Gato pode comer doce?

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 31, 2021

Curiosidades
Gato pode comer doce?
Tempo de leitura: 4 minutos

Todo tutor gosta de dividir momentos prazerosos com seu filho de quatro patas! Porém, a hora da alimentação merece cuidado. Muitos alimentos seguros para nós podem ser prejudiciais para os bichanos. Será que gato pode comer doce, por exemplo? 

gato curioso

A sobremesa muitas vezes é a hora mais esperada da refeição! Entretanto, será que os peludos também podem desfrutar dessas delícias? Se você deseja saber mais sobre a alimentação dos bichanos, continue lendo. Aprenda aqui se gato pode comer doce e quais são os alimentos que gatos não podem comer

A alimentação dos felinos

Antes de aprender se gato pode comer doce, é importante conhecer mais sobre a dieta dos bichanos. De acordo com especialistas, a melhor forma de oferecer uma nutrição balanceada para os bigodudos é acompanhar sua dieta na natureza. 

E por mais que nossos amigos sejam inocentes e fofinhos, é importante lembrar que os gatos são verdadeiras feras! Conforme lembra a Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz, os felinos são exclusivamente carnívoros. 

Assim como os leões e tigres, em seu habitat natural os bichanos sobrevivem caçando pequenos animais. Por isso, sua dieta precisa ser rica em proteína e gordura, nutrientes importantes em uma dieta carnívora. 

Criando uma dieta equilibrada

Reproduzir a dieta dos felinos em casa pode ser um desafio. Afinal, os bichanos são pets exclusivamente carnívoros! Por isso, especialistas sempre indicam que a ração é a melhor alternativa para os pets. 

A Dra. Cássia Paulon, médica-veterinária da Petz, explica que esse produto contém tudo que os peludos precisam de forma equilibrada. “A ração tem como objetivo fornecer aos nossos pets uma nutrição completa e balanceada de forma prática”, comenta. 

Por isso, antes de pensar na sobremesa, ofereça um bom pote de ração para seu peludo! Pode ter certeza de que, para ele, esse alimento é mais seguro e saboroso do que qualquer doce! 

Gato pode comer doce? 

Mesmo sabendo que a ração é a melhor alternativa para os pets, de vez em quando os tutores desejam variar na dieta de seu peludo. Afinal, comer a mesma coisa todos os dias pode cansar, não é mesmo? Por isso, não é incomum se perguntar o que gato não pode comer.

Mas se você está se perguntando se gato pode comer doce, fique atento ao alerta: os doces são muito perigosos para os peludos e estão entre os alimentos que fazem mal para gatos

Isso porque essa substância não está presente na dieta natural dos nossos amigos. Por isso, quando um pet come doce, ele pode desenvolver problemas de saúde, como diabetes e obesidade. 

E se você está em dúvida se gato pode comer chocolate, saiba que a sobremesa possui componentes extremamente tóxicos para os bichanos. Assim, busque um petisco mais saudável e seguro para seu amigo. Gato não pode comer doce em hipótese alguma! 

gato pedindo carinho

Gato gosta de doce? 

Quando o assunto é felinos e sobremesas, é importante ressaltar um ponto: os gatos nem mesmo gostam de doce, já que não são capazes de sentir esse sabor. É o que explica a Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz. “Os felinos não possuem receptores gustativos para o sabor doce”, comenta. 

Ou seja, de fato, não há qualquer motivo para você oferecer uma sobremesa para seu bigodudo! Na internet, porém, é comum encontrar histórias de bichanos que gostam de afanar um bolo ou um biscoito de vez em quando, o que acaba trazendo uma dúvida à tona: gatos podem comer bolo?

A resposta para essa questão é bem simples: os bichanos não devem comer bolo e não gostam do sabor da sobremesa. Na verdade, o pet provavelmente gosta da textura do alimento, mas não do seu sabor. Outra dúvida muito comum também é se gato pode comer leite condensado e assim como os outros doces a resposta é não.

Além disso, é importante verificar se o peludo não está atacando a dispensa porque seu pote de ração está vazio! Gatos costumam ser muito seletivos em sua alimentação, e uma ração de qualidade sempre será sua preferência! 

Meu gato comeu doce. E agora? 

Mesmo sabendo que gato não pode comer doce, acidentes podem acontecer. Se você percebeu que seu bichano roubou um pedaço da sobremesa, mantenha a calma. O primeiro passo é identificar os ingredientes do petisco ingerido pelo pet. 

Se houver chocolate em sua composição, é importante contatar um veterinário o mais rápido possível. A ingestão de chocolate pode causar graves intoxicações em nossos amigos. 

Se o bichano afanou outro tipo de doce, também é necessário estar atento. Monitore de perto as reações do seu amigo e, se perceber que ele está apático, com dificuldade de locomoção, vomitando ou com diarreia, busque logo um veterinário. 

Lembre-se que saúde é um assunto sério, que deve ser tratado apenas por especialistas. O uso de medicamentos caseiros, além de ineficaz, pode trazer ainda mais prejuízos à saúde do bichano. 

Petiscos saudáveis

Não é só porque gato não pode comer doce que você não deve variar na dieta de vez em quando. Alguns petiscos são saudáveis para os bichanos e podem ser oferecidos como um agrado ou durante um exercício de reforço positivo. Para oferecer opções seguras para seu melhor amigo, busque a Petz mais próxima. 

gato comendo petisco

Em nossas lojas você encontra petiscos desenvolvidos por especialistas que contêm tudo o que seu amigo precisa na medida certa. E agora que sabe se gato pode comer doce, veja outros conteúdos sobre o bem-estar e saúde dos gatos aqui, no blog da Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *