Cães Nutrição

Dieta para cachorro: conheça os diferentes tipos

Publicado em 16 de julho de 2020

Tempo de leitura: 4min

Cães precisam de muitos cuidados para manterem uma vida saudável. Nesse caso, exercícios físicos e socialização são indispensáveis para garantir qualidade de vida ao pet. Mas só isso não basta, já que é preciso oferecer uma dieta para cachorro de acordo com as necessidades do amigo de quatro patas.

dálmata com fome

Um exemplo são as dores, incômodos, rigidez e muitos estalos que os cachorros idosos e obesos podem ter. No entanto, existem diferentes finalidades das dietas caninas, sendo necessário ficar atento a fim de oferecer o que o pet precisa de maneira segura e na medida certa. Continue lendo para saber mais sobre o assunto. 

Dieta para cães idosos 

Cachorro idoso passa pelos mesmos problemas físicos que pessoas idosas passam e, assim como uma dieta balanceada e saudável pode aumentar o bem-estar de uma pessoa, uma dieta para cachorro idoso também pode fazê-lo para um pet senil.

Com o passar dos anos, os cães sofrem perdas e desgastes nas cartilagens de suas juntas, o que pode levar a uma inflamação chamada osteoartrite, a causa mais comum de problemas nas juntas, músculos e esqueleto de cachorros idosos. 

Alguns estudos sugerem que determinados ingredientes podem auxiliar na prevenção de problemas nas juntas dos nossos cães, como o Ômega 3, uma espécie de gordura saudável encontrada em algumas espécies de peixe e que pode reduzir as inflamações.

Portanto, procure por rações super premium, pois elas conterão Ômega 3 e mais alguns ingredientes que poderão fornecer uma dieta para cães idosos perfeita para o seu pet.

Além da dieta para cachorro, existe outra forma de eliminar as chances de o pet desenvolver artrite ou outros problemas nas juntas durante a terceira idade: não importa qual ração você escolher dar a ele, nunca o alimente em excesso.

O controle de peso aliado a exercícios físicos para a manutenção de uma boa saúde canina é importantíssimo, especialmente para os cães propensos a desenvolverem problemas nas juntas, já que mesmo alguns poucos quilos a mais podem incomodar muito.

Não deixe também de conversar com seu veterinário de confiança e discutir com ele a forma de tratamento que melhor se encaixe à rotina e ao quadro que seu pet apresenta.

cachorro comendo petisco

Dieta natural para cães 

Algumas pessoas seguem uma alimentação natural e fazem de tudo para que os amigos peludos também sigam uma dieta. Pensando nisso, existem diversas rações que auxiliam na dieta natural para cães.

Nesse caso, além de não usar conservantes e produtos sintéticos que podem prejudicar a saúde do cão, só são utilizados produtos naturais, que garantem maior benefícios aos cachorrinhos. 

Sendo assim, se você deseja mudar a alimentação do pet, converse com um veterinário. Ele poderá recomendar a melhor ração natural e ainda dar dicas a fim de que o pet se adapte melhor ao novo alimento. 

Dieta hipoalergênica para cães

Assim como os humanos, cães também podem ter alergia a certos componentes da alimentação. Pensando nisso, o mercado de alimentos caninos já desenvolveu rações hipoalergênicas aos pets. 

No entanto, a dieta hipoalergênica para cães deve ser recomendada por um veterinário, já que ele vai instruir o alimento mais adequado, de acordo com as necessidades do pet. 

Rações medicamentosas para cães

Com o passar dos anos, o mercado pet tem percebido a necessidade de desenvolver produtos cada vez mais específicos para os animais, e as rações medicamentosas surgiram como algumas das principais aliadas na missão de mantermos nossos pets sempre saudáveis.

Atualmente, além de alimentos para cães com artrite, também existem rações que ajudam na dieta para cachorro emagrecer, rações para cães diabéticos, rações para pets com problemas cardíacos e até rações para cães com problemas no trato urinário. 

Pensando nisso, é importante sempre se manter atento à rotina e ao comportamento dos nossos pets, para, ao sinal de alguma mudança sem motivo aparente e com o auxílio de um profissional de confiança, podermos garantir uma vida longa, saudável e feliz aos nossos animais de estimação.

corgi com a língua de fora

Depois de conhecer diferentes tipos de dieta para cachorro, confira o blog da Petz e tenha acesso a outros conteúdos sobre bem-estar e saúde pet!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog