Nutrição

Gato pode comer pera? Saiba mais aqui!

Todos os tutores têm a mesma dúvida: o que será que o pet pode ou não comer? Em relação às frutas, é comum questionar se o gato pode comer pera.

Um bichano tem particularidades na hora das refeições, mas isso não as tornam muito restritas. Na verdade, é o contrário disso, já que existe uma vasta gama de alimentos que podem fazer parte do dia a dia, inclusive as frutas.

Apesar de ser carnívoro, o gato come frutas! Aliás, elas são ótimas opções de petiscos para os dias mais quentes. Porém, é necessário saber quais delas o bichano pode consumir, uma vez que há opções tóxicas para ele. Será que a pera é uma delas?

Gatos só comem ração?

Em geral, a base de uma boa alimentação para esses felinos é a ração, sólida ou pastosa. Desde a fase do desmame, o ideal é que esse alimento esteja presente na maior parte das refeições.

A proteína é a principal fonte de energia dos gatos, o que a torna vital, mas isso não quer dizer que a alimentação precisa ser restrita a isso. Afinal, frutas, verduras e legumes também podem fazer parte da rotina alimentar, sendo muito úteis para a saúde dos felinos.

Portanto, a ração não é o único alimento que os bichanos podem comer. É possível variar a alimentação de gatos, desde que se trate de algum item que não faça mal para os pets.

Tipos de petiscos que gatos podem comer

Os petiscos são ótimos para agradar ou recompensar o gato. Além disso, auxiliam no trato intestinal, urinário e na saúde oral. A oferta pode ser feita com produtos especializados para a espécie ou alimentos naturais, o que permite uma grande variedade na alimentação diária.

Então, o que gato pode comer além de ração? Entre os tipos de petiscos que seu felino pode comer, estão: frango cozido, verdura, legume e fruta, incluindo a pera. Sim, gato pode comer pera!

Essa fruta é benéfica para os felinos, já que possui muitas fibras e é rica em vitaminas A e C. Porém, para oferecê-la, é importante retirar as sementes, já que elas contêm cianeto, o que é tóxico para os gatos. Também é necessário tirar a casca, já que os animais podem engasgar ou ter uma indigestão.

Outro ponto de atenção com as frutas é que, pela dieta do gato ser composta principalmente de proteína, o excesso delas pode aumentar o açúcar no organismo, além de causar diarreia. Mesmo assim, existe uma vasta quantidade que pode fazer parte da alimentação do pet.

Gato pode comer pera, maçã, morango, banana e melão. Em todos os casos, é necessário higienizar bem as frutas para o gato. Também é importante que elas não passem de petiscos ou recompensas.

Quais frutas o gato não pode comer?

Sabendo que gato pode comer pera, é preciso conhecer as frutas que são muito prejudiciais para a saúde do bichano: as cítricas, por exemplo, provocam danos na parede do estômago. Outros exemplos de frutas proibidas para gatos são: uva, abacate, caqui; kiwi e abacaxi.

Esses alimentos podem ser prejudiciais para os rins e para o pâncreas do gato. Se o pet ingeriu alguma dessas frutas proibidas, é importante atentar-se aos sintomas que ele irá apresentar. Além disso, vale contatar o veterinário de confiança, que pode indicar o tratamento ideal.

Por que a ingestão de diversas vitaminas é necessária?

Uma dieta variada em nutrientes é importante para a saúde de todos os seres vivos porque oferece mais benefícios para a saúde. Com os gatos, não é diferente. Embora a dieta deva se basear em proteínas, outras vitaminas e minerais também são vitais, como as fibras, necessárias para uma boa digestão.

Por isso, a ingestão de frutas, verduras e legumes pode fazer parte da alimentação do felino. Apenas se lembre que esses alimentos devem ser auxiliares da ração, não a fonte principal da dieta.

Agora que você já sabe que gato pode comer pera, que tal aprender mais sobre a alimentação dos felinos e de outros pets aqui, no blog da Petz? Aproveite para visitar a loja on-line e garantir todos os itens que seu bichano precisa!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Amor sem fronteiras: animais homossexuais existem?

A homossexualidade é observada em muitas espécies além do homem, e há uma variedade de…

6 horas ago

Remédio humano para otite canina: cuidados e recomendações

A inflamação no ouvido dos cães é sempre incômoda e dolorosa. Diante desse sofrimento, o…

9 horas ago

Antibiótico humano para cachorro faz bem ou mal?

Uma verdadeira revolução da medicina, os antibióticos surgiram para combater microrganismos capazes de fazer grandes…

1 dia ago

Doença do gato nos olhos: desmistificando a toxoplasmose ocular

A doença de gato nos olhos é o nome popular para a toxoplasmose ocular, uma…

1 dia ago

Cachorro com ânsia de vômito, mas não vomita: o que pode estar acontecendo?

Assim como nós, os cães também estão sujeitos a ficar enjoados. Esse quadro é caracterizado…

2 dias ago

Doenças de pele em gato: sintomas e cuidados essenciais

As doenças de pele em gato merecem atenção especial por parte dos tutores. Esse é…

2 dias ago