Como alimentar filhote de gato: descubra como cuidar de gatinhos

Postado por PETZ, em Atualizado em Feb 19, 2020

Adoção
Como alimentar filhote de gato: descubra como cuidar de gatinhos
Tempo de leitura: 5 minutos

Ter um novo filho de quatro patas em casa é sempre um momento de muita alegria! Apesar de ser normal ficar ansioso e animado com a chegada de seu peludo, esse também pode ser um momento de preocupação. A alimentação, por exemplo, é um tema delicado e que causa insegurança nos tutores. Afinal, como alimentar filhote de gato

gato filhote com a mãe

Há alguma dieta especial? Quais as necessidades nutricionais para gatos bebês? Se você tem um bichano bebê em casa, não se preocupe. Continue lendo para aprender como alimentar gatos filhotes!

Quando levar o gato para casa?

Filhotes são fofos e graciosos. No entanto, por mais que queiramos ter essa lindeza ao nosso lado, é necessário esperar o momento certo. A Dra. Cássia Paulon, médica-veterinária da Petz, explica que o recomendado é deixar o gato conviver no mínimo 2 ou 3 meses com sua mãe e seus irmãos. 

Esse é o tempo necessário para a convivência, criação de laços e amadurecimento. Além de ser uma parte importante do desenvolvimento do pet, será mais fácil cuidar de seu amigo após esse período. Então, já sabe: segure a ansiedade e espere a hora certa de levar seu novo filho de quatro para casa!

Leite materno: o primeiro alimento

Gatos são tão fofos que parecem de outro mundo. Mas não podemos nos esquecer que esses incríveis pets são mamíferos e possuem necessidades bem semelhantes às nossas. Assim, é fácil entender como alimentar gato filhote já que a primeira alimentação sempre deve ser o leite materno. 

A Dra. Cássia reforça como é importante esse primeiro contato com a família. Além de ser um alimento rico em nutrientes, a relação do filhote com sua mãe irá facilitar a relação do pet. Isso com outros animais e seus tutores no futuro. Um bichano com uma infância carinhosa e afetuosa provavelmente será um gato tranquilo futuramente.

Introduzindo a ração

O leite materno é muito importante para o desenvolvimento do gatinho. Entretanto, após algum tempo, é importante aprender a como fazer o gato filhote comer ração, um alimento preparado por pesquisadores especialmente para os pets. 

Assim, é o que explica a Dra. Cássia. “A mãe naturalmente passa a se afastar dos filhotes a partir da terceira semana de idade”, comenta. “Esse é o momento em que devemos introduzir a ração”, complementa.

Portanto, nessa primeira fase, provavelmente o pet vai alternar entre leite e ração. Porém, logo terá como refeição preferida um comedouro bem cheio de alimentos saborosos e nutritivos!

Leite de vaca faz mal?

Quando imaginamos como alimentar um filhote de gato, logo pensamos em introduzir leite de vaca. Afinal, filmes, desenhos e o imaginário popular sempre reforçaram que os bichanos adoram leite! 

gato filhote olhando pelo cobertor

Entretanto, especialistas afirmam que esse alimento não é recomendado para felinos. “Ele é muito prejudicial devido a várias propriedades. A composição de gorduras, proteínas e carboidratos é diferente, sendo com maior ou menor teor do necessário para gatos. Isso pode culminar em um distúrbio gastrointestinal”, afirma a Dra. Cássia. 

A especialista reforça que o leite de vaca não deve ser utilizado nem para amolecer a ração, prática comum entre alguns tutores. O ideal é comprar um produto indicado para filhotes.

Leite para pets

Em alguns casos, os tutores não podem esperar a época do desmame. Gatinhos órfãos ou resgatados em situação de rua muitas vezes ainda não possuem idade suficiente para comer ração. Como alimentar um gato filhote nessess casos? 

A Dra. Cássia afirma que o melhor é buscar um leite para pets, facilmente encontrado em lojas bem equipadas, como a Petz. Esse produto possui os nutrientes corretos para bichanos. Assim, ele mantém seu amigo forte e saudável sem apresentar nenhum risco. 

A especialista lembra ainda que o leite deverá ser ministrado por meio de uma mamadeira. Na Petz você também encontra acessórios para filhote, com mamadeiras especialmente desenvolvidas para os bichanos!

Ração para filhotes

Se você está se perguntando como alimentar filhote de gato, saiba que a ração própria para eles é a melhor opção. Especialmente desenvolvida por pesquisadores, esse produto possui tudo o que seu amigo precisa na medida certa. 

Conforme afirma a Dra. Cássia: “Nela, encontramos um equilíbrio de nutrientes. Uma boa ração possui a quantidade ideal de carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais”. 

E se você acha a ração sem graça ou fica com pena de seu amigo comer todos os dias o mesmo alimento, não se preocupe. Lembre-se que o paladar dos pets é diferente do nosso. Seu amigo de quatro patas certamente vai adorar um bom pote de ração!

Não se esqueça da hidratação

Quando pensamos em como alimentar filhote de gato recém-nascido, muitas vezes esquecemos da hidratação. A Dra. Cássia lembra que esse é um assunto delicado quando falamos de felinos. “Os gatos não bebem água com frequência”, afirma. Esse hábito pode trazer consequências graves para o pet, como problemas renais. 

Para evitar complicações, o ideal é estimular uma boa hidratação desde filhote. “Eles gostam de água sempre limpa e fresca, de preferência com água corrente”, afirma a veterinária. 

gato filhote tomando leite na mamadeira

Hoje, é fácil encontrar alguns bebedouros automáticos que tornam a água mais atrativa para os bichanos. Começando desde o início, seu amigo terá mais chances de se hidratar com frequência.

Se você está recebendo um novo filho de quatro patas em casa, o melhor é deixar tudo preparado para um início mais confortável. Para isso, conte com a Petz! Aqui, você encontra caminha, brinquedos, ração e tudo para deixar seu perfeito para a chegada de um bichano. Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!

 

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *