Gato pode comer abacaxi?

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 29, 2021

Dicas
Gato pode comer abacaxi?
Tempo de leitura: 4 minutos

Seja no café-da-manhã, no lanchinho da tarde ou até mesmo como sobremesa, as frutas são sempre uma boa ideia! Afinal, além de saborosas e refrescantes, contém vitaminas importantes para uma boa saúde. Mas será que os pets também podem aproveitar essas delícias? Gato pode comer abacaxi

gato branco parado

Apesar desse alimento ser considerado seguro para nossa alimentação, devemos lembrar que o organismo dos peludos é bem diferente. Se você está querendo saber mais sobre a alimentação do seu bichano, continue lendo. Aprenda aqui se abacaxi faz mal para gatos

Gatos são carnívoros

Antes de falar sobre os petiscos favoritos dos bichanos, é importante conhecer mais sobre sua alimentação. Os gatos são felinos, assim como os leões e os tigres. E apesar de não parecer, nossos amigos de quatro patas possuem muitas semelhanças com seus primos maiores! 

É o que explica a Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz. De acordo com a especialista, os bichanos são exclusivamente carnívoros. Graças à sua agilidade impressionante, os bigodudos são ótimos predadores e, na natureza, sobrevivem da caça. Por isso, a dieta dos bichanos deve ser sempre rica em proteína e gordura.

Adaptando a dieta

Respeitar os traços naturais de nossos amigos de quatro patas é muito importante para uma tutoria responsável. Afinal, mesmo que os peludos sejam ótimos companheiros dos humanos há milhares de anos, ainda possuem muitas das características de seus antepassados. 

No quesito nutrição, a melhor forma de se aproximar da dieta obtida na natureza é por meio da ração. “A ração é o alimento mais indicado, pois atende a todas as exigências nutricionais dos gatos”, explica a Dra. Luiza. 

Ou seja, um bom pote de ração contém todas as vitaminas que os peludos necessitam! Além disso, é um alimento prático, fácil de armazenar, e o mais importante: os bichanos adoram! Por isso, antes de se perguntar se gato pode comer abacaxi, ofereça uma ração de qualidade para seu amigo! 

Gato pode comer abacaxi?

Natural da América do Sul, o abacaxi é a cara do Brasil! Saboroso, nutritivo e refrescante, vai muito bem em lanches, sobremesas e sucos. Mas será que gato pode pode comer abacaxi? 

gato com carinha de fome

A Dra. Luiza explica que sim, a fruta está liberada para os bichanos! Diferentemente dos alimentos cítricos, como a laranja e o limão, o abacaxi não possui componentes tóxicos para os pets. 

Entretanto, fique atento! Isso não significa que o gato pode comer abacaxi à vontade. Mesmo que seja considerado seguro, é necessário seguir algumas recomendações para o bem-estar dos bigodudos. Continue lendo para saber mais sobre o abacaxi para gatos

Como servir abacaxi para gatos

Mesmo sendo verdade que gatos podem comer abacaxi, ainda precisamos tomar alguns cuidados com a fruta. Em primeiro lugar, vale lembrar que os felinos são carnívoros. 

Por isso, muitas vezes não demonstram interesse em vegetais. Entretanto, cada pet possui sua própria personalidade. Se seu filho de quatro patas gosta de frutas, siga as recomendações abaixo:

  • Remova a casca: a casca do abacaxi é grossa e indigesta. Para que seu peludo possa se alimentar de forma segura, remova toda a parte externa; 
  • Corte em pedaços pequenos: um abacaxi inteiro é grande e um tanto desajeitado. Pode ser difícil para o bichano abocanhar a fruta diretamente. Assim, corte em pedaços pequenos, facilitando para o peludo; 
  • Controle a quantidade: apesar de não ser tóxico, o abacaxi contém muita frutose, um açúcar que não é benéfico para os pets. Por isso, as porções devem ser pequenas. Tudo vai depender do tamanho do seu amigo mas, em geral, uma porção de 5 cm costuma ser mais do que suficiente para um gato; 
  • Controle a frequência: o abacaxi deve ser oferecido como um petisco, apenas em ocasiões especiais. Uma vez por semana é o suficiente para agradar seu amigo. Lembre-se de manter sempre uma dieta segura. 

Seguindo as recomendações acima, seu gato pode comer abacaxi de forma mais segura. Entretanto, a Dra. Luiza lembra que mesmo as frutas que gatos podem comer não são os petiscos mais indicados para os bichanos. Se quiser oferecer opções saudáveis e nutritivas, siga as dicas abaixo! 

Petiscos saudáveis

Na hora dos petiscos, também é importante lembrar quais são as necessidades nutricionais de nossos amigos de quatro patas. A Dra. Luiza explica que, por mais que esses alimentos não façam parte da dieta natural dos felinos, gatos podem comer frutas, pois algumas delas auxiliam seu organismo. 

“As fibras encontradas nos vegetais e nas plantas auxiliam no processo de digestão e trânsito intestinal”, comenta. Por isso, se está se perguntando sobre quais frutas gatos podem comer, as mais indicadas são banana, maçã, cenoura e abobrinha. 

Porém, se você quiser oferecer um alimento saboroso, saudável e 100% seguro, o melhor é buscar petiscos certificados, encontrados em lojas especializadas, como a Petz. Esses produtos são elaborados por especialistas, e contém nutrientes importantes para o organismo dos peludos. 

vários abacaxis

Gostou de descobrir se gato pode comer abacaxi? Continue acompanhando o blog da Petz para saber outros alimentos permitidos e proibidos para os amigos de quatro patas!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *