Gatos Nutrição

Dietas para gatos: A alimentação correta para felinos

Publicado em 27 de outubro de 2016

Tempo de leitura: 3min

A tarefa não é simples e é possível que seu próprio gato não fique feliz por isso, mas colocá-lo em uma dieta, muitas vezes, é questão de saúde e bem-estar. Fatores como doenças, alergias ou controle de peso, entre outros, podem fazer com que você precise aplicar dietas para gatos em seu bichano ou troque a ração comum por rações medicamentosas.

Pensando nisso, aqui vamos falar sobre algumas dietas comumente sugeridas pelos veterinários, além de outras que recomendamos que não sejam seguidas. Mas lembre-se: prescrever dietas para gatos é complexo e demanda bastante cuidado e conhecimento, por isso, conte sempre com a opinião de um veterinário de sua confiança.

Dietas para gatos

 

Dieta para gatos obesos

A obesidade pode parecer uma preocupação muito pequena em primeira análise, mas é muito importante saber que gatos obesos estão suscetíveis a complicações bastante sérias que podem, inclusive, leva-los a óbito.

A alimentação de gatos obesos visa o controle do peso do seu bichano, evitando possíveis as complicações causadas pela obesidade. Veja alguns truques utilizados nas dietas para gatos obesos:

  • Diminua a quantidade de comida, mas aumente a quantia de proteína ingerida pelo seu gato. É interessante passar a alimentá-lo com uma ração super premium que apresente maior porcentagem de proteína por porção, uma vez que a proteína oferece mais energia e menos calorias do que a gordura;
  • Reduza ou remova petiscos ou aperitivos. Agrade seu gato com carinhos ou brinquedos novos;
  • Caso queira dar aperitivos, opte por comida de gato com mais proteína e menos gordura;
  • Tente quebrar a quantidade diária de comida para gato em mais porções, evitando que o bichano fique pedindo comida durante o dia;
  • Considere alimentá-lo com rações especializadas para gatos obesos;
  • Pratique atividade física com seu felino, incentivando-o a se movimentar e gastar energia.

 

Dietas para gatos alérgicos

Dieta de ração para gatos

Esse tipo de dieta é formulada para evitar substâncias às quais o seu gato é alérgico. Encontrar a fonte da alergia do seu gato, geralmente, demanda testes com diferentes alimentos e, muitas vezes, a dieta para gatos alérgicos pode ser tão simples quanto somente trocar a marca da ração que ele come.

Gatos que possuem determinadas alergias podem precisar de rações especializadas ou, até mesmo, eliminar as rações industrializadas do cardápio, sendo alimentado somente com refeições preparadas por você, diariamente, e complementadas com vitaminas e suplementos.

Em todo caso, ressaltamos novamente a importância de se consultar um veterinário, pois só ele poderá avaliar o quadro específico do seu bichano e sugerir as melhores opções de alimentos para gatos.

Ainda em dúvida sobre qual a dieta ideal para o seu gato? Está desconfiado de que ele possua alguma alergia ou esteja obeso? Encontre a unidade Petz mais próxima a você e agende um horário no nosso centro veterinário!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Um comentário em "Dietas para gatos: A alimentação correta para felinos"

  1. Eu gosto da informação valiosa que você fornece em seus artigos.
    Vou marcar seu blog e verificar novamente aqui regularmente.
    Tenho certeza de que serei informada sobre muitos
    coisas novas bem aqui! Boa sorte para a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog