Gato pode beber leite? Conheça a verdade por trás do mito

Postado por PETZ, em Atualizado em Sep 4, 2018

Gatos
Gato pode beber leite? Conheça a verdade por trás do mito
Tempo de leitura: 2 minutos

A cena é clássica! Da mesma forma que quando pensamos em cachorro, logo nos vem um osso na cabeça, quando o assunto são gatos, a gente já pensa em uma tigela com leite. E não é para menos. Afinal, quem nunca viu um gato de desenho animado se deliciando com o quitute? Mas será que gato pode beber leite mesmo? 

Assim como acontece com qualquer alimento oferecido aos gatos, é importante saber se o leite traz algum risco para a saúde dos bichanos. Mas a resposta não é tão simples, porque, como é sabido, os gatos são mamíferos e, portanto, consomem o leite materno quando são recém-nascidos.

gato pode beber leite

Acontece que, assim como ocorre com os seres humanos, o sistema digestivo dos gatos também passa por mudanças ao longo de seu crescimento. Sendo que uma das principais mudanças é justamente a diminuição na produção da enzima lactase, responsável por digerir a lactose.

Em outras palavras, isso significa que uma parte significativa dos bichanos acaba se tornando intolerante à lactose quando adultos.

Intolerância à lactose: conheça os sintomas

gato pode beber leite

Para saber se seu gatinho está no grupo dos intolerantes à lactose, basta lembrar se ele já apresentou ou costuma apresentar uma destas reações após o consumo de leite:

  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Cólicas;
  • Desconforto abdominal.

Se você reparar, vai ver que são sintomas bem parecidos com os dos humanos quando têm intolerância à lactose. Ou seja, mais um motivo para não querer causar esse desconforto ao seu pet.

Intolerância vs Alergia

Contribuindo para acabar com a imagem do gato com sua tigela de leite, pode haver ainda outra razão para o bichano passar longe de laticínios. Estamos falando da alergia à lactose.

Diferente da intolerância, que atinge o sistema digestivo, a alergia ocorre como uma reação do sistema imunológico. Os sintomas, no entanto, podem ser bem parecidos com os da intolerância. Por isso, ao perceber que seu gatinho apresentou qualquer um dos sinais já citados, procure um veterinário o quanto antes.

E os filhotes, eles podem beber leite?

gato pode beber leite

Bem, se os gatos bebem leite quando nascem e só se tornam intolerantes com o tempo, isso quer dizer que tudo bem oferecer leite para gatos recém-nascidos, certo? Não é bem assim. Isso porque o leite de vaca tem uma composição bem diferente da encontrada no leite materno, que possui as quantidades adequadas de lipídios, proteínas e nutrientes que o filhote necessita.

Caso esteja com um filhotinho que não pode ser alimentado pela mãe, procure um veterinário. Ele poderá recomendar uma mistura pronta específica para suprir as necessidades do filhote e te aconselhar sobre o melhor alimento para gato recém-nascido.

E quando o gato não é nem alérgico nem intolerante à lactose?

Ainda assim não pode dar leite para gato. Isso porque as rações secas ou úmidas são a melhor opção para garantir ao seu bichano uma alimentação rica e equilibrada. Já o leite não oferece nenhum benefício nutricional para ele. Sendo assim, melhor que seja evitado.

Agora que você já sabe que o leite não é a melhor opção de alimento para o seu bichano, não deixe de oferecer a ele somente rações balanceadas e de qualidade. Na Petz você encontra diversas opções, além de petiscos que podem ajudar na hora do adestramento.

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *