida para cachorro – Nutrição na medida para o pet

Publicado em 10 de abril de 2017

Tempo de leitura: 3min

Os tutores de animais têm, hoje, mais opções do que nunca quando o assunto é comida para cachorro. Atualmente, os diferentes tipos de comida para pets incluem: desidratado, fresco, seco, úmido e cru.

A maioria dos tutores ofertam apenas ração seca para seus animais de estimação, por ser mais conveniente e econômica que as demais opções. A ração seca vem em diferentes fórmulas, incluindo: livre de grãos, estágio da vida, crua, controle de peso, específica para a raça e outras opções de comida para cachorro que atendam às necessidades especificas do seu pet.

Pet observando a comida para cachorro

Conhecendo mais sobre comida para cachorro

  • Ração desidratada: ao contrário da ração seca, a ração desidratada não é cozida em altas temperaturas. A umidade encontrada nesse tipo de alimento é eliminada através de um processo de secagem, o que ajuda a preservar os nutrientes e aumentar o seu prazo de validade. Muitas marcas exigem que a ração seja reidratada com água antes de ser ofertada para seu cãozinho.
  • Comida úmida: os alimentos úmidos são encontrados em diferentes formas, como latas e sachês. Este tipo de alimento pode apresentar altos níveis de umidade devido o processo de obtenção. Ração úmida para cães e gatos está disponível em diferentes sabores para satisfazer até mesmo o mais exigente dos paladares.
  • Comida fresca: as comidas frescas são cozidas em baixas temperaturas e rapidamente resfriadas para manter as vitaminas e nutrientes dos alimentos. Comida fresca para cachorros geralmente contém altas porcentagens de carne, peixe ou aves, assim como frutas e vegetais ricos em vitaminas. Por serem pasteurizados, estes alimentos não possuem conservantes e precisam ser mantidos em geladeira para maior durabilidade.Esta categoria de alimentos não é cozida, é minimamente processada e contém enzimas naturais que ajudam a digestão dos pets de todas as raças e em diferentes faixas etárias. Podem ser usadas como suplementos ou base da dieta do seu pet. Os alimentos crus obtidos por processo de alta pressão consistem geralmente em 95% de carne, ossos e órgãos e 5% de frutas e vegetais. Alimentos crus para cães e gatos apresentam diferentes opções de proteínas como bife, frango, carneiro, salmão, pato, entre outros.
  • Comida crua e desidratada: Ração crua desidratada para cachorros e gatos são obtidas por um processo de aquecimento que elimina 98% da umidade. Este alimento está disponível como refeição e petisco, sendo alguns tipos livres de grãos.
  • Alimento cru liofilizado: Neste caso, o alimento é processado por congelamento rápido, eliminando 98% da umidade do mesmo.
  • Alimento livre grãos: São alimentos para pets que não contém grãos (como milho e trigo).

Diferentes tipos de ração para cachorro

Ainda existem os tutores que preferem preparar uma dieta caseira para seus pets, atendendo as preferências do bichinho. As dietas caseiras podem ser livres de químicos, aditivos e conservantes.

O maior desafio neste tipo de dieta é atender as necessidades nutricionais – quantidades adequadas de carboidratos, vitaminas, minerais, proteínas, entre outros – do pet. Com isso em mente, sempre converse com seu veterinário de confiança e um nutrólogo antes de submeter seu pet a uma dieta caseira!

Quer variar a alimentação do seu bichinho? Encontre os mais variados tipos de comida para cachorro na unidade Petz mais próxima a você.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog