Gatos Nutrição

Gato pode beber leite? Conheça a verdade por trás do mito

Publicado em 22 de maio de 2021

Tempo de leitura: 4min

A cena é clássica! Da mesma forma que, quando pensamos em cachorro, logo, nos vem um osso na cabeça, quando o assunto são gatos, a gente já pensa em uma tigela com leite. Afinal, quem nunca viu um gato de desenho animado se deliciando com a bebida? Porém, será que gato pode beber leite mesmo?

gato pode beber leite

Assim como acontece com qualquer alimento oferecido aos gatos, é importante saber se o leite traz algum risco para a saúde dos bichanos. Esta questão não é tão simples, porque, como é sabido, os gatos são mamíferos, portanto, consomem leite materno quando são recém-nascidos.

Acontece que, assim como ocorre com os seres humanos, o sistema digestivo dos gatos também passa por mudanças ao longo do crescimento. Uma das principais é justamente a diminuição na produção da enzima lactase, responsável por digerir a lactose.

Em outras palavras, isso significa que uma parte significativa dos bichanos acaba se tornando intolerante à lactose quando adultos. Por isso, te contamos mais sobre o assunto “gato pode beber leite” a seguir!

Intolerância à lactose: conheça os sintomas

Para saber se seu gatinho está no grupo dos intolerantes à lactose, basta lembrar se ele já apresentou ou costuma apresentar uma destas reações após o consumo de leite:

  • diarreia;
  • vômito;
  • cólicas;
  • desconforto abdominal.

Se você reparar, são sintomas bem parecidos com os dos humanos com intolerância à lactose. Ou seja, mais um motivo para não querer causar esse desconforto ao seu pet e não acreditar que gato pode beber leite.

Intolerância X alergia

Contribuindo para acabar com a imagem do gato saboreando uma tigela de leite, ainda pode haver outra razão para o bichano passar longe de laticínios: estamos falando da alergia à lactose.

Diferente da intolerância, que atinge o sistema digestivo, a alergia ocorre como uma reação do sistema imunológico. No entanto, os sintomas podem ser bem parecidos com os da intolerância. Por isso, ao perceber que seu gatinho apresentou qualquer um dos sinais já citados, procure um veterinário quanto antes.

Os filhotes podem beber leite?

Bem, se os gatos bebem leite quando nascem e só se tornam intolerantes com o tempo, isso quer dizer que gato filhote pode beber leite, certo? Não é bem assim. Isso porque o leite de vaca tem uma composição bem diferente da encontrada no leite materno, que possui as quantidades adequadas de lipídios, proteínas e nutrientes que o filhote necessita.

gato pode beber leite

Caso a mãe não esteja disponível para dar leite para gato filhote, procure um médico-veterinário. Ele poderá recomendar uma mistura pronta e específica para suprir as necessidades do filhote, aconselhando sobre o melhor alimento para gato recém-nascido. 

E quando o gato não é nem alérgico, nem intolerante à lactose?

Mesmo que o pet não seja alérgico nem intolerante à lactose, você não pode dar leite para gato. Isso porque as rações secas ou úmidas são a melhor opção para garantir uma alimentação rica e equilibrada ao seu bichano. Já o leite não oferece nenhum benefício nutricional para ele, sendo assim, é melhor evitá-lo.

Lembre-se: em hipótese nenhuma gato pode beber leite de vaca. Isso porque o ingrediente contém propriedades que podem ser prejudiciais para o organismo do felino. Isso inclui outros leites, vindos de animais herbívoros, como cabra ou ovelha.

Por isso, se estiver pensando em agradar seu bichano, é melhor deixar ideias, como fazer leite para gato, de lado. Ótimas opções de petiscos de diversos sabores podem ser encontradas em lojas especializadas!

gato pode beber leite

Agora que você já sabe se seu gato pode beber leite, não deixe de oferecer somente rações balanceadas e de qualidade a ele. Aqui, no blog da Petz, estamos sempre publicando conteúdos sobre nutrição e alimentação para que seu bichano esteja feliz e saudável!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog