Alimentação

Gato pode comer presunto? Descubra se o lanche está permitido!

Publicado em 23 de julho de 2021

Tempo de leitura: 4min

Seja em um sanduíche, na lasanha ou mesmo em uma salada, o presunto é um alimento versátil e saboroso! Mas será que ele está liberado para os pets? Gato pode comer presunto? Afinal, os bigodudos são carnívoros, não é mesmo? Quando o assunto é a alimentação dos bichanos, devemos ter cuidado.

gato-pode-comer-presunto

Mesmo alimentos comuns em nossa dieta podem ser tóxicos para os peludos. Por isso, se quer descobrir se gato pode comer presunto, continue lendo. Descubra aqui como nutrir seu amigo de forma segura! 

Pode dar presunto para gato?

O presunto pode até ser saboroso em seu sanduíche, mas ele deve ficar longe do cardápio do seu bichano. É o que explica a Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz. A especialista explica que mesmo não sendo tóxico, esse alimento não é recomendado.

Isso porque o presunto contém valores nutricionais que podem ser prejudiciais para os peludos. Por isso, se você está se perguntando se pode dar presunto para gato, a resposta é: não é um petisco recomendado. Há diversas opções mais seguras e saudáveis que seu amigo pode aproveitar sem medo! 

Os perigos do presunto

Como vimos, oferecer presunto para seu bichano não é uma boa ideia. Apesar de ser composto de proteína animal, esse alimento possui valores nutricionais perigosos para os peludos. Confira os principais riscos abaixo:

  • Sódio: o excesso de sódio pode levar a doenças sistêmicas; 
  • Gordura: a gordura é importante para a alimentação do bichano. Mas, se for consumida em excesso, pode levar à obesidade e trazer problemas de saúde; 
  • Corantes e outros aditivos: na fabricação do presunto, são utilizados corantes, saborizantes e outros aditivos. Esse tipo de substância pode ser tóxico para os pets.

Agora você já sabe a resposta quando perguntam se gato pode comer carne de porco. Há diversas opções de petiscos seguros além do presunto que podem ser oferecidos para os bichanos! 

Meu gato comeu presunto. O que fazer? 

Mesmo que o presunto não seja recomendado, ele não é um alimento considerado tóxico. Por isso, se seu bichano assaltou a geladeira ou roubou um pedaço do seu sanduíche, não há motivos para pânico. 

Os problemas relacionados ao presunto ocorrem quando o consumo é recorrente. A recomendação é ficar de olho no comportamento do peludo por algumas horas. Se ele apresentar sintomas como diarreia, vômitos ou apatia, procure um veterinário imediatamente. O especialista poderá realizar um diagnóstico e receitar um tratamento adequado. 

gato-pode-comer-presunto

Montando um cardápio equilibrado

O que gato pode comer fora da ração? Pais e mães de pets possuem uma tarefa complicada: oferecer um cardápio equilibrado para seu filho de quatro patas. Mas, conforme explica a Dra. Luiza, há uma forma fácil de resolver essa questão. 

“A ração atende a todas as exigências nutricionais dos gatos”, comenta a veterinária. Como é preparada por especialistas, cada pedacinho da ração contém todos os nutrientes que os pets precisam na quantidade ideal. 

“Além disso, é um produto de fácil acesso e grande durabilidade, o que traz mais praticidade para os tutores”, complementa a Dra. Luiza. Por isso, antes de se perguntar se gato pode comer presunto, confira como está o estoque de ração do seu amigo! 

Petiscos seguros

Os petiscos também são excelentes aliados dos pais e mães de pets. Além de servirem como um agrado para o peludo, também podem ser utilizados como reforço positivo, incentivando um bom comportamento. Mas se não podemos dar presunto para gato, qual alimento devemos oferecer?

A resposta é simples: petiscos próprios para os bichanos! Esses produtos estão entre o que gatos podem comer, pois foram desenvolvidos especialmente para os peludos e, por isso, são seguros, confiáveis e saudáveis.

gato-pode-comer-presunto

Gostou de saber se gato pode comer presunto? Confira, então, outros conteúdos incríveis como este no nosso blog. Para escolher o petisco que mais agrada seu filho de quatro patas, basta procurar a Petz mais próxima. Venha nos visitar! 

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog